Essência Fotografia
Essência Fotografia

Até à chegada do teu anel de noivado, está um longo caminho percorrido. Inúmeras partilhas e experiências que vos permitiram construir esta relação, que de certa forma, vos completa e vos faz querer trocar as alianças de casamento. Ao longo deste tempo podes até nem ter sonhado com o teu vestido de noiva, mas à medida que o tempo foi passando foste sentindo uma enorme vontade de dar um passo maior, com um marco importante na relação. Afinal, porque é que cada vez mais casais decidem casar depois dos 30? Entre as principais causas está a estabilidade económica e emocional, mas os motivos não ficam por aqui. Para todos os que decidiram casar depois dos 30, revejam-se nestas razões bastante comuns nos dias de hoje.

Uma maior maturidade

Geralmente, os 30 trazem, entre muitas coisas, uma maior maturidade. Já tiveram muitas relações breves, já viajaram e, principalmente, já saíram muito com os vossos amigos. Agora, dão por vocês a trocar manhãs a dormir por passeios onde o romantismo e a aventura andam de mãos dadas. A vontade de assentar, de ter uma relação estável, de casar, de alargar a familia começa a fervilhar dentro de vocês, e principalmente, se têm uma relação duradoura, é normal que surja essa vontade de subir ao altar e de oficializar a relação perante todos – com aquele vestido de noiva com renda com o qual tens vindo a sonhar ultimamente, claro. 

Mais estabilidade económica, social e psicológica

Igualmente, aos 30 já levas uns bons anos de trabalho. Não acabaste propriamente de sair da universidade, provavelmente já pagas as tuas contas e és totalmente independente dos teus pais. Atingiste o que se chama de estabilidade económica. Vês que o teu núcleo de amigos está na mesma situação, e que não é o mesmo que o de à uns anos atrás, que escolhes a dedo as pessoas que queres que façam parte da tua vida, e nunca estiveste tão bem com isso como agora. Ora, de estabilidade social se fala... O facto de te teres permitido a experiencias ao longo dos anos, como livros, viagens, partilhas entre ti e o outro, perimitiu que a tua maturidade se enaltecesse e atingisses tambem uma maior estabilidade psicológica, em que contigo mesmo saibas que finalmente há um equilibrio entre o que és, o que procuras, e o que realmente precisas. Se te sentes realizado nestes três pilares fundamentais da tua vida adulta, naturalmente, sentes a necessidade de dar esse passo na tua relação – e de começar a imaginar detalhes como os convites de casamento personalizados ou a decoração do vosso dia. 

Um forte sentido de identidade

Dizem que os 30 são os novos 20…com algumas diferenças bem visíveis. Aos 30, podes não saber tudo o que queres, mas certamente sabes o que não queres. Esse forte sentido de identidade que começas a construir de uma maneira muito forte, leva-te a ter uma maior confiança de que queres subir ao altar com essa pessoa tão imprescindível na tua vida – mesmo que possam discordar de detalhes como o estilo do vosso bolo de casamento original, por exemplo. Essa maturidade irá fazer-te igualmente ceder quando é preciso e impor a tua posição num determinado momento. Igualmente, os 30 trazem-te alguma paz e vontade de alargar a família. Se, aos 25 anos, essa possibilidade parecia algo impossível de acontecer, é cada vez mais clara agora. Por isso, é também mais fácil para ti dares o passo de subir ao altar. Sim, depois desse dia mágico e único que irão viver – onde até as vossas convidadas com os vestidos de gala compridos mais justos darão tudo na pista – haverá muitos outros dias inesquecíveis na vossa vida, onde certamente se estão incluidos o dia do nascimento dos vossos filhos.

Essência Fotografia
Essência Fotografia

Viver a dois antes, casar depois

Outra vantagem de casar aos 30 é que, nessa idade, já ninguém vos pode dizer que são novos para viverem juntos antes de casar. São totalmente independentes e, por isso, podem tomar as decisões que querem. Claro que, ao começarem uma vida a dois, surge a vontade de casarem e oficializarem a vossa relação. A grande vantagem de viverem juntos antes do casamento, é que terão tempo para se descobrirem um ao outro e perceber se a vossa relação irá ou não funcionar. Isto irá dar-vos mais confiança e segurança na hora de tomarem a decisão de casar, já que - e ainda que possam discordar relativamente a detalhes como as prendas de casamento originais que darão aos vossos convidados – saberão que estão conectados e olham na mesma direção.

Sim, casar depois dos 30 tem muitas vantagens, principalmente no que diz respeito à vossa maturidade e confiança perante a vida. Será inesquecível poderem entregar os vossos convites de casamento e partirem o vosso bolo de casamento junto de quem mais gostam. De certeza que irão aproveitar cada momento ao máximo, com a certeza de que é mesmo essa vida a dois que querem viver no futuro.