Já escolheste o teu vestido de noiva, já entregaste os teus convites de casamento, e até ja tens pensado que sabores terá o teu bolo de casamento original! Mas há um pormenor importantíssimo que deve ser escolhido o quanto antes: as cores para a decoração. As cores devem refletir a tua personalidade e a do teu noivo, devem ser inteiramente o vosso estilo, combinar com o tema que escolheram para o casamento e mesmo o local onde decidam celebrar a boda. Por isso não te preocupes, pois mesmo que o teu convite não reflita as cores do vosso enlace, podes começar agora a aprender sobre este tema!

Tons frios

Antes de mais, é necessário fazer a distinção entre temperatura das cores. Assim, enquanto o azul, o cinzento e o verde se encontram no espectro das cores frias, o laranja, o vermelho e o amarelo, por fazerem lembrar elementos cálidos, pertencem aos tons quentes.

Casamentos com tema náutico, num ambiente de praia ou de montanha, onde podes usar um vestido de noiva curto combinam na perfeição com estes tons. Como são a cor do céu e do mar representam calma, estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, fé e verdade. Já o verde pode ser associado a frescura, fertilidade, harmonia, natureza, crescimento e esperança

Preto

Bolos por Gosto

O preto pode até nem ser a tua primeira escolha, mas é uma cor muito elegante que muitas noivas optam por escolher para pequenos apontamentos no seu grande dia. Associada ao poder, à elegância, ao mistério, ao prestígio e à seriedade, é geralmente utilizada no fato do noivo, mas isso não quer dizer que não te possa surgir a ideia de escolher um vestido de noiva preto para o grande dia!

Cores quentes

Tal como já referimos, estas cores fazem lembrar elementos naturais como o pôr do sol, uma fogueira e, principalmente, as folhas das árvores antes de caírem, assim que seria perfeito para um casamento no outono! O vermelho é uma cor cheia de energia e transmite desejo, paixão, coragem, força e otimismo.

O amarelo é associado a luz, alegria, jovialidade, bem-estar, honra e lealdade e o laranja, por ser uma combinação das duas, alia a energia do vermelho e a felicidade do amarelo: representa a fortaleza, a resistência, a confiança e o vigor. Estes tons podem ainda dar-vos excelentes ideias para lembrancinhas de casamento.

Tons pastel

Quinta dos Machados

Para as noivas mais discretas e que preferem uma decoração mais sóbria, os tons pastel são uma tendência que veio para ficar. Beige, areia, branco, salmão, rosa e cinza bem claro... como não te apaixonares por estas cores tão delicadas? Geralmente associadas à maternidade e a festas infantis, quem disse que não podes também ter um casamento de conto de fadas?

Estes tons transbordam feminilidade, carinho, inocência, harmonia, sensibilidade, ternura, pureza e bondade. Se é isso que que queres transmitir no teu dia C, combina estas cores com dourado ou prateado e arrasa com o teu penteado apanhado e o teu vestido de princesa.

Cores neutras

O cinzento, o beige, o castanho e o azul escuro são clássicos de extremo bom gosto, com os quais nunca te vais comprometer na decoração! Se és uma noiva sóbria e elegante, que gostaria de ver as suas convidadas com vestidos de gala compridos, faz uma aposta segura nestes clássicos que transmitem tanta sofisticação e confiança.
Símbolo de êxito, experiência e sensatez, uma decoração deste género é perfeita para um ambiente mais formal como um palácio ou um hotel de luxo. Dá um toque de classe ao teu casamento com estas combinações perfeitas.

Agora que és uma enciclopédia de cores, já te decidiste pela melhor para usar no teu casamento? Podes incluí-la no vosso bolo de casamento e não te esqueças que não tens de escolher só uma, por isso tem atenção a quais combinam melhor e ajuda as tuas convidadas com os tons que devem escolher para os seus vestidos de cerimónia!