Diana Nobre Fotografia

Os convites de casamento já foram enviados e os preparativos vão de vento em popa. Segundo consta, a noiva até já escolheu o seu vestido de noiva e os acessórios para o grande dia! Existirá então melhor momento para começar a tratar da lua de mel? Dificilmente! Mesmo que ainda não tenham escolhido o destino que servirá de prenda de casamento, leiam este artigo e descubram os 10 passos que devem seguir para uma viagem de sonho! 

RicardoMarta photography

1. Antes de tudo: orçamento

Do mesmo modo que estabeleceram um orçamento para o casamento (incluindo tanto o vestido de noiva Rosa Clará com que a noiva sempre sonhou e um bolo de casamento original), devem estipular um limite para a vossa lua de mel. Se têm um orçamento folgado, podem sonhar com qualquer tipo de destino. Pelo contrário, se estimam que já vão gastar demasiado com os presentes de casamento, ponderem destinos mais económicos ou comecem a averiguar as promoções da temporada. De certeza que vão encontrar opções fantásticas que nunca vos passaram pela cabeça!

2. Definam quanto dias deve durar a viagem

É obvio que precisam de mais dias para visitar a Austrália do que para fazer uma road trip pelas Cinque Terre. Mas é importante que definam, aproximadamente, quantos dias querem dedicar à vossa lua de mel. 5 dias, porque têm um negócio para gerir? 2 semanas? Ou será que o que querem mesmo é estar um mês fora? Uma vez que tenham este ponto definido, vai ser muito mais fácil passar ao seguinte...

3. Façam um TOP 3 de destinos

Para muitos casais, a parte mais difícil é escolher o destino... afinal, não é todos os dias que se vai de lua de mel! Por ser a primeira viagem que fazem como casados, é normal que tenham imensas expectativas e que queiram acertar na escolha perfeita. Para facilitar a decisão, aconselhamos-vos a coincidir em 3 destinos que vos agradem. Visitem a vossa agência de viagens e peçam um orçamento aproximado para cada destino. 

4. Pros & Contras

Uma vez que tenham os orçamentos aproximados dos três destinos, chegou o momento de decidir. Para facilitar o processo, façam uma lista de pros e contras de cada opção. Ir aos Açores é mais barato, mas é muito provável que faça mau tempo no mês em que pensam ir? Punta Cana tem uma oferta fantástica, mas não vos apetece passar tantos dias num resort? Apontem todos estes sentimentos e verão como, instintivamente, vão coincidir com o destino ideal! Para oficializar a escolha, só têm de comprar os bilhetes!

5. Seguro, visto, vacinas...

Esta é a parte mais aborrecida, mas também a mais importante. Confirmem que têm tudo em ordem para embarcar nesta viagem: seguro médico, as vacinas necessárias, o passaporte válido, etc. A vossa agência de viagens vai ajudar-vos com este ponto, sobretudo se viajam para fora da Europa. 

Travel With Lolita

6. Contratação de serviços

Caso ainda não tenham escolhido um Hotel, chegou o momento de começar a ver opções! Se optaram por uma road trip ou por uma viagem de comboio com destino incerto, o ideal é que reservem as duas primeiras noites, como mínimo. Também convém que comecem a estudar o vosso destino e a determinar que outros serviços querem contratar. Precisam de um guia? De um transfer para o aeroporto? Querem visitar um museu super concorrido? Definam estes pormenores o quanto antes! 

7. A moeda e outros pormenores

Se a moeda do destino eleito não for o euro, informem-se se é mais rentável fazer o câmbio antes ou no próprio sítio. Do mesmo modo, verifiquem como são as tomadas elétricas do país para onde vão e se precisam de comprar adaptadores. 

8. Pesquisar 

Se querem aproveitar ao máximo o vosso destino, comecem a pesquisar! Hoje em dia existem imensos sites especializados que podem ajudar-vos a descobrir os melhores restaurantes e lojas, assim como a agenda cultural da região. Quem sabe se não vão coincidir com um festival gastronômico ou com uma exposição única de um artista local? 

9. Fazer a mala

Embora ainda faltem alguns meses para a vossa lua de mel, o ideal é que comecem a elaborar uma lista com todos os items que querem levar. Assim, quando chegar o dia de fazer as malas, vai ser muito mais fácil evitar o sentimento de "estou-me a esquecer de qualquer coisa"...

10. Preparar-se para a viagem 

Do mesmo modo que o casamento começa com o anel de compromisso, a lua de mel começa no momento em que saem de casa. Portanto, preparem-se para a aventura que estão prestes a iniciar! Se vão viajar muitas horas de avião, talvez precisem de levar uma almofadinha ou alguns livros para entreterem-se. Se vão viajar de carro, lembre-se de levar água, comida, e de descarregar uma App para encontrar bombas de gasolina!

Ricardo Meira

Inspirados? Então contem-nos quais são os destinos que apontaram no vosso TOP 3! Se ainda nem começaram a pensar na lua de mel, façam uma pausa na busca das lembrancinhas de casamento ideais e das alianças de casamento e imaginem-se na vossa primeira viagem de casados. Afinal de contas, não faz mal sonhar!