Greenpick
Greenpick

As flores naturais são sempre uma aposta ganha, seja para adornar o penteado da noiva, compor arranjos para os centros de mesa ou traçar o corredor nupcial. Nesta linha, hoje trazemos algumas propostas para incorporar flores nos looks dos grandes protagonistas do dia C - e atenção, não estamos apenas a falar dos noivos! Do bouquet que completará o vestido de noiva ao corsage que as damas de honro usarão, em conjugação com os seus vestidos de gala compridos, são muitos os acessórios que podem ser feitos com flores naturais. Se estas à procura das melhores ideias, não percas as nossas sugestões! 

Para a noiva

Embora o vestido de noiva Rosa Clará seja o indiscutível protagonista do look, é certo que o bouquet também estará em evidencia. De facto, são cada vez mais as mulheres que preferem apostar num vestido de noiva simples de forma a conjugá-lo com um ramo extramente vistoso e original. As flores da composição podem ser escolhidas conforme o seu significado, de acordo com a paleta da decoração ou simplesmente em concordância com o estilo da noiva. Das rosas aos girassóis, são muitas as opções disponíveis no mercado, mas é sempre recomendável optar pelas flores típicas da estação. 

Greenpick
Greenpick

Logo, para completar o seu penteado semi preso, nada como um acessório com flores naturais! Das coroas de flores, que são ideias para as que apostaram num visual boho e descontraído, aos toucados com pequenas rosas e paniculata, são muitas as opções a contemplar. No entanto, para que o look seja harmonioso, é aconselhável que a noiva decore o seu cabelo com as mesmas flores do bouquet - ou com outras que tenham, como mínimo, as mesmas tonalidades. 

Flávia Dolinski
Flávia Dolinski

Para o noivo e padrinhos

É inegável: o boutonnière é um dos acessórios mais especiais que o noivo pode utilizar! Geralmente concebido com as mesmas flores do ramo da noiva - ou com o mesmo jogo de cores, como mínimo - este elemento cria um "fio condutor" entre ambos os visuais. Atualmente, os padrinhos, o pai e o sogro também estão a aderir à tendência, utilizando boutonnières ligeiramente mais pequenos e simplificados.

Art & Flowers
Art & Flowers

Para as damas, mãe e sogra

Para as noivas que querem dar uma prenda de casamento muito especial às suas damas, temos a ideia perfeita: corsages de flores naturais! Esta pulseira, que também pode ser oferecida à mãe e à sogra, tem origem nos Estados Unidos e serve, essencialmente, para diferenciar o squad da noiva. Uma vez mais, para que haja harmonia entre todos os protagonistas do dia C, o nosso conselho é que encomendem corsages feitos com as mesmas flores do bouquet. Como alternativa, uns raminhos pequenos, semelhantes ao da noiva, também ficarão excepcionalmente bem com os seus vestidos.

Fleur du Monde Design Floral
Fleur du Monde Design Floral

Para o cabelo, as damas também podem optar por uma coroa de flores ou toucado semelhante ao da noiva. O nosso conselho é que, sempre que possível, estes sejam mais sutis que o da estrela do dia C. Afinal, é o penteado de noiva que tem de estar em destaque neste dia! 

Célia Casquilho Hair & Style
Célia Casquilho Hair & Style

E, para as mais irreverentes, temos outra proposta de sonho: um cinto adornado com flores naturais! Delicado e extremamente romântico, este acessório pode ser utilizado pelas damas, como substituto do ramo/corsage, pela mãe da noiva e/ou pela sua sogra. O importante é que as flores sejam pequenas, resistentes, e que não "ofusquem" o vestido.

OnRock Photography
OnRock Photography

Para as crianças

Filhos, meninos das alianças, sobrinhos, afilhados... Para os que querem que as flores marquem o look das pessoas mais especiais da festa, nada como apostar numas pequenas coroas e boutonnières para os pequenotes! Se as crianças em questão vão ter um papel importante na cerimónia - levar as alianças, espalhar pétalas no corredor, distribuir lágrimas de alegria, etc - o ideal é que apostem nuns acessórios singelos e que utilizem as mesmas flores para ornamentar as suas cestinhas. O resultado vai ser muito amoroso! 

Raquel Fonseca Fotografia
Raquel Fonseca Fotografia

Para o amigo de quatro patas

Como é cada vez mais comum que os noivos se apresentem no dia C na companhia dos seus animais de estimação, está claro que estes devem ir "vestidos" a rigor! Uma coleira decorada com algumas flores naturais, semelhantes às do bouquetboutonnière, vai criar uma ligação muito especial entre os noivos e o seu amiguinho. Mas atenção: estejam atentos e confirmem que o animal se sente cómodo com estes ornamentos ao pescoço!

Pé de Flor - Atelier Floral
Pé de Flor - Atelier Floral

As flores naturais são, para muitos, um elemento indispensável nos looks nupciais. Dos corsages que podem oferecer às damas como presente de casamento, aos cintos para adornar os vestido de cerimónia, são muitas as ideias em que podem apostar. Quais são as vossas preferidas? Já sabem de quais não prescindirão no vosso enlace?