Tenho o peito pequeno… e agora? Na hora de escolher o vestido de noiva, são muitos os detalhes e os preconceitos que podem facilmente atrapalhar-te. O nosso conselho? Em vez de interpretares este facto como um desafio, pensa que é uma oportunidade para conseguir um look único! Golas altas, decotes profundos nas costas, mangas decoradas com renda e pedraria, e até tecidos transparentes e esvoaçantes... As opções são infinitas! Agora que já tens o anel de noivado, vem descobrir os vestidos ideais para ti e como combiná-los com vários penteados de noiva

O corte perfeito

Para as noivas com o busto pequeno, um vestido com a cintura bem marcada é uma aposta infalível, uma vez que cria a ilusão de volume na zona. Quanto ao corte, tanto podes apostar um clássico modelo princesa como por um corte sereia, que te ajudará a destacar as curvas. Se queres um look simples e elegante, o corte império também é uma boa aposta, sobretudo se tiver a zona do busto adornada com bordados, predaria, transparências ou drapeados. 

Vestidus

Os decotes que não falham

Um decote profundo – impensável para noivas com o peito muito grande - vai dar imensa elegância ao teu visual se tens pouco busto. Este estilo de decote fica particularmente bem em vestidos de noiva simples e longos, com linhas minimalistas e femininas, dado que ajuda a acentuar a zona das clavículas e o pescoço. Os decotes altos (arredondados, em barco ou com gola alta) também podem ser uma boa opção, sobretudo se conjugados com um decote profundo nas costas e um penteado apanhado. Para as noivas que escolheram um vestido simples e sem adornos, esta é a oportunidade perfeita para brilhar com uns acessórios XL e/ou cheios de brilho! 

Andreia Lobato

Alças delicadas

Há muito que as spaghetti straps estão no topo das tendências nupciais, e não há detalhe tão delicado e feminino como estas alças fininhas para suportar o corpo do vestido. Se tens o busto pequeno, és uma sortuda! Podes usar e abusar desta tendência, sem que pareça desajustado ou desproporcional. Para um look irrepreensível, escolhe um penteado apanhado (como um coque alto, que deixe as costas a descoberto) e consegue um toque extra de glamour!

Mangas e decotes com detalhes

Se tens o busto pequeno, escolher um vestido de noiva com renda que dê ênfase a esta zona do corpo vai criar um visual muito harmonioso. Por outro lado, se preteres um vestido mais simples e sólido, podes apenas apostar por adornos na zona do decote e/ou das mangas. Mangas balão, com pedraria, um decote com bordados, laços ou drapeados... este tipo de detalhes causa a impressão de que os seios são maiores, ao mesmo tempo que edifica um visual elegante e moderno. 

Costas despidas

Haverá look mais elegante do que um decote profundo nas costas? Como não vais precisar de muito suporte na parte da frente, tens a sorte de poder apostar tudo nas costas do vestido! Seja um modelo cruzado, com alças que caiam até debaixo das omoplatas, ou mesmo um decote vertiginoso, tens toda a liberdade para escolher o vestido perfeito a usar para trocar as alianças de casamento.  Caso gostes de vestidos com transparências, esta também pode ser uma excelente opção para as costas do teu vestido. 

Ajuda extra: lingerie! 

Como já todas sabemos, uma das melhores formas para aumentar o volume dos seios consiste em apostar numa boa lingerie. Mas atenção: é essencial escolher a roupa de interior tendo em consideração o modelo do vestido de noiva e também o tecido do mesmo. Por exemplo, se o tecido escolhido é mais fino e delicado, cuidado com as peças com muito enchimento, que poderão deixar em evidência um efeito "falso". 

No fundo, o mesmo estilo que usas em camisas e tops, poderás adaptar para o teu vestido de cerimónia. Dependendo se queres acentuar ou disfarçar a zona do busto, há dicas para todas as opções de look, pois o que importa é celebrar cada tipo de corpo, sem comparar ou desejar que alguma área fosse diferente! Se já enviaram os convites de casamento, tens algum modelo de vestido favorito?