AWE
AWE

Depois do pedido de casamento - e de conseguir parar de olhar para o anel de noivado - inicia-se a fase dos preparativos. Para muitos casais, esta etapa inaugura-se na internet, onde as melhores ferramentas para a organização do enlace e as últimas tendências do mundo nupcial aguardam ser descobertas. Para 2019, para além das lembrancinhas de casamento comestíveis e dos vestidos de noiva com corte mullet, existem muitas outras novidades que devem ser exploradas, tanto no que diz respeito à decoração como à própria organização do copo de água. Se estão precisamente à procura de inspiração para um casamento moderno e inesquecível, anotem estas propostas:

1. Smoke bombs 

Ao contrário do que se possa pensar, as smoke bombs - fumos coloridos - não surgiram este ano. Na verdade, trata-se de uma tendência que nasceu há mais de cinco anos mas que, inexplicavelmente, apenas começou a convencer os casais portugueses nos últimos meses. Para 2019, as smoke bombs são quase indispensáveis, dado que enchem os enlaces de cor, descontração e personalidade. Tal como podem apreciar, o seu efeito é sobretudo usado nas sessões fotográficas, já que permite criar cenários mágicos e envolventes. 

2. Decoração suspensa

Já afirmamos em vários artigos que a decoração suspensa é um das grandes apostas do ano, mas vale sempre a pena voltar a recordá-lo! Luzinhas, peças de macramé - outra tendência recente e perfeita para os enlaces boho/rústicos - arranjos florais, figuras de origami, fotografias, gaiolas vintage... seja qual for o estilo do vosso enlace, de certeza que existe uma decoração suspensa perfeita para adorná-lo! 

3. Ilhas gastronómicas temáticas

Se os bolos de casamento originais e os foodtrucks marcaram os casamentos de 2018, para 2019 a tendência manda ser ainda mais ousado e criar ilhas gastronômicas especializadas! Sobretudo se são um casal foodie, que nunca diz não a um jantar recheado de sabores exóticos, esta ideia vai assentar-vos como uma luva. Já imaginaram um buffet dividido em especialidades de vários países? Uma ilha de sushi e delicias japonesas, outra de pratos tradicionais portugueses e, para os mais paladares mais aventureiros, uma de receitas peruanas? Caso prefiram, também podem criar ilhas temáticas por alimento, apresentando assim combinações e receitas surpreendentes com uma base comum. Já estão com água na boca?

4. Cocktails de gin

No que diz respeito às bebidas, existem muitas tendências a surgir este ano: os signature cocktails, a cerveja artesanal, os copos comestíveis, os coffee corners... Mas, no meio de todas estas opções, existe uma que não deixa ninguém indiferente: os gin & tonics! Sobretudo se se casam no verão, este cocktail é quase tão obrigatório quanto um vestido de noiva simples e leve. Mas atenção: ninguém disse que devem restringir-se à receita básica do gin tónico! De facto, a grande aposta deste ano são os cocktails personalizados com ingredientes invulgares. Exemplos? Gin tónico de romã e alecrim, de pepino e melão ou com gelo aromatizado. Especial, não acham? 

5. Arco/baloiço de flores

Apesar de já terem sido uma constante nos casamentos de 2018 - assim como os penteados de noiva com cabelo solto e os botões de punho personalizados - é em 2019 que os arcos e baloiços de flores mais se vão ver! Para os casais mais românticos, que sonham com um casamento num jardim ou num bosque, esta instalação vai dar aquele toque de magia e delicadeza que muitos almejam, sobretudo para as suas sessões fotográficas. 

Feliz Acaso Fotografia
Feliz Acaso Fotografia

 6. Mesas corridas

Os casais modernos adoram casamentos descontraídos, onde todos se possam divertir sem grandes formalidades. Como reflexo desta mentalidade, temos assistido a várias alterações na dinâmica das refeições. Uma das mais marcantes? Que as mesas de grupos pequenos estejam a dar lugar às denominadas mesas corridas. Este tipo de mesas, bastante comum nos casamentos informais, também está a convencer cada vez mais casais, dado que permite uma maior proximidade e intimidade entre todo o grupo. 

Quinta do Torneiro
Quinta do Torneiro

7. Pormenores de veludo

Os vestidos de gala compridos de veludo já conquistaram as passerelles, é verdade. Mas pouco ou nada se tinha ouvido falar do veludo como protagonista da decoração dos casamentos até agora! Para 2019, o velvet toma a forma de toalhas, guardanapos, envelopes e acessórios para os penteados, dotando cada um deste objetos de uma suavidade irresistível! Sobretudo nos casamentos que se celebram no inverno, o veludo promete trazer um aconchego e glamour especial, que tanto pode ser conjugado com um cenário industrial chic como com um mais clássico e intemporal. 

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

8. Espaços aromatizados 

Já ouviram falar da memória olfativa? Então pensem nas vantagens de ter um casamento associado a um aroma fabuloso e inesquecível... apelativo, não concordam? Então saibam que 2019 vai ser o ano dos casamentos aromatizados! Um perfume cítrico e fresco para um casamento ao ar livre, rosas e jasmim para um enlace na primavera e, como não podia deixar de ser, um aroma de canela e laranja para uma boda na época natalícia... Os vossos convidados jamais se vão esquecer do cheirinho que pairava no ar no dia em que vocês deram o nó! 

Querem começar a tratar dos convites de casamento mas ainda não sabem que tipo de enlace gostariam de ter? Inspirem-se nas tendências deste novo ano e adotem aquelas com que mais se identifiquem! Smoke bombs para emoldurar as vossas poses mais românticas, cocktails de gin para brindar após a troca das alianças de casamento, ou até convites com detalhes de veludo... são muitas as propostas que podem tornar o vosso dia C completamente inesquecível!