Profoto
Profoto

Quando o verão acaba e os dias se tornam mais curtos, sabias que há uma mudança de rotina que deves adotar para cuidar dos teus cabelos? O tempo frio não resseca apenas a pele e nos deixa mais frágeis e cansados... O cabelo também sofre imenso, pelo que se queres a luzir um penteado de noiva perfeito no dia C, é importantíssimo que comeces a cuidá-lo quanto antes. Se já enviaram os convites de casamento e preferem esta época tão especial para dar o nó - ou se simplesmente queres combinar um lindíssimo penteado com um vestido de cerimónia - vale a pena conhecer estes conselhos!

Artur Oliveira Ferreira - Photography
Artur Oliveira Ferreira - Photography

1. Aposta na hidratação

O tempo frio retira ao cabelo bastante humidade, causando aqueles indesejáveis fios quebradiços e levando a que se parta com mais facilidade. Para combater essa perda de humidade natural, é importante adicioná-la em dose extra ao cabelo e, por isso, aconselhamos que evites ao máximo produtos carregados de ingredientes sintéticos. Em vez disso, escolhe shampoos, séruns e máscaras ultra hidratantes com óleos essenciais e manteigas provenientes de plantas, que promovem o brilho e hidratação a longo prazo!

2. Marca um corte

É inevitável: no verão, o cabelo fica mais seco, frágil e danificado, o que se nota sobretudo nas pontas. Por isso, se queres entrar na estação fria com um excelente penteado semi preso, visita o teu cabeleireiro e dá um bom corte no comprimento! Não só vai criar mais estrutura e volume, como o teu cabelo vai ganhar um aspeto rejuvenescido e muito mais saudável.

Flores no Cais
Flores no Cais

3. Rende-te às máscaras

Porque os cremes e óleos hidratantes nem sempre não são suficientes, é necessário deixar que o condicionador penetre profundamente nos fios. Para tal, opta por fazer máscaras regularmente e deixar que atuem o tempo indicado no cabelo. Podes fazê-las no duche, retirando com a toalha o máximo de água antes de aplicar a máscara, ou mesmo antes de fazeres um penteado apanhado. Uma boa rotina vai ajudar a mantê-lo bonito e saudável.

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

4. Investe na alimentação

Somos o que comemos, o que significa que tudo o que ingerimos vai refletir-se na nossa pele e cabelo! Assim, é importantíssimo que durante os meses frios mantenhas uma dieta equilibrada e adaptada às tuas necessidades, com todas as vitaminas, proteínas e minerais necessários. Uma fatia do bolo de casamento simples aqui e ali não faz mal a ninguém, mas não te esqueças de aumentar o consumo de água e de outros alimentos que auxiliam a fortalecer o cabelo - como cenoura, gengibre, grãos, peixe, carne, ovos e frutas ricas em vitamina A.

5. Prepara-te para qualquer contratempo

É facílimo que o cabelo se torne um autêntico desastre com a ação do frio e do vento. Se não queres desmanchar por completo o teu penteado com tranças ou aquele apanhado de última hora, leva sempre contigo na mala uma escova pequena e um spray ou sérum amaciador, a par de elásticos e ganchos. Isto vai ajudar a evitar nós e fazer com que se mantenha suave ao longo do dia.

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

Agora que sabes os principais cuidados para manter um cabelo saudável e luminoso, está na hora de os pôr em prática antes de escolher o anel de noivado! Selar as pontas antes de o apanhar ou dormir de noite, ingerir mais água, fruta e vegetais, escolher o melhor penteado para o vestido de noiva e os produtos mais hidratantes! Tens alguma dica para o manter forte e hidratado durante o frio?