Overall Studio
Overall Studio

O número de convidados para o vosso dia passa a estar fora do vosso controle assim que enviam os convites de casamento. E toda a situação se agudiza perante a mais recente pandemia. O receio, a precaução e o zelo pelas medidas de segurança falam mais alto quando é a segurança de todos que está em jogo e, isso implica que as pessoas mais especiais, que te ajudaram a escolher o vestido de noiva, ou aquelas que pertencem a grupos de risco – possam não comparecer. Mas antes que pensem nisso como uma sentença, há sim formas de as incluir muito antes de entregar as lembrancinhas de casamento. Se pessoalmente não podem, munimo-nos de tecnologia, de inovação e muita vontade para trazer o dia até elas…

1. Uma call durante a cerimónia

Se há algo mais emocionante do que ter a aliança de casamento na mão, é partilhar o momento com os vossos entes queridos. A era da tecnologia ajudou a eliminar fronteiras e diminuir a distância, portanto usem-na a vosso favor com a ajuda de uma plataforma como Skype ou Facetime. Peçam a alguém responsável que filme o momento e o partilhe, em direto, com os que não puderam estar presentes.

2. Uma wedding hashtag!

Joana Cardoso Photography
Joana Cardoso Photography

Aproveitámos a onda das tecnologias para sugerir uma forma simples de todos acompanharem o grande dia. Já sabem que o Instagram vai estar à espreita prestes a captar cada momento, assim, mais vale aproveitá-lo ao criar uma hashtag só vossa e incentivar os convidados a usá-la sempre que mencionarem o vosso dia em fotografias ou stories! Desta forma, será mais fácil e engraçado para os que não podem estar a comemorar com vocês, além disso vão ter conteúdo extra para quando tiverem tempo de pegar nos telemóveis e ter outra visão do dia.

3. Toca a sua música favorita

No caso de serem poucos os que não puderam vir e celebrar com um copo e uma fatia do bolo de casamento simples, aproveitem o momento musical para tocar a sua música favorita! Peçam à banda ou ao Dj que toque uma música que vos faça pensar nesta pessoa e gravem o momento.

4. Uma chamada

Miguel Matos Fotografia
Miguel Matos Fotografia

Tão simples, mas tão eficaz! Se há algum familiar mais velho que não se sente à vontade com tecnologia, ligar é um gesto simples, mas que tanto faz pela pessoa, uma vez que sentir a emoção na voz dos noivos dá realmente a sensação de estar mais perto.

5. Mencionem as pessoas

Durante a cerimónia, os discursos ou um brinde, mencionem brevemente o nome das pessoas que não puderam estar presentes. Podem começar por “Gostava de tirar um momento para referir o nome de… que adorávamos que pudesse(m) estar presente(s)” ou apenas fazer um reparo, relembrando os que gostavam de ter ao vosso lado.

6. Guardem uma fatia

Twin Box
Twin Box

Uma fatia do bolo de casamento original cuidadosamente guardada terá o melhor sabor e significado. Um pequeno gesto, que tanto diz sobre os noivos, a começar pela empatia e sentimento de inclusão!

7. Enviem um presente

Após entregar as prendas de casamento originais, pode parecer que o dia acabou, mas não para as pessoas que desejavam estar mais perto dos noivos! Guardem um presente especial e entreguem-no, depois, pessoalmente!

8. Inclusão nos detalhes

Colocar o nome no seating plan, fazer o cocktail de eleição da pessoa ou pensar no seu prato favorito! Enviar ainda assim um presente e, no final de tudo, um cartão com algumas polaroids dos noivos são gestos pequenos, mas que significam muito para quem não conseguiu ir.

Kirill Pervukhin
Kirill Pervukhin

Seja por terem cortado no número de convidados, porque a mais recente situação os impossibilitou de comparecer ou por motivos preventivos, este é o panorama mais expectável para os noivos que desejam cortar o bolo de casamento numa altura como estas. São algumas das pessoas mais especiais, daí que os tenham convidado na esperança de que pudessem fazer parte do vosso grande dia, mas por inúmeras razões, a vossa lista inicial teve de ser severamente cortada e são muitas as pessoas que agora não podem comparecer. O vestido de noiva já está escolhido e já tinham idealizado um menu de acordo com os gostos de todos