Bar aberto é sinónimo de diversão e animação toda a noite! Afinal, quem não gosta de estar descontraído rodeado de amigos a dançar numa noite quente com um cocktail na mão? Álcool não pode faltar até que o DJ saia da pista de dança e cortem o bolo de casamento! Bebidas de verão, vinhos, cocktails frescos e cervejas artesanais… o álcool é um ótimo condimento para o convívio e não há melhor do que um casamento e um vestido de noiva para celebrar de copo na mão! Mas, antes que pensem que um open bar é a solução para todos os vossos problemas, já pensaram nos desafios que acarreta? Mais do que decidir o tipo de álcool e a quantidade a servir, há muitos outros fatores a ter em mente. Toda a informação deve vir no convite de casamento, por isso, se querem um open bar infalível, não percam todas as dicas para o sucesso!

Cocktail Emotion

1. Útil e agradável

Qual a faixa etária predominante do vosso casamento? Os vossos amigos apreciam uma boa conversa de copo na mão? De certeza que esta não é a primeira vez que vão ver as vossas convidadas com vestidos de gala compridos e a beber? Antes de tomar a decisão, certifiquem-se de que esta é uma escolha segura e de que todos se vão divertir! E não se esqueçam que, sempre que possível, o bar deve ficar próximo da pista de dança.

2. Qual o estilo do vosso casamento?

Vais casar durante o dia com um penteado com tranças e um vestido romântico ou a vossa cerimónia é mais tardia e optaram por um estilo mais formal? Casamentos diurnos tendem a ter um menor consumo de álcool e o cálculo da quantidade de bebida é feito de acordo com o perfil e o número de convidados. 

3. À hora H

Ter um evento com tantas opções de bebidas e misturas diferentes do início ao fim da festa é imperdível – e é essa a principal vantagem do open bar! O bar deve ser montado com um mínimo de duas horas de antecedência, para que consiga aparecer na fotografia sem centenas de convidados e para que não deixe ninguém com sede à espera.

Quinta da Morgadinha

4. Tudo incluído?

Antes de se decidirem por um open bar, devem saber tudo aquilo a que têm direito. Geralmente, ele deve incluir o básico: 2 ou 3 marcas de cervejas, 2 ou 3 opções de vinhos, bebidas licorosas como whiskey, bourbon, vodka, cachaça, rum, gin, scotch e tequila e, claro, as bebidas para misturar, como sumos de fruta, água tónica, refrigerantes. Ah, e sem esquecer os pequenos aperitivos como queijos, bolachinhas salgadas, frutas, azeitonas e algumas plantas aromáticas. Estes ingredientes dão-vos uma infinidade de opções de cocktails e, a partir daqui, podem diversificar a vossa escolha e adaptar o vosso bar ao estilo do casamento!

5. As precauções

Já sabemos que os excessos acontecem, sobretudo num evento como este em que os convidados se querem divertir até cortar o bolo de casamento original. Mas para que nada descambe no vosso dia C, é importante que estabeleçam algumas regras à partida – especialmente com o bartender. Um open bar é uma sensação de liberdade e descontração, e vocês não querem retirar isso aos convidados, por isso, o melhor é falar com o profissional encarregue do bar: podem pedir-lhe que deixe de servir algum convidado que já se encontre num agravado estado de embriaguez, podem proibir os shots, etc. 

6. A relação perfeita

Acima de tudo, vocês querem contratar profissionais que estejam ao vosso ritmo e partilhem as mesmas ideias, por isso não se preocupem se não for amor à primeira vista! É muito importante que contratem alguém em quem confiam para uma tarefa desta importância! Tal como fizeram na hora de escolher o sabor e topo do bolo de casamento, tirem todas as dúvidas em relação à quantidade de bebidas e certifiquem-se de que há quantidade suficiente em stock para enfrentar qualquer desafio!

Bartending Project

Já tomaram a vossa decisão? Ter um open bar no vosso casamento é garantia de diversão e satisfação para todos os convidados, mas também acarreta algumas responsabilidades. Se já tinham essa certeza desde que tens o anel de noivado, chegou a altura de procurar os melhores fornecedores! E se já deste o nó e dançaste até de madrugada com um vestido de cerimónia, partilha connosco as tuas melhores dicas!