Casa Stop Eventos

Passada a euforia de receber o anel de noivado, começa oficialmente a fase dos preparativos para o grande dia. Um dos primeiros elementos a definir é a lista de convidados, dado que é a partir deste ponto que se decidirá o local do copo de água (entre outras coisas). Uma vez que tenham a lista definida, chega o momento de fazer os convites de casamento. Os vossos convites devem ter toda a informação essencial para o grande dia e, obviamente, chegar com a devida antecedência... Se querem que a entrega dos convites de casamento corra na perfeição, não deixem de ler este artigo! 

Rosa Leve

Prazo de entrega 

Uma vez definida a lista de convidados, devem fazer chegar os vossos convites de casamento personalizados com toda a antecedência possível, tendo em conta que o mínimo deveriam ser três meses. Se têm alguns convidados que viajam de mais longe ou do estrangeiro, e que portanto terão de percorrer uma distância maior para assistir à celebração, alarguem este prazo para seis meses. Considerem que estas pessoas vão precisar de alguma margem para procurar voos e alojamento.

Caso se trate de um Destination Wedding, os convites de casamento devem ser enviados, idealmente, com seis meses ou até um ano de antecedência. Deste modo, os convidados vão ter tempo para planear ao pormenor a viagem ao local eleito.

Informações imprescindíveis 

Quando estiverem a discutir ideias para o convite de casamento, não se esqueçam de incorporar toda a informação pertinente para que os convidados não tenham dúvidas quanto à data, local e horário do evento. Do mesmo modo, os vossos convites devem explicar o dress code da festa e qualquer outra informação que considerem pertinente. Gostariam que os vestidos de gala comprido, estilo anos 20, marcassem a vossa festa temática? Então não se esqueçam de mencioná-lo no convite. 

No caso dos Destination Weddings, não se esqueçam de referir qualquer pormenor relacionado com a viagem e/ou o alojamento. Por exemplo, se pensam oferecer o alojamento aos convidados, avisem-nos deste pormenor e de como tencionam organizar os quartos. 

Casa Stop Eventos

Entrega dos convites

Para a família e convidados mais importantes, o ideal é que entreguem os convites em mão. Se tiverem a vossa agenda demasiado ocupada, tentem organizar um jantar de família para dar os vossos convites de casamento originais. De certeza que eles vão ficar comovidos com o vosso gesto! 

Se não conseguem coincidir com os vossos amigos, podem optar por uma destas vias: enviar os convites pelos serviços tradicionais de correio (atenção aos tempos de entrega!); ou através da internet. Se têm um site dedicado ao vosso casamento, este processo vai ser ainda mais prático e rápido (já para não dizer barato!). 

A resposta 

O protocolo exige a resposta obrigada e que deve ser feita no menor tempo possível, ou seja, durante a semana seguinte à recepção. A declinação não deve ser mal interpretada, pois podem existir motivos diferentes para uma declinação (todos eles válidos). Se não existe resposta neste prazo assegurem-se, isso sim, com um telefonema rápido, que o vosso convidado realmente recebeu o convite.

Pérola, Papel, Tesoura

Depois desta etapa continua a intensa organização do evento em todos os seus pormenores e. alguns pontos, como escolher as alianças de casamento, revestem-se sempre de uma carga emocional enorme. Afinal de contas, este será um símbolo da vossa união e que andará sempre convosco no dia-a-dia. Outras tarefas, como escolher o penteado de noiva ou o fato do noivo, vão certamente ser mais descontraídas!