Casa da Praia
Casa da Praia

Depois do pedido de casamento - e de mostrar o anel de compromisso a toda a gente -, os noivos começam a definir alguns pormenores do dia C, da data ao estilo de decoração. Nesta linha, uma das primeiras decisões a tomar prende-se com a escolha da paleta de cores do enlace. Esta deve estar presente nos convites de casamento, nos centros de mesa, nos cantinhos mais especiais e até nos acessórios dos vestidos de cerimónia. Posto isto, e tendo em conta o quão importante é acertar nas tonalidades oficiais do evento, reunimos algumas dicas infalíveis para conseguir uma wedding palette perfeita. Tomem nota!

1. Considerar a estação do ano

Acreditem: a data que consta nos vossos convites de casamento originais pode ser o ponto partida para escolher a decoração do dia C. Se se casam no outono, os tons alaranjados, o castanho, o dourado e o granate são excelentes opções. Por outro lado, se se casam na primavera, nada como optar por uma paleta de cores suaves, onde o rosa millennial, o azul e o bege estejam em destaque. Para casamentos no verão, o amarelo, o azul, o turquesa e o coral são perfeitos. Finalmente, para os que escolheram a estação fria para trocar as alianças de casamento, os metalizados são um perfect match, assim como o vermelho, o branco e o verde esmeralda.

Sempiterne Fotografia
Sempiterne Fotografia

2. Estar em harmonia com o recinto 

Tão importante quanto a estação do ano é a identidade visual do local onde cortarão o vosso bolo de casamento original. Se se casam numa quinta rústica, onde a madeira esteja em destaque, escolham cores típicas do estilo campestre para o vosso dia. Se se casam num local com azulejos ou paredes pintadas de uma cor específica, tentem encontrar uma paleta que a inclua, de forma a que a todos os elementos estejam em harmonia. Em suma, considerem as cores do recinto que escolheram - dos móveis às paredes - e escolham tonalidades compatíveis com a identidade visual do mesmo.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

3. Pensar na temática

Considerada a estação e as características do recinto do copo de água, está na hora de pensar noutro pormenor: a temática do dia C. É certo que nem todos os casais querem ter um enlace temático, mas, para os que aspiram recriar uma festa dos anos 20 ou apostar numa decoração repleta de referências à sétima arte, esta é uma questão a considerar. Exemplos? Se gostavam de ter um casamento inspirado no mundo medieval, devem escolher uma paleta de cores escuras com toques de dourado/prateado. Por outro lado, se querem ter como inspiração o universo shabby chic ou até Alice in Wonderland, não podem prescindir do rosa, do azul claro e do verde musgo. 

Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia

4. Escolher uma cor base

Do mesmo modo que a tonalidade do vestido de noiva rendado vai ditar a escolha dos acessórios e dos sapatos, também é importantíssimo escolher uma cor base que sirva de "fio condutor" para a restante decoração. O nosso conselho é que, sempre que possível, escolham uma cor base delicada e neutra - como o rosa blush, o pêssego ou o bege - e que esteja seja acompanhada, como muito, por mais duas ou três cores.

Boris the Cat - Wedding Photography
Boris the Cat - Wedding Photography

5. Um toque de personalidade

Todas estas dicas são importantes, mas sejamos sinceros.... o que realmente importa é o vosso gosto pessoal! Se querem um casamento que seja um espelho da vossa personalidade, escolham uma paleta de cores que vos faça justiça - e que vos fique bem! Lembrem-se que, muito provavelmente, as cores oficiais do vosso dia C também estarão presentes em alguns detalhes dos vossos visuais - na gravata, no bouquet, nos sapatos, etc -, pelo que é recomendável que optem por aquelas com que mais se sentem cómodos e identificados. 

Bravo - Fotografia e Vídeo
Bravo - Fotografia e Vídeo

6. Em caso de dúvida, keep it simple!

A tendência minimalista está em altas, assim como a filosofia "less is more". Portanto, se não conseguem encontrar um jogo de cores com que se sintam satisfeitos, apostem na simplicidade! Branco com apontamentos greenery, uma paleta com efeito ombré de uma única cor, ou um contraste sutil de blush e champagne... As opções são muitas e todas elas garantem a elegância.

Do topo do bolo de casamento ao bouquet que complementará o vestido de noiva, são muitos os pormenores que podem - e devem - ter as cores oficiais do dia C. Com isto em mente, torna-se obvio que acertar na paleta do dia C é essencial para conseguir um evento aprimorado e cheio de personalidade. Em conclusão, embora existam imensas tendências que podem seguir, o importante é que encontrem uma combinação harmoniosa e que vos represente. Já sabem como será a vossa?