Create
Create

Os convites de casamento, as ementas, as placas de boas vindas, os save the date… quando pensam nisso, não são poucos os detalhes de papelaria que vão usar no vosso dia C! Depois do convite, a vossa prioridade é encontrar o vestido de noiva e notificar todos os convidados, mas há todo um conjunto de fornecedores a contactar se querem garantir um dia perfeito! A papelaria parece uma área bastante simples, mas a verdade é que ficariam surpreendidos com a quantidade de detalhe necessário para organizar tudo ao vosso gosto! Se já tens o anel de noivado e estão prestes a contactar os fornecedores, vê aqui as perguntas que não podes mesmo deixar de fazer ao designer!

Casa Stop Eventos
Casa Stop Eventos

Está mais familiarizado com algum tema ou estilo em específico?

Tradicional, black & white, aguarela… os save the date e os convites de casamento originais ditam o tom de todo o casamento. É essencial começar com o pé direito se querem criar um dia inteiramente ao vosso estilo, por isso, nada como saber de antemão o tema ou inspiração do artista a quem designaram o papel de tratar de toda a papelaria do vosso dia C!

Tem algum portfólio no qual me possa inspirar?

Saber o estilo em que se especializa um designer é uma coisa, agora, ver os trabalhos já concluídos pode dar-te uma ideia completamente diferente de como será na realidade! Folheia as páginas ou senta-te ao computador e pesquisa pelo seu trabalho – é uma forma muito mais prática de avaliar se o seu estilo corresponde às vossas expectativas.

Biju Bouquet
Biju Bouquet

Tem alguns exemplos de modelos já concluídos? Qual o intervalo de valores?

Na linha da questão anterior, ver os produtos em mão é sempre mais vantajoso para os noivos – avaliar as cores, sentir o toque ou perceber se o padrão e tipo de letra se enquadra naquilo que tinham idealizado. Além disso, saber o price point de diferentes items (convites, placas de boas vindas, nomes de convidados nas mesas, etc) vai ajudar-vos a perceber como cada profissional avalia o seu próprio trabalho.

Até que ponto podemos personalizar?

designers que adoram um bom freestyle e há outros que não dispensam a opinião constante dos noivos! Até que ponto estão dispostos a personalizar ou a dará toda a liberdade aos fornecedores para jogarem com as vossas indicações? Se já têm uma ideia em mente, lembrem-se de a comunicar logo de início!

In love - Unique Weddings
In love - Unique Weddings

Qual o preço dos convites? Há alguma vantagem em mandar fazer outros itens do casamento?

Fazer os convites de casamento é uma coisa, agora, será que compensa mandar fazer toda a papelaria junto da mesma pessoa? Muitos profissionais oferecem pacotes de desconto bastante aliciantes para o casal. Avaliem se vale a pena concentrar tudo num mesmo fornecedor ou procurar sítios separados para os vários elementos de papelaria.

Em quanto tempo é que tudo será entregue?

Vocês sabem melhor do que ninguém a importância de estabelecer prazos! Antes de assinar contrato com os fornecedores, certifiquem-se de que está bem explícito nos termos o tempo que demorarão a ser entregues todos os items! Imagina correres o risco de o vestido de noiva simples estar arranjado apenas na véspera? É igual com todos os outros elementos do vosso dia.

Lounge Fotografia
Lounge Fotografia

Posso personalizar o tipo de letra dos meus convites?

Frequentemente, os convites de casamento simples têm um tipo de letra adequado à etiqueta do evento e, são muitos os fornecedores que possuem já alguns exemplos padrão para cada estilo. Até que ponto se podem alterar ou são personalizáveis? Podem trazer um exemplo convosco nas primeiras reuniões? Esclareçam todas essas dúvidas antes de decidir!

É possível fazer alterações após ser feita a encomenda?

Ninguém quer imaginar esse cenário, mas, o que acontece se, à primeira vista, não gostares assim tanto da placa de boas vindas ou do convite que escolheste? Será que as cores não ligam como imaginavam? É muito maior ou mais pequeno do que pensavam? É algum erro da gráfica? Infelizmente, estes pequenos contratempos acontecem e, perante essa situação, é melhor contarem já com uma solução em cima da mesa.

Ricardo São Marcos Fotografia
Ricardo São Marcos Fotografia

Mais do que cartões de agradecimento ou as lindíssimas placas que enfeitam o espaço, a papelaria desempenha um papel fundamental no vosso dia e, por isso, devem garantir que se trata de um conjunto coeso que só acrescenta beleza e originalidade! Se já ajudaste com os vestidos de cerimónia, deves ter uma ideia dos melhores presentes e lembrancinhas de casamento a oferecer às madrinhas e aos restantes convidados. Inspira-te nessa escolha e, depois, procura o fornecedor que vai tornar todas essas ideias realidade!