Mauro Correia Wedding Photographer

A estação do ano em que um casal decide casar influencia a escolha do vestido de noiva, mas, talvez nunca tenham pensado que, tal como um penteado de noiva, um bolo pode ser mais de Verão ou de Inverno. Tal como algumas receitas de comidas são mais indicadas para uma estação ou outra, por causa dos seus ingredientes e a temperatura a que são servidas, também os doces, sobremesas, ou neste caso, o bolo de casamento podem ser mais indicados para comer em ambiente frio ou de calor. Quais são então as características que um bolo tem de ter para ser considerado um bolo de inverno?

1. As cores

Quanto mais escuro ou de cor forte for o bolo ou a sua cobertura, mais a sensação de calor dá. Por exemplo uma cobertura de chocolate castanho escuro dá-nos uma sensação quente, porque sabemos que o chocolate é um sabor forte que realmente nos dá uma sensação física de calor. Também o fondant, que agora se usa muito como cobertura de bolos, pode ser da cor que vocês quiserem.

Se casam no Inverno, provavelmente a cor ou cores escolhidas para o vosso casamento serão escuras e quentes, como o bordeaux, o vermelho ou o cor-de-laranja escuros, o roxo, etc. Pois o vosso bolo pode ter qualquer uma destas cores. Embora o branco seja uma cor considerada fria, também pode ser usada para um bolo de inverno, pois lembra-nos a neve do inverno. Se a combinarmos com um elemento dourado, fica perfeito e, se gostam do estilo minimalista, este é um bolo de casamento simples ideal para vocês.

Miguel Cunha Fotografia

2. Juntar frutos secos

Os frutos secos ou os figos, são ingredientes da temporada outono/inverno e são também alimentos chamados “quentes” por terem bastantes calorias. Mas não se assustem, estas são as chamadas calorias boas! Se pensarem nos doces que se costumam comer nestas épocas e, principalmente, no Natal, todos levam frutos secos, daí serem uma ótima aposta para ornamentar ou mesmo figurar no recheio do vosso bolo!

3. Com ou sem álcool?

Existem muitos doces e bolos que levam como ingrediente algum tipo de licor, whisky, e outras bebidas alcoólicas. Dá-lhes um sabor diferente e especial e também faz com que o bolo ofereça uma sensação de calor ao comê-lo. No entanto, pensem numa alternativa para quem não é apreciador de álcool e, sobretudo, se tiverem jovens e crianças no vosso casamento.

Rita Santana Photography

4. Adaptar a decoração

Não só as sensações gustativas ou as cores fazem um bolo de Inverno - também o resto da decoração, com elementos invernais, fazem com que um bolo seja mais indicado para a sua época e que seja também um bolo de casamento original.

Detalhes como, por exemplo, estrelas, flocos de neve, folhas ‘secas’, ramos, pinhas, etc., podem ser colocadas no topo do bolo de casamento, de lado ou na base e dar aquele up a qualquer estilo de bolo. Outro elemento que podem colocar como decoração do vosso bolo é a renda, principalmente se a noiva tiver um vestido de noiva de renda. Dá um look super romântico e vintage.

5. Vários tipos de bolo

Para o tempo mais frio, apenas não aconselhamos que escolham tartes geladas ou bolos com coberturas frozen. Por outro lado, os bolos com molhos quentes, como os bolos tipo coulant, são perfeitos para esta época de frio.

Mauro Correia Wedding Photographer

Estas são as características principais de um bolo de Inverno. Se o vosso casamento vai ser em pleno Inverno, tal como os vestidos de cerimónia e a decoração, que serão mais invernais, também a comida deverá manter-se nesse registo. Nada como ter uma refeição que deixe os nossos convidados confortáveis com a temperatura. Os elementos invernais decorativos do vosso bolo podem depois servir como lembrancinhas de casamento para os vossos convidados.