Vânia Sacramento

O convite de casamento é a porta de entrada para o grande dia! Tal como a sua forma e estilo, também a entrega dos convites se envolve de muita emoção. Trata-se de começar a avisar toda a gente do grande evento que se vai realizar e tornar esta data cada vez mais real. Existem várias questões a ter em conta nesta tarefa, vamos ver quais.

Prazo

Mundinho das Lembranças

O prazo mínimo para entregar os convites deverá ser de 3 meses de antecedência à data do casamento. É importante ter tempo para poder ter as respostas atempadamente e ultimar com os locais onde se vai realizar a cerimónia e o copo-de-água quantos convidados serão. O ideal é ter todas as respostas um mês antes do grande dia.

Outro ponto a ter em conta é qual a distância que os vossos convidados terão de percorrer para ir ao vosso casamento. Se vão casar noutra cidade ou noutro país, talvez seja melhor alargar este prazo, talvez até duplicá-lo para que os vossos familiares e amigos possam planear viagens e estadia, tirar férias no caso de serem necessários vários dias, etc. Pensar em tudo isto vai tornar tudo mais fácil não só para vocês como também para os vossos convidados.

Entrega pessoal

Vânia Sacramento

Se tiverem disponibilidade e oportunidade, o ideal é entregar os convites em mão, especialmente aos convidados mais importantes, como familiares e amigos muito próximos. Será um gesto muito simpático que será, seguramente, apreciado por quem estará presente na celebração.
Se não conseguem fazer tantas visitas como convidados, também podem optar por realizar uma reunião, como uma refeição onde aproveitem para juntar pessoas de quem gostam muito e entregar os convites para o vosso casamento!

Envio dos convites

Mimo - Feito à mão

Igualmente efetivo é fazer o envio dos convites por correio. Poupam muito tempo que, nesta altura de preparativos e nervoso miudinho, é muito valioso. Alguns casais optam até por enviar os convites por correio eletrónico: é mais rápido e funciona igualmente.

Se quiserem personalizar este envio (e aproveitar para ter a certeza de que os convites foram entregues) podem fazer, uns dias depois, uma chamada telefónica em que explicam melhor como será o vosso casamento e ainda pedir a confirmação da presença de todos. E agora é só esperar que todos possam estar presentes e partilhar convosco todas as emoções de um dos dias mais felizes das vossas vidas!