Lchacal Photography
Lchacal Photography

São cada vez mais os adeptos de um estilo de vida sustentável, sem grandes luxos e sem grandes exageros sobretudo nas zonas citadinas, em que o dia-a-dia é feito de muita azáfama e correria para cumprir todos os compromissos, sociais e laborais. Dentro desta filosofia chega o conceito de casamento industrial. Este é um dos estilos prediletos dos casais urbanos e modernos, dado que apresenta uma perspetiva minimalista da cerimónia, do espaço e das cores utilizadas. A ideia é aliar um estilo vintage aos tempos atuais, criando um novo conceito de contemporaneidade. Desde os convites de casamento passando pelo penteado da noiva até à escolha do bolo de casamento, tudo é pensado tendo em conta um estilo versátil que, apesar de chic, não recorre às estéticas rococós e rebuscadas. A ganhar cada vez mais adeptos, este estilo tem tudo para transformar o vosso dia C numa ocasião única e memorável. Por isso, se estão a pensar num enlace ambientado dentro deste estilo, não percam os conselhos enunciados neste artigo:

Tryce de Melo Photography
Tryce de Melo Photography

Espaços com vibe industrial

Se o nome é industrial, é mais que natural que o evento se desenrole num ambiente com essas características. Aqui não há paredes lisas, pintadinhas e perfeitas. Há paredes de pedra, vigas à vista e acabamentos rústicos. Os edifícios são, geralmente, antigos, têm paredes por pintar e, muitas vezes, os tijolos visíveis. À partida pode não parecer o local perfeito e cheio de romantismo que maioria dos casais idealiza para trocar as alianças de casamento, mas, com a decoração certa, não cabem dúvida de que estes espaços podem ser absolutamente mágicos.

As grandes cidades têm cada vez mais fábricas e armazéns disponíveis para realizar eventos, pelo que é uma questão de fazerem alguma pesquisa e de entrarem em contato com os locais em questão. Com a ajuda de um wedding planner experiente, vai ser bastante simples encontrar o local perfeito e decorá-lo com personalidade!

Zonas especiais para cada momento

Estes espaços nem sempre têm jardins ou zonas exteriores convidativas. Logo, é aqui que a vossa imaginação e criatividade são postas à prova. Depois de descobrirem o melhor local para receber o vosso enlace, têm de pensar em como transformá-lo de forma a alcançar o ambiente pretendido. Por serem open spaces, os recintos industriais não costumam ter áreas definidas, o que significa que terão de ser vocês a planear e a distribuir os vários elementos do enlace de forma coerente. Com cortinas, mesas e arranjos florais, é mais que possível alcançar o equilíbrio. E, se o espaço for consideravelmente pequeno, aproveitem essa característica para criar um enlace ainda mais íntimo e descontraído.

Somos Fratelli
Somos Fratelli

Metalizados e cores sóbrias

A madeira e o ferro são os elementos chave que decoram os espaços onde estas cerimónias decorrem. No entanto, o metalizado também se tem vindo a estabelecer como um elemento obrigatório neste tipo de cenários. Se estão agora a definir as cores do vosso dia C - para começar a fazer os convites de casamento e a tratar dos vestidos de gala compridos das damas -, lembrem-se que esta deve ser, idealmente, composto por uma boa combinação de cores sóbrias e metalizadas. O bordô, o verde, os cinzentos e o preto são excelentes opções, sobretudo se conjugados com o dourado, o prateado e o bronze

Outros elementos decorativos

Para dar um toque de "vida" e cor ao espaço, não se esqueçam que os elementos naturais são mais que necessários. Mas atenção: os arranjos tradicionais não são os mais recomendados para este tipo de ambiente! Optem por arbustos, cactus, suculentas, costelas-de-adão e kokedamas, por exemplo. Para completar os espaços, priorizem os objetos geométricos, com cores metalizadas, assim como as velas minimalistas, candelabros e castiçais. 

Studio Victorias
Studio Victorias

A importância da iluminação

A iluminação é rainha num casamento industrial. Por norma, estes são espaços escuros e algo "sombrios", daí que a escolha das luzes e dos pontos de luz certos seja a chave para a criação de ambientes acolhedores e íntimos. Por exemplo, colocar luzinhas penduradas em vários locais vai ajudar-vos a criar um ambiente mais aconchegante e romântico. Por sua vez, as velas espalhadas ao redor do recinto, dentro de garrafas e jarras de vidro, vão ajudar-vos a conseguir um ambiente íntimo e com um irresistível toque místico. Finalmente, se o que querem é seguir a vibe industrial a 100%, não deixem de aposta nas letras iluminadas! 

Bolo de casamento minimalista

Sejamos sinceros: um bolo de casamento tradicional, com vários andares e acabamentos rococós, não combina com o ambiente descontraído e moderno que desejam criar! Se querem inserir o vosso bolo nesta temática - e assim conseguir um enlace coerente e com identidade - o melhor é que optem por um modelo minimalista e com traços modernos. Ao que é que nos referimos? Aos bolos de casamento simples com cores metalizadas - o dourado é a grande aposta do ano, não se esqueçam! -, com efeito mármore, formatos retangulares ou até padrões geométricos. Com uma decoração marcada pelo greenery, pela geometria e pela simplicidade, não cabem dúvidas de que o vosso bolo vai arrasar neste cenário! 

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

Já imaginaram a surpresa dos convidados ao receberem umas lembrancinhas de casamento handmade, com apontamentos relacionados com o tema da vossa festa? Ou que as damas de honor também usem uns vestidos de cerimónia minimalistas, em total coesão com o ambiente do enlace? Vai ser um dia memorável, cheio de detalhes originais!