Filipe Santiago Fotografia

Passada a azáfama da entrega dos convites de casamento, da busca do vestido de noiva perfeito e de todo o empenho em conseguir umas lembrancinhas de casamento à medida dos convidados, é importante definirem quanto querem gastar com a lua de mel. Felizmente, é cada vez mais fácil encontrar destinos low cost onde podem passar uns dias maravilhosos sem arruinar a carteira! Querem conhecer cinco opções que estão a dar que falar? Então tomem nota: 

1. Portugal de norte a sul

Que tal uma viagem de norte a sul por um dos países mais bonitos e românticos da Europa? Por vezes, o casamento ultrapassa o orçamento (seja por um bolo de casamento original que vos apaixonou ou por outro motivo qualquer) e a lua de mel tem que ficar adiada... Mas isso não significa que não possam viver uma viagem diferente e muito romântica. O nosso país esconde recantos únicos e ter a oportunidade de desfrutar de tantas culturas variadas numa só viagem é uma experiência única. Desde explorar a zona do Douro e de Trás-os-Montes, com as suas muitas casas rurais e recantos escondidos, descer pela costa até ao Porto, Aveiro e Coimbra, parar em praias como Nazaré, Foz do Arelho ou Ericeira, rumar à capital Lisboa e entrar finalmente no sul do país, há muito por fazer e descobrir...! O turismo rural ganha força por Portugal e proporciona aos seus visitantes momentos de pura desconexão e relax. Se preferem explorar o sul, não deixem de visitar a praia da Comporta, fazer um desvio até Évora e visitar o Templo de Diana e seguir pelas praias do Alentejo (tais como Porto Covo ou Odeceixe) até ao Algarve. Uma vez chegados a Vila Real de Santo António, e caso ainda tenham dias, percorram a costa do Sol até Cádiz. Vai ser inesquecível! 

2. Explorar os Açores

Os Açores são considerados a pérola do Atlântico e os motivos são mais que evidentes. Este arquipélago português destaca-se pelas suas fantásticas paisagens e pelas características únicas de cada ilha, que desprendem magia desde o primeiro momento. Mas atenção: não têm de visitar todas as ilhas durante a vossa lua de mel! Caso prefiram, podem restringir-se às principais, São Miguel e Terceira, onde podem apreciar algumas paragens obrigatórias, como a Lagoa das Sete Cidades e as piscinas naturais dos Biscoitos. Caso sejam um casal aventureiro, optem pela Ilha do Faial e das Flores. Vão ficar rendidos às suas paisagens! Sem dúvida, uma viagem low cost ao de mais bonito que Portugal tem para oferecer!

3. África low cost: Marraquexe

Marraquexe é um destino mágico para os recém-casados. Os seus palácios, jardins e mesquitas apaixonam qualquer um à chegada a esta África tão diferente e especial. A vossa primeira visita pela cidade deve ser à Praça Yamaa Fna onde, se vão de manhã, poderão encontrar encantadores de serpentes. A Madersa Ben Youssef, uma escola muçulmana, irá surpreender-vos pela sua arquitetura, assim como os túmulos Saadianos na Medina. Outra ponto de visita obrigatório é o Zoco, ideal para passear entre os seus labirinto de ruelas e admirar as lojas de tintas, seda, algodão, ou das tradicionais babuchas. FInalmente, não percam a Mesquita Koutoubia e o Palácio da Baía, com os seus oito hectares de edifícios e jardins.

Mais ideias? A Mamounia é um desses lugares que nunca se esquecem, ainda que possa ser um pouco dispendioso. Caso possam permitir-se a um capricho merecido durante a viagem, não deixem de aproveitar as massagens relaxantes ou almoçar nos maravilhosos jardins do local. Para terminar este dia de sonho, escolhe um dos teus muitos vestidos de cerimónia curtos pensados para a ocasião, e organiza um romântico jantar debaixo das estrelas no terraço do hotel Sultana, escondido na Kashbah.

Club Med Portugal

4. O paraíso da Bulgária

Tal como um vestido de noiva curto, talvez a Bulgária não seja o destino mais óbvio para passar a lua de mel, mas não é por isso que não deixa de surpreender. Tanto as praias do Mar Negro como as estâncias de ski, fazem deste país um destino acessível a ter em conta em qualquer época do ano. Na sua capital, Sófia, não deixem da passear pelo seu centro histórico e conhecer as maiores atrações da capital búlgara: a catedral ortodoxa Alexander Nevski, a praça de Sveta Nedelya, a rotunda romana de São Jorge, a Universidade Climent Ohridski e a Galeria Nacional de Arte (e antiga residência dos czares). 

Para os mais aventureiros, porque não alugar um carro e perderem-se pelos encantos deste país dos Balcãs? A 130km de Sófia, não podem perder o Mosteiro de Rila, o principal e maior centro de cultura cristã ortodoxa búlgara do país. Em Plovdiv, encontrarão uma das cidades mais pitorescas e típicas do país, com o seu bairro renascentista e edifícios do século XVIII e XIX. A cereja no topo do bolo? As praias do Mar Negro, que são um verdadeiro paraíso na Europa de Leste. Albena e os seus resorts estão rodeados de verde. Cacao é uma das praias mais jovens e animadas, com os seus bares e festas animada durante o verão. Já Golden Fish, situada na estrada para Burgas, é normalmente frequentada por surfistas e é relativamente tranquila.

5. Ásia: a magia do Cambodja

Para os que procuram uma lua de mel económica q.b, a Ásia é o melhor destino para conhecer novas culturas e viverem uma viagem de sonho. De todos os países, talvez um dos mais em conta seja o Cambodja. Aqui a naturalidade reina, pelo que podes usar todos aqueles penteados apanhados em estilo despenteado que viste, sem te preocupares muito com a estética. Angkor e os seus preciosos templos vão apaixonar-vos desde o primeiro momento. Entre os principais estão Angkor Wat, o Terraço dos Elefantes, o terraço do Rei Leproso e Sras Srang. A sua capital Phnom Penh é o centro político do país graças à sua privilegiada localização, entre os rios Tonlé e Mekong. Não deixem de se misturar com toda a sua cultura e energia pelas suas frenéticas ruas e visitar o Palácio Imperial banhado pelo rio Mekong, assim como todos os seus edifícios emblemáticos.

Para desconectar, a ilha de Koh Rong e as praias de Sihanoukville são ideais. Areias brancas, águas cristalinas e poucos turistas: este lugar é um pequeno paraíso na terra. Em Siem Reap, não deixem de visitar pequenas maravilhas como o Museu Nacioal, o Wat Bom ou o santuário de Ya Tep. E, caso decidam fazer a volta ao Lago Thonle Sap, não deixem de passar por aldeias e cidades como Kompong Thom, Battamband ou o Kompong Chan.

Qual é a vossa opinião sobre estes destinos? Se já têm uma ideia do destino da vossa lua de mel, não deixem de programar tudo com a máxima antecedência para não passar o orçamento que estipularam. Não se esqueçam que têm outros gastos com o casamento, tais como o bolo de casamento ou mesmo os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor, assim que quanto mais rápido escolherem o vosso destino, melhor! Vai ser incrível!