Hair & Make up by Estefânia Genovese
Hair & Make up by Estefânia Genovese

O penteado de noiva é um dos pontos de destaque de todo o teu look. Curto e rebelde, comprido e clássico, com um apanhado divertido ou 100% ao natural… o penteado com que vais subir ao altar deve refletir a tua personalidade e combinar com o estilo do vestido de noiva. Mas se tens o cabelo muito fino, isso pode dificultar todo o processo. Leve e delicado, o cabelo fino pode parecer mais fácil de trabalhar, mas é também o que menos aguenta o penteado. As principais queixas das noivas prendem-se com a ausência de volume e o frizz, sobretudo quando há alguma humidade no ar. Se o teu cabelo é fino e, depois de enviar os convites de casamento, estás a ter alguma dificuldade na escolha do look, apresentamos-te os penteados mais adequados!

Ondulado largo e solto

As ondas largas podem ser as tuas melhores amigas se o que procuras é um look mais eforthless. Ideais para cabelos médios a longos, elas são feitas com modeladores mais largos, que ajudam a criar algum volume na raiz. Para finalizar, deves aplicar um spray de sal marinho por todo o comprimento, para criar uma sensação de textura natural. Quando mais fino e longo for o teu cabelo, mais dificuldade vai ter em “segurar” penteados, uma vez que o peso faz com que se desfaça mais rapidamente. Para ajudar a ganhar um pouco de suporte, podes finalizar o look com acessórios como ganchos, travesseiros ou coroas de flores que, mesmo de forma imperceptível, ajudem a manter qualquer penteado penteado semi preso ou solto.

Ângela Ramos - Make-up artist
Ângela Ramos - Make-up artist

Messy e curto

Os mais ousados e apaixonantes cabelos curtos estão de volta, e nada melhor do que um estilo bem messy e cheio de rebeldia para contrastar com a doçura de um vestido de noiva com renda! Para o conseguir, divide o cabelo da forma que mais realça o teu rosto, modela-o com ondas, liso ou pequenos caracóis, e finaliza com uma cera de acabamento mate, para que se mantenha intacto durante todo o dia! Consoante o estilo que pretendas, podes adicionar pequenos acessórios como pérolas ou brilhantes em sítios estratégicos, ou até conjugá-lo com um véu bird cage, sobretudo se gostas do estilo pin up. Este look vai dar-te a dose certa de romantismo e rebeldia!

Le P'tit Paris Artesão Cabeleireiro
Le P'tit Paris Artesão Cabeleireiro

"Coroa de trança"

Um dos looks mais românticos de sempre é também o ideal para noivas boho e, de preferência, com o cabelo leve e fino. Esta “coroa” vai criar a ilusão de mais cabelo e mais volume, enquanto se mantém um penteado apanhado bastante feminino e delicado. Se necessário, podes usar clip de cabelo para dar mais forma e volume ao penteado e até decorá-lo com algumas flores naturais. Encontra o profissional certo et voilà! Consegue um dos looks mais apaixonantes para noivas de verão e primavera!

Laura Lucaz Makeup
Laura Lucaz Makeup

Rabo de cavalo baixo

Será que te atreves a embarcar na onda do minimalismo com um rabo de cavalo baixo? Elegante e intemporal, este penteado pode ajudar-te a dar mais volume ao cabelo ao mesmo que edifica um look sóbrio e versátil. Começa por dar algum volume à raiz no topo da cabeça - com um pouco de shampoo seco, por exemplo - e, em seguida, prende o cabelo na altura da nuca. Logo, tanto podes deixar o cabelo liso como fazer um ondulado singelo, com a ajuda do babyliss. 

Tânia De Sousa - Hairstylist
Tânia De Sousa - Hairstylist

Algumas dicas...

Ter o cabelo fino não é o fim do mundo, mas pode obrigar-te a criar vários truques e estratégias se és fã daqueles penteados mais impactantes, que se mantêm intactos até cortarem o bolo de casamento original. Uma delas passa por fazer visitas regulares ao cabeleireiro. O cabelo fino tem mais tendência a espigar e, como tal, deves cortá-lo com alguma frequência, de forma a que as pontas mais secas não arruínem o teu penteado. Para o dia C, não te esqueças de levar muitos ganchos, spray finalizador e de textura e, se necessário, algumas extensões com clips, para criar densidade e volume no teu penteado.

Kabuki make up by Rita Amorim
Kabuki make up by Rita Amorim

Já sabes qual o penteado que melhor vai combinar contigo e com o vestido de cerimónia que vais usar para dançar toda a noite? Antes de enviar os convites, devem também ter em atenção o clima e a estação do ano em que querem trocar o anel de noivado pelas alianças, pois a chuva, o vento e a humidade são fatores decisivos e que podem comprometer muito o teu look nupcial. Se tens o cabelo fino, há alguma estratégia que adaptes para o teu dia a dia?