Vestidos de gala compridos, vestidos curtos de verão ou modelos de estilo retro e com padrões… o vermelho é, sem dúvida, a cor mais icónica, feminina e sexy para um vestido! Ela dá ainda mais intensidade ao tom de pele moreno e realça a delicadeza de uma tez mais clara. Dá um toque ainda mais clássico a determinados penteados de noiva e, quando usado na maquilhagem, é o statement perfeito para que te sintas atrevida e arrojada. Pronta para conhecer os vestidos de cerimónia mais marcantes para a estação? 

O glamour dos vestidos longos

No verão, o linho é o tecido dominante e os vestidos de cerimónia curtos e estruturados saem de cena para dar lugar a modelos longos e esvoaçantes. A intensidade do vermelho estende-se assim por todo o corpo, em modelos soltos e leves que não definem a forma do corpo. Alguns modelos de Carla Ruiz e Maria Grazia Severi são exemplos perfeitos desta tendência, que prioriza o conforto e a mobilidade. Para o outono-inverno, os tecidos mais estruturados são um must! Deste modo, os modelos longos propostos por Rosa Clará são perfeitos para os enlaces da próxima estação, assim como os arrojados vestidos de Susanna Rivieri.

Decote halter vs ilusão

O vermelho é uma cor elegante por si só. Quando utilizada na maquilhagem sob a forma de batom ou eyeliner, quando escolhes um acessório vermelho para o teu penteado apanhado ou quando o esmalte das unhas tem esta cor. Quando a isso juntamos um decote delicado e feminino, faz-se a combinação perfeita! O decote halter, moderno e arrojado, é o preferido da convidadas mais ousadas. No outro campo temos o decote coração, o enigmático decote ilusão ou o decote ombro a ombro. Um decote que evidencie o pescoço e os ombros alia delicadeza e sensualidade e é o expoente máximo de um vestido de festa vermelho.

Saia midi e padrões

A tendência dos vestidos e saias midi , tão célebre nos anos 50, veio para ficar! Vestidos que assentam a baixo do joelho (como o proposto por Purificación García ou Marfil Barcelona) são ideais para a meia estação ou para a chegada do tempo frio. Aqui sim, vale a pena apostar num penteado semi preso e num sapato único e que marque a diferença no look, sobretudo se adoram aquele estilo vintage. Os padrões são também uma grande aposta dos criadores, que criam textura e dimensão nos tecidos ao juntar desenhos e formas, resultando em vestidos de cerimónia densos e enigmáticos. 

A magia do dourado

E para os acessórios, não pensem duas vezes! O dourado contrasta com a riqueza do encarnado e o seu brilho realça a maquilhagem e o tom de pele! Para vestidos com grandes padrões, as jóias devem ser poucas e minimalistas. Colares com pendentes finos e delicados, anéis e brincos pequenos dão aquele toque de elegância tão súbtil que um vestido vermelho precisa para se completar e destacar na multidão! E se escolheste um penteado com tranças, não te esqueças de usar ganchos ou um travesseiro a rigor!

Já recebeste aquele tão aguardado convite de casamento e não sabes o que vestir? No estilo mais adequado e combinado com os acessórios certos, um vestido vermelho é uma aposta ganha! Inspira-te com a nossa seleção e diz-nos qual é o teu favorito! Talvez tenhas ideias para ajudar a tua amiga com o seu vestido de noiva!