Oh Makeup
Oh Makeup

As damas de honor podem ajudar-te a decidir o penteado de noiva e todos os acessórios que o tornam incrível, mas a verdade é o teu braço direito é sempre a mãe! É ela que te ajuda a escolher a melhor data, que agenda todos os tratamentos de beleza e há mesmo quem defenda que deve ser ela a única pessoa que deves levar à primeira prova do vestido de noiva! É normal que as mães queiram participar ativamente no planeamento do casamento dos filhos, mas vocês também não querem sobrecarregá-la com tarefas e deixá-la exausta logo enquanto enviam os convites de casamento. Na dúvida, vem conhecer todas as tarefas que podem fazer juntas!

1. O seating plan

São os noivos que decidem quem convidar e são eles que fazem os convites de casamento, porém, distribuí-los pela sala de refeições já é outra história! Por idades, relações de parentesco, proximidade? As dúvidas são muitas e, uma vez que grande parte dos vossos convidados são família, nada melhor do que contar com a tua mãe para vos ajudar nesta tarefa!

2. Ajuda com o menu

São autênticos foodies e adoram experimentar novos espaços e sabores? Ou a comida para vocês é algo secundário, desde que todos se divirtam? O menu do copo de água deve ser escolhido de acordo com toda a festa – das entradas ao bolo de casamento original – por isso, se se sentem um pouco perdidos nesta missão, nada como delegar algumas tarefas às mães dos noivos, que podem dar contributos verdadeiramente importantes neste campo.

Levado à Letra
Levado à Letra

3. Fazer as lembrancinhas

Para além das fotografias, os presentes que oferecem aos convidados no final da festa são a lembrança de um dia único e inesquecível! Não há nada com mais significado do que tratares deles com a tua mãe! Sobretudo se tem um jeito especial para as manualidades, será uma ajuda preciosa para conseguir uns detalhes muito especiais. 

4. Compor o bouquet

Flores silvestres, peónias ou um ramo com rosas de cetim? Se a tua mãe é uma verdadeira adepta de decoração floral, vai ser uma ajuda preciosa neste campo! Há tarefas que podes sem dúvida delegar para as madrinhas, mas o teu bouquet terá um significado especial se a tua mãe tiver participado!

Carpe Momentum Fotografia
Carpe Momentum Fotografia

5. O look de noiva

É claro que a tua mãe deve estar presente na primeira prova para te aconselhar sobre o melhor vestido de noiva com renda a usar! Mas já imaginaste o quão especial se vai sentir se lhe pedires ajuda exclusivamente para escolher os sapatos, joias, penteado e maquilhagem? Não percas esta oportunidade, afinal, ela é uma das pessoas que melhor te conhece e saberá o que te favorece neste dia!

6. As finanças...

Manterem-se on top de todos os gastos e dos balanços do orçamento não é fácil quando falam com diversos fornecedores e organizam várias tarefas ao mesmo tempo. Antes de iniciar a fase dos preparativos, pode ser benéfico ter uma pessoa “de fora” que vos ajude a canalizar os investimentos e controlar os gastos! Confia esta tarefa à tua mãe e encarrega-a de todas as atualizações necessárias!

Fotomiraflores
Fotomiraflores

7. A decoração

As mães são as melhores conselheiras, o nosso maior apoio e, normalmente, têm um olho especial para as artes. A decoração dos espaços é, assim, algo em que podem trabalhar juntas! Escolher as cores, as texturas, o tema, o tipo de letra das placas e os aromas… haverá melhor conselheira do que ela para esta fase? 

8. O bolo de casamento

No final da festa, todos quererão uma fatia! Mas a escolha do topo do bolo de casamento obedece a muito mais critérios do que imaginam! É necessário saber o sabor, o estilo, o número de camadas e o design geral. Se a tua mãe é a mestre em conjugar cores e sabores, de que estás à espera para participarem juntas neste desafio? 

Ruben Costa
Ruben Costa

9. Um discurso especial

Se não queres sobrecarregar a tua mãe com imenso trabalho, mas gostavas que tivesse um papel ativo no vosso dia, pede-lhe que organize um pequeno discurso para ler durante a cerimónia. Seja um pequeno poema, algumas citações com um significado especial ou apenas uma breve dedicatória, esse momento vai tornar-se especial para ambas.

10. Apoio incondicional

Embora não seja propriamente uma tarefa, é frequente os noivos irem-se abaixo durante a azáfama que são os preparativos! Para evitar episódios como este, fala frequentemente com a tua mãe, desabafa, solicita opiniões e deixa que se encarregue de algumas tarefas… não só te vai retirar um peso enorme dos ombros, como vai sentir que confias plenamente nela e que é uma ajuda preciosa nesta fase! Acredita que um café, uma caminhada ou uma conversa profunda podem fazer-te sentir uma nova pessoa!

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

Já começaram a fase dos preparativos? Não é necessário que te sintas sobrecarregada para chegares ao ponto de pedir ajuda. Pensa na tua mãe como o teu braço direito, deixa que se envolva na preparação do vosso dia – dos convites às lembrancinhas de casamento – e observa como, juntas, formam a melhor equipa! Ah, e não te esqueças de retribuir toda a ajuda ao estar presente para ela e ajudá-la a escolher o vestido de cerimónia!