Profoto

Casar no verão implica teres, à partida, bom tempo, convidados mais descontraídos e dias maiores para desfrutar. Há, no entanto, pormenores a ter em conta, se escolheste esta época do ano para casar.

O visual

VEMA Photography

Em relação ao visual da noiva, existem percalços que costumam acontecer no verão, especialmente se não estiveres preparada. O mesmo se aplica às convidadas, claro!

1. Se não te quiseres transformar num coala no dia do teu casamento, tem em conta que a maquilhagem deve ser resistente à água. Com o calor a tendência é de transpirar mais e borratar os olhos.

2. Também os pés têm de ter um cuidado especial. Existem dois problemas a prevenir: no verão os pés incham mais, portanto tem isso em consideração quando fores escolher os sapatos. O outro é a transpiração que pode levá-los a ficarem colados e desconfortáveis. Passa um spray ou gel para que isso não aconteça.

3. No que diz respeito a penteados, o melhor é optar pelos que não te façam calor (talvez um apanhado ou penteado semi preso). Com a humidade, o efeito frizz é também mais provável, por isso usa um produto que o evite.

4. Ainda no penteado, talvez seja prudente não levares flores naturais no cabelo (podem murchar e o efeito não é muito agradável à vista).

5. Se o teu casamento é ao ar livre, não te esqueças de aplicar protetor solar, especialmente na zona no nariz. 

Convidados

Denis Ryazanov Photography

Também os convidados necessitam de algumas atenções especiais nos casamentos de verão. Apesar de estarem habituados, há maneiras de tornar o vosso casamento mais refrescante!

6. No verão há tendência a beber mais, pelo que tenta disponibilizar o máximo de variedade de bebidas refrescantes. Como também se bebem mais bebidas alcoólicas, tenta sensibilizar as pessoas que as servirem para não haver demasiados excessos.

7. É natural que com o calor os convidados fiquem mais cansados. Assim, uma festa com alguns momentos de pausa é o ideal para ninguém ficar esgotado.

8. Não te esqueças de providenciar sombras suficientes, recantos mais frescos (especialmente para os convidados com mais idade e crianças).

9. E porque não servir-lhes um refrescante gelado numa das pausas da festa?

Organização do casamento

Para organizar um casamento no verão com um mínimo de contratempos, podes ter em conta as seguintes sugestões:

10. Reserva o espaço e fornecedores com mais antecedência. Como é a época alta dos casamentos, é mais provável que a disponibilidade seja reduzida.

11. No que respeita à decoração, se vais usar flores, prefere as que resistam mais ao calor (a tua florista poderá aconselhar-te). Também podes usar outros elementos decorativos que não sofram com a temperatura elevada (tecidos, globos de papel, sparkles, máquinas de bolas de sabão…).

12. Experimenta reservar uma sessão fotográfica para o final do dia (muitas vezes faz-se antes da refeição, mas se conseguires deixar uma parte para quando o tempo estiver mais fresco vais sentir-te mais confortável).

13. E para as lembranças podes sempre dar as que forem mais úteis para dias de sol: óculos de sol personalizados, leques de papel ou tradicionais, garrafas de água cujo rótulo esteja de acordo com o tema do casamento, chapéus (de palha, ao estilo “sombrinha” ou até bonés para um estilo muito descontraído).