O rosto é o nosso cartão de visita e, quanto melhor estiver a tua pele, mais feliz te vais sentir! A pele oleosa é um dos tipos menos comuns e é também das que suscita mais medos e insegurança às noivas. Se já escolheste o penteado de noiva e o vestido de noiva e queres agora definir a maquilhagem perfeita para o teu look, deves começar o quanto antes a ter atenção a este aspeto! A tua dieta, a ingestão de água, o stress e o exercício físico são determinantes para a saúde não só física como mental, o que se vai refletir bem na pele. Seja ela mais ou menos reativa a estes fatores, se a pele oleosa é um pequeno problema em que pensas desde que tens o anel de noivado, está na hora de desmistificar todas as ideias. Anota estas conselhos e mete mãos à obra: 

João Patrício Photography
João Patrício Photography

1. Encontra os produtos adequados

Se tens a pele oleosa, certamente já pensaste que não aplicar nenhum hidratante era a melhor escolha, uma vez que, assim, não vai criar mais oleosidade. Mas a verdade é que não há nada mais errado do que essa ideia! A pele precisa de hidratação constante, caso contrário, irá produzir muito mais oleosidade e vais acabar por obter o efeito oposto àquele que pretendias. Todos os tipos de pele precisam de produtos adequados, e a tua não é exceção! Aconselha-te junto de um dermatologista acerca de quais os produtos que deves utilizar e aqueles ingredientes que deves evitar, mas sem nunca deixar os cuidados do rosto para segundo plano.

2. Cria a tua rotina

Limpar, tonificar e hidratar… costumas ter algum tipo de rotina depois de tirar o vestido de cerimónia curto e toda a maquilhagem? Um regime de pele consistente é o próximo passo após encontrares os produtos que melhor resultam contigo, e deves procurar iniciá-lo com o máximo de antecedência possível. Procura também esfoliar o rosto com alguma frequência, fazer máscaras consoante a necessidade da pele e qualquer tratamento estético antes do dia C!

3. A importância da base

A maquilhadora certa vai ajudar-te a encontrar os produtos com os quais terás o melhor resultado. Contudo, nunca é demais lembrar que a tua pele deve ser preparada como se de uma tela se tratasse, e que a base é um dos elementos mais importantes de qualquer maquilhagem. Lidar com uma pele oleosa significa optar por bases de acabamento mate e de longa duração para o dia em que trocas alianças de casamento no altar. Embora as de acabamento luminoso e mais natural te possam agradar para o dia a dia, lembra-te que o casamento será intenso... e a última coisa que queres é que a maquilhagem derreta com o calor das luzes na pista de dança, não é?

4. Previne os brilhos

Porque basta estar uma temperatura um pouco mais elevada, emocionares-te com um discurso ou com as alianças de ouro branco ou simplesmente o passar do tempo para que se notem alguns brilhos na zona T certifica-te de que estás sempre prevenida. Guarda na casa de banho ou encarrega uma das damas de honor de transportar sempre lenços anti brilhos para maquilhagem, um pincel e um pó matificante e um spray finalizador de efeito mate, para que o brilho não te ofusque nas fotografias!

5. Cuidado com o iluminador

Adoras aquele efeito natural e iluminado e, a juntar ao penteado com tranças que escolheste, parece mesmo ser o que melhor complementa o teu visual! Não há qualquer problema em optar por uma maquilhagem de aspeto mais leve e natural no grande dia se tens a pele oleosa. Há, no entanto, que ter alguns cuidados para garantir que o brilho saudável que levas na pele se mantém e não te dá um ar artificial. Para o conseguir, certifica-te de que bebes, no mínimo, um litro e meio de água por dia e preparas bem a pele, com tónico, sérum, creme hidratante e primer adequado. No que toca à maquilhagem, opta por um iluminador em líquido ou em creme aplicado em pontos estratégicos – no topo das maçãs do rosto, no arco delicado dos lábios e no canto interno dos olhos. Por serem zonas que não ganham oleosidade facilmente, não será necessário que fixes o iluminador com um produto em pó, contribuindo assim para um look mais natural!

Vera Santos - Make Up
Vera Santos - Make Up

Tens a pele oleosa e não sabes o que fazer? A beleza vem de dentro e, como tal, o primeiro passo é garantir que segues uma alimentação adequada e que usas os produtos mais indicados para as tuas necessidades. Lidar com pele com tendência oleosa pode ser complicado na altura de escolher vestidos de cerimónia e a melhor maquilhagem para durar o dia inteiro, uma vez que este é um dos principais receios das noivas. Se fores suscetível a desenvolver acne ou a ter zonas com oleosidade excessiva, aconselha-te junto do teu dermatologista!