Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Uma pele perfeita, sedosa e macia… não é o que todos queremos? Se o anel de noivado é o primeiro passo para começar a pensar em todos os tratamentos de corpo e de beleza para te fazer sentir ainda mais radiante no vestido de noiva, está na hora de caprichar. Hoje falamos de todos os benefícios da exfoliação corporal, uma técnica que melhora a aparência e saúde da pele! Se já enviaram os convites de casamento, torna-te uma expert neste tema!

O que é?

Exfoliação é uma forma de peeling natural que prepara a pele para receber melhor o sol e outros produtos. O produto exfoliante é espalhado de forma uniforme, normalmente através de movimentos circulares, e o seu poder abrasivo retira as células mortas, resultando numa pele mais suave. Este método é o mais indicado para fazer antes de grandes eventos ou da lua de mel. Se vão trocar alianças de casamento na praia, por exemplo, o ideal é que o façam pelo menos três dias antes, para que não sofra com a ação do sol. Após a exfoliação, é realizada uma massagem relaxante com um creme com ativos específicos, que promovem a hidratação da pele.

Exfoliação química vs física

Tal como os protetores solares, também os exfoliantes podem ser divididos nestas duas categorias, a diferença reside apenas na forma como removem as células mortas da pele. Enquanto os exfoliantes físicos agem de forma mecânica, removendo a camada mais externa da epiderme, os químicos destroem as células com as quais entram em contacto. Fazer esta distinção é importante uma vez que os exfoliantes químicos podem ter uma ação mais abrasiva e conter substâncias ácidas, não devendo, assim, ser utilizados sem aconselhamento médico.

Onde posso fazê-lo?

Normalmente, todos os cabeleireiros e centros de beleza e estética oferecem estes serviços, por isso é algo que podes questionar logo que decidas quem vai fazer o teu penteado com tranças para o grande dia. Podes também fazê-lo em casa, sobretudo se se trata de uma área pequena – para isso basta que mistures um produto abrasivo, como sal grosso ou café, com um emoliente – e que espalhes o preparado no corpo, causando o mínimo de fricção possível. Porém, é sempre mais aconselhável fazê-lo profissionalmente, uma vez que uma técnica conseguirá alcançar todas as zonas e fazê-lo de forma mais uniforme e com a intensidade certa.

Quais os benefícios?

Como já revelámos, a exfoliação é um tratamento que elimina as impurezas e células mortas que deixam a pele com uma aparência mais danificada. Este procedimento melhora a textura da pele, desobstrui os poros e estimula a produção de novas células com mais colagénio, sendo um dos mais simples e preferidos se vais usar um vestido de noiva curto. Quando feita com alguma frequência, ela melhora a circulação sanguínea e é bastante eficaz no combate à gordura localizada. Além disso, deixa a pele pronta para a hidratação, aumentando a capacidade de absorção dos cremes. Se vais depilar o corpo, é recomendável exfoliar a pele cerca de três dias antes, para evitar pelos encravados e que a pele esteja muito sensível na altura de os arrancar. Quando feita no verão, ela assegura um bronzeado natural, uniforme e muito duradouro, sem quaisquer manchas.

E a periodicidade?

A frequência ideal para exfoliar depende de cada pessoa e do seu estilo de vida. Para peles secas, o mais indicado é fazê-lo uma vez por mês. Mas se tens a pele oleosa, a velocidade de renovação celular é também maior, sendo que podes apostar nesta técnica de uma a duas vezes por semana, sem quaisquer riscos para a pele. O procedimento não é doloroso, se feito com cuidado, por isso deves procurar os melhores profissionais que garantam os resultados mais eficazes tanto na pele do corpo como do rosto, especialmente se queres estar no teu melhor com todos as atenções postas em ti quando tiveres a aliança de casamento na mão.

White Valley Film
White Valley Film

Prepara a pele para o inverno e verão e evita o ressecamento, além de promover uma sensação de leveza e bem estar imediatos! É o tratamento ideal para quem se quer sentir melhor com um vestido de cerimónia ou se em breve partem para lua de mel e querem assegurar um bronzeado perfeito depois de entregar as lembrancinhas de casamento a todos os convidados. Se já experimentaste este método, conta-nos a tua experiência!