Pint´art
Pint´art

É e sempre será um dos complementos indispensáveis do look e, a par do vestido de noiva, é sem dúvida o que suscita mais interesse. Mas neste campo, os gostos variam… curto e leve para casamentos celebrados ao ar livre e para que seja mais prático a cortar o bolo de casamento? Ou longo e impactante, para que junto das convidadas e dos seus vestidos de cerimónia se torne um ícone e pinte um quadro real do dia C? Na dúvida, confere…

Cerimónias matinais

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Quando os noivos trocam alianças de casamento de manhã, quando se trata de um casamento seguido de um brunch ou de uma cerimónia civil, o ideal é optar por um véu curto ou blusher. A combinar com um vestido de noiva simples – mais curto ou comprido conforme a formalidade que desejem dar ao evento – um véu bonito sem ser excessivo será o complemento perfeito para o look de noiva.

Casamentos religiosos

Para cerimónias celebradas na igreja ou casamentos que, embora religiosos, não são propriamente muito formais, a opção ideal é usar um véu mais largo, que caia até aos cotovelos ou mesmo que cubra a ponta dos dedos quando os braços estejam estendidos, dando ocasionalmente um vislumbre da aliança de ouro branco. Este tipo de véu é o mais comum e versátil de todas as propostas que aqui apresentamos, sendo discreto, mas visível o suficiente para causar o mínimo impacto, complementando um look romântico.

Eventos de gala

Hexafoto
Hexafoto

Adivinhaste… os véus longos ou muito longos são precisamente reservados para os casamentos muito formais, onde o dress code pede vestidos de gala compridos e nada é deixado ao acaso. Mas como são pesados, impactantes e dificultam moderadamente os movimentos, estes véus são normalmente retirados pela noiva após a cerimónia, optando por um look mais leve para que possa dançar e movimentar-se sem restrições durante o copo de água.

Propostas inovadoras

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

Para a noiva chic, irreverente e alternativa, nada como um complemento como este para se destacar no seu dia C. Cada vez mais os birdcage estão na moda e proporcionam um look vintage digno do velho cinema. Trata-se de uma proposta perfeita para as que querem usar véu, mas sem renunciar à comodidade.

E para as mulheres mais ousadas, usar um chapéu com um adereço em tule que cubra parcialmente o rosto ou uma headpiece como tiara de diamantes, travesseiro ou coroa de flores são o complemento ideal consoante o vestido que decides usar. Ainda que não se trate de um véu, é sem dúvida um acessório statement que faz as vezes deste adereço tão tipicamente nupcial

Hexafoto
Hexafoto

Apesar de algumas noivas optarem por prescindir do tradicional véu, ainda são muitas as que são fiéis a esta tradição e escolhem adereçar o seu look com este icónico complemento no seu grande dia. Mas mais do que adequar o anel de noivado ao pedido, importa saber que véu utilizar em cada estilo de casamento. A hora do dia, a refeição que se segue, o tipo de vestido e a formalidade do evento são condicionantes que não devem constar apenas dos convites de casamento, mas que influenciam fatores como este. Qual a tua escolha?