André Fernandes - Fotografia

A prova do vestido de noiva é aquele momento com que sempre sonhaste: íntimo, único, inesquecível e partilhado com as pessoas mais importantes! Sabemos que a cerimónia, a decoração e mesmo o sabor do bolo do casamento vai ser escolhido inteiramente à vossa imagem, mesmo que nem todos sejam da mesma opinião. Mas se há item do vosso dia C que queres que mereça aquele selo de aprovação coletivo, é o vestido! A prova é uma experiência maravilhosa, e tu só queres que anseiem ver-te no grande dia com aquele vestido de sonho e um lindíssimo penteado de noiva, porém, as coisas nem sempre correm como idealizamos: é provável que não te identifiques com o primeiro vestido que experimentes ou que tenhas de fazer ajustes até sentires que escolheste “o tal”! Assim como em todas as outras etapas, a família e os amigos estão lá para te ajudar, mas nem sempre as críticas são fáceis de ouvir (e nem todas são necessárias!). Por isso, antes de tomares qualquer decisão, fica a saber quais as pessoas cuja presença é desaconselhável na prova do teu vestido!

Lola Monte Photography

1. A amiga que também se vai casar

Já conhece todas as lojas, vendedoras e estilos e, não só vai aconselhar-te “demais” como tem sempre uma palavrinha a dizer… acerca do seu próprio vestido! Além de não ser imparcial, o mais provável é que encontre algo para ela ou que comece a pensar em equipa e queira envolver-se demasiado em todas as tuas tarefas. Leva antes alguém com o pensamento mais disponível para ajudar-te.

2. A sogra

Palavras para quê? Pode até ser uma grande ajuda no que respeita ao estilo, mas será que eras capaz de fazer prevalecer a tua opinião caso discordassem? Se ela se mostrar desiludida, explica educadamente que queres manter o fator surpresa presente e pede-lhe ajuda para escolher um penteado apanhado, por exemplo!

3. O melhor amigo/amiga do noivo

Por muito amigos que possam ser – e sim, podem mesmo ajudar-te imenso e ser uma mais valia no dia da prova – o facto de serem tão próximos do teu noivo aumenta as probabilidades de haver um deslize e de se descaírem, sem querer, sobre o teu vestido ou algum pormenor. Não podes mesmo arriscar!

Zi Fernandes

4. A amiga que não acredita no amor

Todos sabemos como vai acabar… a tua amiga vai acompanhar-te para te “fazer a vontade” e o mais provável é que acabe desvalorizando aquele vestido de noiva com renda que decidiste experimentar. Ou pior: que faça comentários negativos sobre a própria essência do casamento e do amor. Para evitar que todos saiam da prova com uma enorme depressão, combinem uma saída juntas e mantém-na afastada destes momentos mais "sentimentais". 

5. Aquela pessoa que está sempre com pressa!

Se não conseguem arranjar tempo para tomar um café contigo, como achas que vai ser a prova do teu vestido com alguém sempre apressado e a tentar que te despaches com cada escolha? Escolher o vestido de noiva requer o seu tempo, por isso opta por uma companhia mais constante e calma. 

6. A amiga fashionista

Sabe sempre as últimas tendências e vai dizer-te com precisão o que te favorece e o que não vai combinar nada com aquele penteado com tranças que decidiste usar. A sua presença pode ser uma vantagem em alguns casos, no entanto, o teu vestido não é uma tendência… ele deve ser intemporal e, mais importante, ao teu estilo!

7. A recém casada

Provavelmente vai estar na ressaca pós casamento: cada pormenor a vai fazer recordar o dia dela e vai estar constantemente a aconselhar-te sobre o que deves ou não fazer porque, afinal “acredita, foi assim que aconteceu comigo”. Definitivamente não é a melhor opção!

8. Aquela pessoa demasiado inconven… sincera!

Todos conhecemos alguém assim, não é verdade? Embora afirmem com orgulho que a frontalidade é uma das suas principais características, todos sabemos o quão inconvenientes e desajustados podem ser os seus comentários. Para manter a sanidade mental, afasta-a da tua prova!

9. A menina das alianças

Para além de estar demasiado entusiasmada com o seu vestido de princesa e querer, a todo o custo, que escolhas um do mesmo género, com flores e saia rodada, ela é uma criança – o que significa que pode ficar rabugenta, irrequieta ou cansada com mais facilidade que um adulto.

10. A avó demasiado conservadora

De certeza que iria ser uma honra para a tua avó poder presenciar este momento tão importante contigo mas, se ela é uma pessoa excessivamente conservadora e tu és adepta de experimentar tudo menos um vestido de noiva simples, prepara-te para ouvir alguns comentários menos agradáveis... 

Ludgi Fotógrafos

Já escolheste quem vais levar contigo para a prova do vestido? Todas as regras têm a sua exceção e, neste caso, é possível que leves algumas destas pessoas contigo sem provocar um tornado na loja. Se alguém se sentir incomodado por não ir contigo provar vestidos, prontifica-te a ajudar essa pessoa a escolher o vestido de cerimónia ou os melhores acessórios para o teu grande dia. Não guardes esta decisão até muito depois de enviares os convites de casamento!