2020 traz consigo as novas tendências e inspirações que vão dar que falar ao longo dos próximos meses. Para os que decidiram trocar as suas alianças de casamento este ano, inspirações não faltam, desde o vestido de noiva a todos os detalhes necessários para conseguirem essa decoração personalizada e autêntica, tão presente nos enlaces dos dias de hoje. Além das tendências em convites de casamento ou em estilos de decoração, há muito que o casamento deixou de ser convencional, para passar a ser totalmente personalizado no estilo de celebração que querem realizar.

Inovação, personalização e, sobretudo, identidade são os aspetos mais procurados nos casamentos atuais, assim que sejam fiéis à vossa personalidade e estilo pessoal acima de tudo. No entanto, que tendências estarão em voga este ano? Do urban chic que já vem ganhando força desde o ano passado aos destination wedding, ideias para ter um casamento totalmente pensado à medida não faltam. Conheçam os 5 estilos de casamento que vão estar em altas este ano.

Urban chic – Para as mais cosmopolitan

É um dos estilos mais in do momento, principalmente porque mistura elementos naturais com uma decoração de estilo industrial, marcadas por detalhes metalizados e cheios de glamour. O urban chic começou por estar presente em vestidos de noiva simples – adornados por acessórios XL ou maquilhagens dramáticas que lhe davam ainda mais destaque – mas rapidamente passou à decoração e a outros elementos do grande dia.

Por isso, apostem nesta mistura perfeita entre o minimalismo natural e a pujança do estilo urbano, em paletes de cores que variem entre o verde musgo, o branco e o dourado, além de luzes cálidas para um ambiente mais acolhedor e reconfortante. Nas mesas redondas ou corridas, não esqueçam os centros de mesa com verdura ou os caminhos de verdura decorados com velas e detalhes geométricos e metalizados.

Eco-friendly – A naturalidade nos mais pequenos detalhes

My Portugal Event
My Portugal Event

Outro estilo que tem vindo a ganhar força ao longo dos últimos anos é o eco-friendly. Tendo em conta as novas necessidades ambientais, a ideia é estarem o mais conectados com a natureza possível, indo desde a decoração aos materiais reciclados. Podes fazer vários DIY – como por exemplo os centros de mesa ou as vossas prendas de casamento originais para os vossos convidados. Igualmente, optem por não usar plástico em nenhum momento e escolham motivos naturais para a decoração, como as flores ou a madeira. Para um toque requintado, apostem no minimalismo das toalhas brancas para as mesas.

Mini wedding – O encanto de um casamento intimista

Esta é outra das tendências que vai dar que falar em 2020. Isto porque – e tal como se opta cada vez mais por detalhes personalizados, como um bolo de casamento original, entre outros – a naturalidade e a personalização é algo cada vez mais presente num casamento. Os casamentos com muita gente dão agora lugar às celebrações mais íntimas, onde todos os convidados são verdadeiramente importantes para os noivos.

Desta forma, o casal sente que aproveitou realmente o seu dia com aqueles que mais gosta, sem ter que se dividir ou deixar de dar atenção a todos só porque o seu casamento tem muitos convidados. Igualmente, um casamento intimista é mais acolhedor e personalizado, cheio de detalhes que refletem a personalidade dos noivos acima de tudo.

Informal – Sejam vocês próprios

A naturalidade acima de tudo, e principalmente no dia em que sobem ao altar. Não falamos apenas de optares por um penteado de noiva de cabelo solto, já que há muitos outros detalhes que definem se um casamento é ou não informal. A começar pela vossa atitude – que deve ser descontraída – e a terminar no estilo da decoração. Podem mesmo informar os vossos convidados do tipo de casamento que querem ter, para que possam ter mais liberdade na escolha do outfit. Atenção, um casamento informal não tem porque ser menos elegante.

Pedro Cruz Photography
Pedro Cruz Photography

Podem ter uma decoração cheia de personalidade, casar pela igreja ou ter todos os momentos tradicionais do dia. O segredo está na vossa descontração e na vossa atitude mais próxima com os convidados. Podem inovar na decoração, nas músicas ou mesmo no estilo da cerimónia – sobretudo se casarem pelo civil. Neste tipo de enlaces, existem poucos limites para a vossa imaginação.

Destination wedding – A experiência das vossas vidas

É outra das grandes tendências do momento, e percebe-se porquê. A possibilidade de poder casar num sítio idílico é tentadora e tem vindo a ganhar cada vez mais fans. Por norma, este tipo de casamentos é celebrado fora do vosso país de residência e conta apenas com os familiares e amigos mais chegados. A experiência de casar num sítio exótico, e de viver este momento único com as pessoas mais importantes da vossa vida é algo único. Se estão a pensar optar por este estilo, saibam que toda a organização requer bastante tempo, organização e dedicação da vossa parte, por isso, é sempre importante terem alguém no local que vos ajude com toda a logística e organização do grande dia.

Inspirados com as novas tendências? Sem dúvida de que estes estilos marcarão o ano de 2020. Entre ideias para as lembrancinhas de casamento ou, inclusive, para os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor tens muito por onde decidir. 2020 será o teu ano, aproveita cada momento dos preparativos!