As noivas do século XXI privilegiam o conforto acima de tudo. Não apenas quando têm de escolher o seu vestido de noiva, mas também quando decidem os restantes elementos do seu look nupcial. Para o vestido, escolhem tecidos leves e fluídos, com volumes escassos e linhas simples que facilitem os movimentos e, para o penteado de noiva, preferem algo com que se sintam confortáveis durante todo o dia. E claro que, no que diz respeito aos sapatos, as noivas modernas aplicam a mesma regra!

De facto, as noivas do momento descartam na sua maioria os saltos agulha (que são impossíveis de aguentar durante todo o dia), optando por cunhas, sandálias planas, plataformas confortáveis e até mesmo ténis. Acabaste de escolher os teus convites de casamento e vais debruçar-te finalmente no teu visual para o grande dia? Se não queres renunciar ao conforto e à elegância, há imensas opções em calçado que te deixarão igualmente linda. Pronta para conhecê-las? 

Confortável acima de tudo

As autênticas noivas boho, amantes dos vestidos de noiva simples e fluídos, naturalmente preferem um calçado que as permita aproveitar cada segundo do dia do seu casamento. Tal não significa que deixem de lado a elegância. Em realidade, este estilo de noiva deslumbra precisamente pela sua autenticidade e carisma, sem precisar de demasiados apetrechos. Por isso mesmo, prestigiadas marcas como Manolo Blahnik ou Pedro Miralles oferecem opções para as mais descontraídas. 

Esquecer os saltos

Tal como um penteado de noiva de cabelo solto, os sapatos rasos primam pela sua simplicidade e descrição. Por norma, a tendência é pensar que a ausência de tacões retira formalidade ao look nupcial, ainda que tal ideia seja bastante subjetiva nos dias de hoje. Ainda que certos outfits, como alguns vestidos de noiva curtos, encaixem melhor com uns peep toes ou com umas sandálias de tacão, também é certo que alguns modelos, sobretudo os de estilo mais vintage, combinem na perfeição com uns flats - como os que propõe Laure de Zagazan - ideais para celebrações ao ar livre. Além disso, e dado que a maioria dos casamentos se celebram na temporada de primavera-verão, as sandálias planas ou os flat shoes abertos são opções repletas de estilo e glamour. Para as que se casam durante o outono, nada com umas sabrinas em tom neutro ou colorido, para dar esse toque de elegância sem esquecer o conforto.

Estilo e conforto: “sim, aceito”

Apesar de não serem totalmente planos, os saltos de cunha são igualmente confortáveis e estilizam a figura, razão pela qual resultam no salto de eleição de muitas. Madeira, ráfia, cortiça... As opções são infinitas e adaptam-se a todos os estilos. Quer cases na praia com um maravilhoso vestido de noiva de renda ou num ambiente mais clássico, há algo que nunca muda neste estilo de sandália: a sua extrema comodidade. O salto de cunha revolucionou a indústria do calçado e tem vindo a ganhar cada vez mais protagonismo em coleções de prestigiadas marcas tais como Rosa Clará.

Finalmente, para noivas mais pragmáticas, recomendamos as plataformas, que também proporcionam altura e conforto. Experimenta uns sapatos de tacão medio e largo ou umas elegantes plataformas e verás como te sentirás segura e muito confortável.

Outros aspetos a ter em conta

Quando tiveres de comprar os teus sapatos d enoiva, lembra-te deste pormenor: vais ter de aguentar muitas horas com eles calçados. Se habitualmente tens problemas com algum calçado, os sapatos rasos ou as sapatilhas são a opção mais cómoda, além de que, com as novas tendências, encaixam perfeitamente nos casamentos descontraídos. Caso não dispenses o salto alto pelo menos no momento da cerimónia, escolhe então um segundo par de sapatos raso, muito cool e cheio de glamour para o resto do dia. Umas sapatilhas da cor do teu bouquet, uns sapatos rasos pontiagudos e abertos atrás (tal como propõe M. Fátima Silva) ou umas tradicionais sabrinas Chanel são uma escolha mais que acertada.

Seja qual for a tua preferência, lembra-te que os sapatos eleitos devem encaixar no estilo do casamento – com os tons da decoração, o bolo de casamento ou com os vestidos de cerimónia das damas de honor - e também com look do noivo. Se queres mesmo usar sapatos rasos, não cedas a pressões e atreve-te a surpreender. O importante é que te sintas bem e completamente identificada com o teu visual!