Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Medo de falar em público? Como controlá-lo ao ler os votos no altar

Detestas falar em público, sentes-te um pouco envergonhada e até achas que costuma correr mal? Se estás a ficar nervosa com o assunto, damos-te algumas dicas para controlares os teus nervos no dia do casamento!

Falar em público é algo que incomoda grande parte das pessoas, mais do que fazer uma lista dos presentes de casamento que tu e o teu noivo gostariam de receber. Podem surgir sentimentos de insegurança ou vergonha, misturados com uma grande vontade de desaparecer, que parecem ser inevitáveis. E assim te vês, com o teu vestido de noiva no altar, a tentar articular palavras engasgadas porque tens medo de falar para muita gente. E pensar que ainda vais ter de fazer outro pequeno discurso durante o corte do bolo de casamento deixa-te ainda mais angustiada… Mas, o que fazer para controlar esta ansiedade?

Tiveste excelentes ideias de frases para os convites de casamento, fizeste os teus votos como uma verdadeira poetisa, escreveste as melhores palavras para oferecer com as prendas de casamento mas agora, que o dia se aproxima, parece que não vais conseguir articular absolutamente nada no dia do teu casamento.
Não desanimes! Ler os votos não é mais difícil do que escolher um vestido de noiva com renda. Na verdade vai levar-te muito menos tempo e, no final, verás como não era assim tão complicado! Acima de tudo, lembra-te que, apesar de poder parecer muito público, todas as pessoas estão reunidas para celebrar o teu dia e, por isso, entendem perfeitamente se nem tudo correr tal e qual como planeado.
Mas, para tornar tudo mais fácil, vamos dar-te algumas dicas para seguires e controlares os nervos facilmente:

1. É uma alegria poderes partilhar os teus votos

Tal como já dissemos, tu és a rainha da festa e, por isso, é uma alegria que possas dizer os teus votos diante de tanta gente que te quer bem. Da mesma forma que partilhas a troca das alianças de casamento, partilha estas palavras de amor e compromisso sem medos.

Filipe Santos Fotografia

2. Respira fundo

Pode parecer demasiado simples mas é, seguramente, efetivo. Sempre que vires que estás a ficar nervosa, inspira e expira profundamente algumas vezes e sem pressas. Verás como o teu humor se altera e ficas imediatamente mais calma!

3. Faz o trabalho de casa

Do mesmo modo que fizeste uma prova do teu penteado semi-preso ou da maquilhagem, tenta praticar da mesma forma o teu discurso. De preferência, até o saberes de cor ou até ficares ligeiramente farta das palavras. Podes experimentar ler à frente do espelho ou diante de alguém que não se importe de ficar a saber os teus votos antes do dia de casamento.

4. Leva uma boa cábula

Se puderes ter alguns verbetes com as ideias fundamentais (ou até mesmo todo o discurso), não hesites em levar. Não é obrigatório saber de cor os votos e vais estar suficientemente nervosa para te poderes esquecer de alguma coisa. Assim, é melhor levares uma boa cábula, escrita em letras bem legíveis (porque podes ficar com a vista turva). No mínimo, vai trazer-te alguma segurança e no final podes mesmo nem chegar a precisar dela.

5. Evita improvisos ou piadas privadas

Embora te possas lembrar de coisas importantes à última da hora, o melhor é manteres-te colada ao que pensaste, evitando piadas ou grandes improvisos. Com os nervos pode não correr muito bem e pode acontecer que ninguém entenda o que queres realmente dizer.

6. Aceita que nem sempre tudo corre como esperado

Esta é uma lição para a vida: nem sempre as coisas correm exatamente como queremos e o melhor é aceitar que é assim que acontece. Ficarás muito mais calma se aceitares e fizeres apenas por que corra o melhor possível. É impossível atingir a perfeição e, além do mais, seja como for o teu noivo vai adorar ouvir-te!

7. Encontra reconhecimento

No fim de dizeres os votos, vais encontrar um reconhecimento seguro na expressão do teu noivo e dos convidados mais próximos. Verás que ficas ainda mais confiante para futuras ocasiões!

Sentes-te preparada para discursar? Não te esqueças de praticar o mais possível e, entretanto, dedica-te também às outras tarefas que tens pela frente, incluindo ajudar as tuas amigas a escolherem os seus vestidos de cerimónia! Vais ver que o momento pelo qual te sentes tão ansiosa vai passar a correr e, quando deres por isso, tu e o teu noivo já vão estar felicíssimos com as vossas alianças de casamento na mão!