Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Tudo o que deves saber para cuidar do teu vestido de noiva

O cuidado com o vestido de noiva não começa apenas no dia do casamento e com os aspetos relacionados com a sua conservação. Antes do dia C há alguns cuidados que deves ter com ele. Sabe quais!

Vamos ajudá-la a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a empresas próximas de si

Momentos Estúdio Fotográfico

Já enviaste os teus convites de casamento e já compraste tudo para estar fabulosa no dia C!
Sabes que cada elemento do teu look de noiva necessita de um cuidado especial. E se preparaste e conservaste o teu bouquet para que esteja magnífico no grande dia, fizeste provas de maquilhagem e do penteado de noiva para não teres surpresas desagradáveis, e até preparaste os sapatos de noiva da melhor forma para que os teus pés não tivessem motivos de queixa, porque é que o teu vestido de noiva não haveria de ter também um cuidado especial?

Não se trata apenas de pegar o vestido na loja, levar para casa ou para onde te fores vestir e usá-lo. Se queres que ele se conserve por muito tempo em perfeitas condições, anota os nossos conselhos para ti! 

Selma Tabita

Antes do casamento

Há coisas muito importantes a ter em conta quando fores escolher o vestido e fazer as respetivas provas. Por exemplo, é essencial que este esteja de acordo com o ambiente do casamento (por exemplo, a seda num casamento de praia pode não ser uma boa ideia, uma vez que se pode manchar com a água salgada).

Assegura-te também que o comprimento do vestido é o adequado para que este não se arraste pelo chão, o que o pode danificar. Este é um conselho especialmente útil em casamentos ao ar livre, onde exista relva ou terra. Para evitar tragédias, talvez o mais indicado seja até que tenhas um vestido de noiva curto ou ligeiramente midi. 

Quando guardares o vestido em casa, prende-o sempre pelas tiras que existem para esse efeito, pois deste modo prevines qualquer deformação que possa ser causada pelos cabides em contacto com o tecido do vestido. Na mesma linha, tenta usar cabides de tecido: os de metal podem deixar marcas e os de madeira largar substâncias que deixem nódoas.

Estudiodellas Fine Art Studio

Para o cobrir, usa um protetor de tecido pois os delicados materiais do vestido precisam de respirar, o que não acontece nos protetores de plástico que são propensos a deixar os tecidos amarelados.

Enquanto o vestido estiver pendurado à espera do dia C, tenta não lhe mexer: não o experimentes e deixa-o fora do alcance de terceiros. Se tiveres de lhe fazer algo, lava bem as mãos antes de lhe tocar: são peças muito delicadas e qualquer descuido pode ser fatal.

No caso de ser necessário passar o vestido a ferro, tenta contactar o atelier onde o compraste para que o passem no dia antes do casamento. No caso de tal não ser possível, deixa esta tarefa nas mãos de profissionais. Se não tens hipótese de o fazer, podes recorrer ao truque de o deixar pendurado na casa de banho enquanto deixas correr água quente ou dar-lhe um pouco de ar quente do secador (que fica a cerca de dois palmos do vestido para que este não se queime).

No dia do casamento

Estudiodellas Fine Art Studio

Chegou o grande dia. Já tens o teu penteado apanhado feito, e as tuas damas já têm os seus vestidos de gala compridos. Quanto ao teu vestido, no dia do casamento existem imensos perigos, por isso deves tratá-lo com cuidado... Tenta relaxar para não te tornares paranoica com a limpeza, mas (especialmente antes da entrada na cerimónia) tenta ser o mais cuidadosa possível de modo a poderes fazer uma entrada em grande. Anota estas dicas:

  • Tem atenção aos cremes e produtos cosméticos que usares: deixa-os secar muito bem antes de te vestires. Tenta fazer a manicure e a pédicure no dia anterior para não haver pressas e não pintes o cabelo no dia do casamento.
  • Depois de estares vestida também não convém usares lacas pois podem fazer nódoas. Do mesmo modo, bebe apenas água para evitar qualquer tipo de acidente. Vais ter tempo mais tarde para satisfazer o apetite!
  • Para não amarrotar o vestido ao andar no carro, põe primeiro a cauda e senta-te só depois, verificando que tens espaço suficiente. E ao caminhar, se tens cauda, anda sempre para a frente, pois ao andar para trás podes pisá-la.
  • Finalmente, se sentes que a pressão é muita, podes optar por trocar o vestido de noiva por um vestido de cerimónia curto para usar durante a festa: vais estar muito mais confortável!

Feliz Acaso Fotografia

Agora, tenta relaxar! Ainda tens algumas pormenores pendentes... Já tens as lembracinhas de casamento escolhidas? E o bolo de casamento? Já decidiste os sabores que queres?

Vamos ajudá-la a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a empresas próximas de si