Joana Montez - Atelier de Design de Moda
Joana Montez - Atelier de Design de Moda

Desde o momento em que foste pedida em casamento e recebeste o teu anel de noivado, não deixas de pensar em cada detalhe do dia de casamento. Os convites de casamento devem ser tal e qual imaginaste, o bolo de casamento não pode ter nenhum, e a decoração deve estar perfeita, dos arranjos florais à louça. Como resultado, essa busca pela perfeição leva-te a um estado de ansiedade nunca antes visto. Sim, não há mal nenhum em querer que o dia do casamento seja perfeito, afinal, são meses e meses de preparativos que devem levar a um propósito! Ainda assim, é impossível ter tudo controlado e os previstos podem mesmo acontecer. A solução é aceitar que algo inesperado pode surgir e tentar manter a calma. Porque para tudo na vida existe um plano B, deixamos-te cinco conselhos para ti, que sentes que o teu perfeccionismo pode estar a afetar o teu dia-a-dia e os preparativos do casamento.

Quarto de Lua
Quarto de Lua

1. Prepara um calendário de datas importantes

A planificação é a maior aliada das noivas perfeccionistas. Ajuda-te a organizares o teu tempo da melhor forma, para que tenhas presente tudo o que deves ter organizado até determinada data. O dia em que deves pensar em frases para convites de casamento, a primeira prova do vestido ou o dia da tua despedida de solteira são datas importantes, que te ajudarão a ter uma maior percepção do tempo e do que tens que fazer até lá. Calcula o tempo que vais precisar para organizar os pequenos detalhes que farão parte destes dias-chave, tudo o que necessitas e como podes concretizar todas as tuas ideias, sem entrar em desespero. 

2. A lista de tarefas da noiva

Organização acima de tudo! Por detrás de uma boa planificação está sempre uma completa lista de tarefas. Antes de tudo, planifica por meses as tarefas que tens de fazer. O primeiro com que te deves preocupar é a contração do local do copo-de-água, marcação da cerimónia e contratação do fotógrafo. Depois disso, podes pensar noutros detalhes, como o tema da decoração, a escolha dos vossos convites de casamento personalizados, o vestido, o penteado, as lembranças de casamentos e todos os detalhes que queiram ter no vosso dia. Muito importante, quando reunires com os vários fornecedores, aponta tudo, para que nada fique por esclarecer. Se tens um ano para organizar o casamento, define todas as tarefas por etapas, para te concentrares em poucas coisas ao pouco tempo e as concluíres com uma maior eficácia.

João Patrício Photography
João Patrício Photography

3. Tira um tempo para ti!

A tua organização e perfeccionismo devem ser postos em prática durante os meses dos preparativos, para que, a uma semana do casamento, tenhas um tempo para ti. Nos últimos dias, não penses nas prendas de casamento que fizeram para os convidados e dedica-te a relaxar e a pequenas tarefas de última hora, como ir buscar o vestido de noiva, ou ultimar com o local da festa, os detalhes da decoração e do cronograma do dia. É importante tentares relaxar e desfrutar destes últimos dias com a mínima serenidade, para estares radiante no teu dia. Se organizares tudo com tempo, verás que isso é perfeitamente possível. 

T A L E S | Weddings in Portugal
T A L E S | Weddings in Portugal

4. A distribuição de tarefas

Apoia-te nos familiares, damas de honor e amigos chegados para algumas tarefas. Eles podem ajudar-vos com as lembranças ou mesmo com alguns detalhes decorativos que tenham decidido fazer em casa. Lembra-te que as tuas damas de honor não foram escolhidas apenas para usarem os vestidos de gala compridos mais bonitos do casamento; elas também são essenciais nos momentos críticos, pelo que não deves deves duvidar em pedir-lhes auxílio cada vez que te sintas atolada entre a rotina do dia-a-dia e a organização do casamento.

5. Contratar um wedding planner

Imprevistos existem sempre, seja com a elaboração de um perfeito penteado apanhado, com o tempo ou mesmo com algum fornecedor. Por isso, e por mais que tenhas um plano B, há coisas que não poderás controlar. Quanto muito, e para aproveitares ao máximo o teu dia, podes contratar um wedding planner que resolverá todos os imprevistos que possam surgir, sem que estejas envolvida. Esta é uma excelente opção para as mais perfeccionistas, que não conseguem desconectar e aproveitar a festa, se souberem que não têm ninguém que possa resolver alguma coisa por elas. Pensa nisso, uma wedding planner poderá ser a solução mais eficaz para aproveitares cada minuto do teu dia.

Joana Montez - Atelier de Design de Moda
Joana Montez - Atelier de Design de Moda

Se gostas de ter tudo controlado, concentra-te nas tarefas que são mais importantes para ti e dá-lhes prioridade. A escolha do teu vestido de noiva, ou dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor são pontos prioritários, assim como a decoração ou a contratação do local para o copo-de-água. Delega tarefas mais simples a familiares ou amigos, e concentra-te no que realmente ninguém pode fazer por ti. De certeza que, com uma boa planificação, nada poderá falhar.