As mães estão sempre dispostas a ajudar e, sem dúvida que fazem tudo com a melhor das intenções. Seja a entregar os convites de casamento, a ajudar na escolha do espaço e do catering, a dar sugestões para o bolo de casamento ou a tratar da banda sonora para a cerimónia. Pais e sogros são o vosso braço direito durante os preparativos, mas por vezes, as personalidades chocam, as prioridades alteram-se e podem facilmente entrar em colapso. Mas como sogra há só uma, hoje falamos dos tipos mais frequentes da sua personalidade. Se já escolheram as lembrancinhas de casamento, é possível que saibas bem qual é a tua!

1. A que deixa tudo a cargo dos noivos

Pode parecer alheada para alguns, mas este é um dos tipos favoritos de sogra para os noivos. Há muitas mães que respeitam incondicionalmente a vontades dos filhos na organização do casamento e, preferem deixar que estes façam as suas escolhas e que a última palavra seja sempre deles. Se decidem escolher um topo de bolo de casamento mais original, este tipo de mãe ou sogra nunca irá sequer opinar. No entanto, por vezes, pode parecer demasiado distante de toda a organização. Se gostavam que tomasse parte um pouco mais ativa, transmitam-lhe essa vontade.

2. A que quer estar sempre presente

Ao contrário da anterior, é o tipo de mãe que quer participar em todas as decisões, desde dar ideias para convites de casamento até à escolha do vestido ou da gravata do noivo. Para que não tenham de lhe dizer que não – pois querem ao máximo evitar magoá-la – porque não lhe atribuir uma tarefa que a deixe bastante ocupada? Em último caso, uma conversa sincera em que lhe explicam que gostavam de ser um pouco mais autónomos nas decisões é sempre a melhor opção.

3. A que não quer intrometer-se, mas…

Há um tipo de sogra que, à partida, parece dar-vos toda a liberdade de escolha e opinião, mas que, de repente, faz algumas críticas às quais não conseguem ficar indiferentesok, até pode achar que um vestido de noiva com renda ajustado não é o mais apropriado, mas, no final, apenas a vossa vontade conta.

4. A mãe galinha

As mães serão sempre protetoras e preocupadas, mas há momentos em que a tua sogra se poderá tornar uma verdadeira drama queen, especialmente quando se apercebe que o(a) seu/sua filho(a) vai sair do ninho! Falamos da que se emociona com quase tudo, que faz um drama com a mais pequena situação e que, por muito bem-intencionada que seja, deixa qualquer noivo(a) nervoso(a)!

5. A opinativa

Eu pago, eu mando”. Infelizmente não é tão raro de se ouvir quanto pensam! Os pais têm todo o direito de ajudar os filhos com o casamento ou de oferecer algumas coisas, mas devem fazê-lo de livre vontade, ou seja, sem exigir quaisquer direitos ou poder em troca. Por vezes, sentem-se no direito de tomar todas as decisões, de escolher a decoração, os fornecedores e quem devem convidar. Cabe aos noivos estabelecer limites e chegar a um acordo que agrade a ambas as partes.

6. A figura de destaque

É frequente as mães sentirem que estão a reviver o seu próprio casamento de novo e, assim, querem que tudo seja à sua maneira. Desde usar o vestido de gala comprido mais espampanante, tentarem definir o estilo do enlace, a decoração que mais gostam e tantos outros detalhes. É importante que se mantenham firmes e que reforcem o facto de se tratar do vosso dia. Há ocasiões para tudo e, não é por ela não ser o centro da festa que não a amam incondicionalmente.

7. A sem filtro

Para o bom e para o mau, há que contar sempre com este tipo de sogra. A última coisa que quer é magoar-vos, no entanto, não consegue controlar as emoções e opiniões e é capaz de ser demasiado direta! Tenham calma e conversem com ela pacientemente porque, lá no fundo, as suas intenções não são más!

8. A segunda mãe

A sua atitude é mais de amiga do que de sogra, ao ponto de te ajudar com aquelas tarefas mais chatas, de organizar a despedida de solteira e de dar as melhores ideias para o dia C! Se tens este tipo de sogra, parabéns! É sempre uma mais valia na vida de um casal. Não se esqueçam de a manter integrada e de não a sobrecarregar com tarefas.

Em qual destes perfis melhor se encaixa a tua sogra? Por muito que a vossa relação se complique depois de teres o anel de noivado, ela é uma pessoa fundamental na vossa vida e ambos os lados se devem esforçar ao máximo para cultivar uma reação saudável. Será que te vai ajudar a escolher o vestido de noiva, ou prefere tratar das questões mais práticas e idealizar todas as lembrancinhas?