Depois de escolhido o vestido de noiva e o estilo dos convites de casamento, há que começar a pensar na lua de mel. A decisão final deverá ser do agrado de ambos e o regresso ser pautado pelas melhores recordações. Já cortaram o bolo de casamento? Então embarquem rumo à Patagónia Chilena, o local perfeito para comemorarem os vossos primeiros dias como marido e mulher! Situada no extremo sul do continente americano, aqui vão poder desfrutar de cenários naturais envoltos em mistério e, em alguns pontos, ainda praticamente inexplorados. O território é extenso, mas deixamos-vos algumas sugestões para vos abrir o apetite! 

Locais a visitar

Se são amigos do ambiente e o vosso casamento foi marcado por esta característica (vestido de noiva simples, decoração com materiais reciclados, livre de pláticos, etc) então este destino é perfeito! Preparem-se para partir à aventura entre paisagens deslumbrantes pinceladas pelo azul, verde e branco puro dos glaciares! Estes são alguns dos locais de visita obrigatória: 

Parque Nacional Torres de Paine

A imensidão deste local faz o mais comum dos mortais sentir-se um habitante de Lilliput. É considerado a oitava maravilha do mundo e as suas paisagens remetem-nos para cenários de cinema, onde o azul turquesa das águas contrasta com os grandiosos blocos de granito. As 17 horas de luz diária convidam a passeios longos e românticos pelas paisagens naturais que encerra. Um dos ex-libris desta zona são os condores, cujas cores escuras contrastam com o azul do céu.

Coyhaique

Coyhaique é um dos maiores tesouros do sul do Chile. Rodeada pelos rios Simpson e Coyhaique, esta cidade é considerada como a porta de entrada para a Carretera Austral. Aqui, podem visitar o Parque Costanera Río Simpson - que conta com imensos locais para fazer piqueniques e andar de bicicleta - e os vários miradores que permitem observar a beleza natural da região - Mirador Río Simpson, Mirador Quinta Burgos e Mirador Piedra del Indio. 

Carretera Austral

No sul do planeta existe esta magnífica estrada com mais mil quilômetros, rodeada de uma beleza natural rara e deslumbrante. De carro ou de bicicleta, deixem-se apaixonar pelas paisagens que o Parque oferece e respirem o ar puro da região! Aqui podem pescar no Rio Baker, enquanto desfrutam de uma tranquilidade paradisíaca, visitar o Porto Río Tranquilo e a sua Catedral de Marmól - um local absolutamente imperdível - e ainda praticar rafting no Rio Futaleufu. Esta carretera vai deixar-vos deslumbrados, pelo que é sempre recomendável reservar entre 8 a 10 dias para percorrê-la. 

Campo de Hielo Sur

O Campo de Hielo Sur da Patagónia é a terceira maior extensão de gelo continental do mundo. Situado no sul dos Andes Patagónicos, entre o Chile e a Argentina, este campo é um dos locais mais extraordinários do nosso planeta. Trata-se, resumidamente, de um imenso bloco de gelo que alimenta dezenas de glaciares, dos quais destacamos o Perito-Moreno, pertencente à Argentina, e o Grey, situado na parte ocidental do Parque Nacional das Torres do Paine. Como podem ver, a paisagem é absolutamente única e merece uma visita, sobretudo se pensam terminar a vossa viagem pela região que une ambos países. 

Quando ir

Esta será uma decisão que dependerá da data escolhida para a troca de alianças de casamento e da vossa relação com o clima. O Chile tem zonas onde não há registo de chuvas há dezenas de anos enquanto noutros locais é a precipitação que realça os verdes das florestas que proliferam pelo país. Se são apreciadores de climas frios este é um destino de eleição. Devido à sua localização geográfica, este país encerra quase todos os climas do mundo e as estações do ano estão bem definidas, Se optarem por viajar entre outubro e abril vão encontrar temperaturas mais quentes, contudo as temperaturas baixam entre maio e setembro. À medida que nos encaminhamos para sul os termómetros vão descendo e a precipitação é mais frequente durante o ano.

Especialidades gastronómicas a não perder

Um passagem pelo Chile não fica completa se não experimentar as iguarias locais. A riqueza dos seus solos permite o cultivo de alimentos únicos com sabores da terra que provocam as papilas gustativas de qualquer um. Se forem bom garfos e apreciadores de boa comida não podem deixar de experimentar o pastel de choclo, as empanadas de pino ou o curanto de chiloé (um assado cozinhado sobre pedras num buraco cavado no chão). Sendo gulosos ou não é imprescindível experimentar as sobremesas deste país. Os locais aconselham a experimentar o alfajor (dois biscoitos finos recheados com doce de leite) e os merenguitos (semelhantes aos nossos suspiros). As especialidades doceiras chilenas têm a particularidade de serem confeccionadas com ingredientes que os tornam únicos em sabor e riqueza gastronómica.

Onde dormir

A oferta hoteleira é vasta e dá para todas as bolsas. Desde os hóteis mais luxuosos - como o Awasi Patagonia ou o Uman Lodge Patagonia - onde poderão usar os vossos fatos e vestidos de gala compridos, a pousadas mais familiares, a Patagónia Chilena tem um sem número de locais onde podem namorar e descansar com vistas para alguns dos locais mais deslumbrantes do mundo. Os mais aventureiros podem também acampar ou dormir sob as estrelas, criando um clima de romance mais intenso e inesquecível. O difícil vai ser escolher, porque cada local é mais convidativo que o outro! 

Porque não incluir esta viagem numa lista de prendas de casamento originais dando assim oportunidade aos vossos familiares e amigos de partilharem este momento único convosco? Será um presente de casamento único e diferente que vos permitirá viver uma experiência que jamais esquecerão. Deixem-se envolver pelas paisagens naturais, pelos silêncios da natureza e pelas belezas que esta zona do mundo tem para oferecer. Depois da azáfama que foi preparar o Dia C nada como poderem desfrutar de momentos a dois num clima de paz e harmonia.