White Valley Film

Depois do pedido de casamento - e de colocar o tão ansiado anel de noivado na dedo - o que vocês mais querem é anunciar a boa nova a toda a família e amigos. Com as redes sociais mesmo à distância de um clique, é natural que queiram comunicar o grande momento através de um post emotivo e encantador. Logo, seguem-se as partilhas de páginas com sugestões de vestidos de noiva ou os pedidos de indicações de sites com as últimas tendências de penteados de noiva. É um facto que a internet é uma ferramenta muito útil e prática, contudo há alguns cuidados a ter quando se trata de partilhar detalhes da vida pessoal... e o casamento não é exceção! Saibam quais os principais cuidados a ter quando anunciam o grande acontecimento das vossas vidas nas redes sociais:

NJmattos

Antes de tudo: vivam o momento a dois!

Antes de irem anunciar aos quatro cantos do mundo que a partir de agora estão noivos, aproveitem os primeiros momentos a dois. Namorem, conversem e troquem impressões sobre o que querem para o vosso dia C. Não há necessidade de partilharem fotos e vídeos para os outros verem. Guardem esta ocasião especial entre vocês e deixem-se envolver pela magia que estão a vivenciar. O mundo tem muito tempo para saber da vossa felicidade e esta altura é vossa e deverá ser recordada para sempre com o afeto e as emoções que vocês merecem.

Anúncio oficial

Os vossos pais, familiares e amigos mais próximos devem ser informados pessoalmente da boa nova. Não é de bom tom que saibam através de um post de facebook ou instagram do passo que vocês decidiram dar. Organizem um lanche ou um jantar onde reúnam essas pessoas e comuniquem em ambiente de festa e familiar a novidade. Com certeza vão querer celebrar convosco tão especial ocasião das vossas vidas e parabenizar-vos pessoalmente com abraços como demonstração do afeto que têm por vós e pela vossa alegria. Se, por algum motivo, algumas pessoas não puderem estar presentes, então façam um telefonema e comuniquem o noivado de viva voz; é sempre mais emocionante e atencioso!

Guilherme Pimenta Productions

Convites tradicionais

Criar um evento no facebook no qual as pessoas confirmam, ou não, a sua presença no vosso casamento não substitui de forma alguma os tradicionais convites de casamento personalizados. Além disso, desumaniza um ato de verdadeira partilha pessoal e retira o prazer que vos dará entregar os convites em mão e perceber, na hora, a alegria que os vossos familiares e amigos terão por quererem viver com eles o dia mais importante das vossas vidas.

O anel...

Evitem os exibicionismos desnecessários. Para vocês este pode ser o mais bonito anel de compromisso do mundo, mas nem toda a gente poderá ser da mesma opinião. Não publiquem fotos que evidenciem o acessório mais importante do momento nas vossas vidas e não façam grandes descrições da peça em questão. O ideal é colocar uma foto das vossas mãos em que o anel é apenas o detalhe que marca a diferença. Podem adicionar uma legenda simples que dará toda a informação como “Sim!”. Toda a gente perceberá que estão a viver um momento muito feliz e enviar-vos-á os parabéns sem criar desânimos e comentários desagradáveis. Lembrem-se que a vossa privacidade é a vossa salvaguarda.

Cláudio Noy Fotografia

Responder às mensagens

Dizem as regras de etiqueta e boa educação que devemos responder sempre a todas mensagens que nos são endereçadas. Neste caso não é exceção. A partir do momento que o vosso noivado é público vão começar a chover mensagens privadas e comentários de amigos, familiares e conhecidos que vos querem parabenizar e desejar felicidades. Por muito tempo que isso vos possa tomar, respondam a todas elas. Afinal, as pessoas retiraram um pouco do seu tempo para vos congratular e um agradecimento personalizado é o mínimo que podem fazer. Vocês é que se colocaram como o centro das atenções quando fizeram o comunicado e agora há que saber lidar com a situação...

Revelar detalhes

Nem todos os passos que dão para preparar o dia C têm que ser comunicados nas redes sociais.  É verdade que estão muito entusiasmados com tudo o que se está a passar, mas tudo o que é demais enjoa e não vão querer massacrar os vossos amigos com todos os passos que estão a dar para a concretização do vosso dia especial. Além disso, é bom guardarem alguns detalhes para o próprio dia ou não haverá qualquer fator surpresa para quem vai e até para quem não vai. Não há qualquer vantagem em revelar se a cerimónia terá uma orquestra ao vivo, ou se o topo do bolo de casamento vai ser personalizado ou não.

Carlos Pimentel - Wedding Photography

Evitem ferir suscetibilidades...

É natural que a maioria das pessoas que vocês conhecem queiram fazer parte deste grande momento e dos preparativos. Contudo, isso não só não é possível como não é exequível. Na verdade, escolher os padrinhos e as damas-de-honor é algo muito envolvente e enternecedor e após a decisão tomada há uma vontade expressa de revelar a todos quem são os vossos eleitos. Ainda assim, é conveniente serem sóbrios e terem alguns cuidados neste aspeto. Há muita gente que gostava de fazer parte do vosso casamento, como aquele amigo do liceu que vocês não vêm há mais de 10 anos, daí que se puderem guardar, para um círculo íntimo, as pessoas que escolheram para desempenhar estes papéis estarão a proteger-vos  vocês próprios e aos eleitos. Todos sabemos que as redes sociais são um bom local de partilha, mas são também um local onde as invejas surgem de forma descuidada e muito desagradável.

Mariana Carmona Fotografia

Se utilizadas com cuidado e ligeireza, as redes sociais poderão ser um dos vossos melhores aliados no anúncio e preparação da vossa Boda. Através delas poderão descobrir as prendas de casamento com que pretendem agradecer aos vossos convidados a presença no grande dia ou até descobrir a cake designer que vai criar o vosso bolo de casamento. Sejam moderados e tenham consciência social para evitar mal entendidos e situações dúbias. A ideia é conversar sobre o dia mais importante das vossas vidas.