Os vossos convites de casamento já foram enviados e os preparativos vão de vento em popa. Agora, que até já têm as lembrancinhas de casamento encomendadas, é o momento ideal para começarem a sonhar com a vossa lua de mel. Se ainda não escolheram o vosso destino, este artigo vai certamente inspirar-vos... será que já tinham pensado nos fiordes da Noruega como cenário para a vossa primeira viagem de casados? De Oslo às maravilhosas paisagens dos fiordes de Nærøy, Sogn, Lyse e Geiranger, esta viagem é a melhor prenda de casamento que podem receber! Querem saber mais sobre este impressionante destino? Então não percam as nossas propostas:

O que são os fiordes?

Os fiordes (fjord, em norueguês) são vales rochosos inundados pelo mar. Estes vales repletos de água salgada podem chegar a ter 350 quilômetros de comprimento e paredes com mais de mil metros de altura. Quase tão impressionante quanto o vosso bolo de casamento original, não acham? 

Apesar de existirem fiordes um pouco por todo o mundo - do Chile ao sudoeste da Nova Zelândia - é na Noruega que se concentram os mais emblemáticos. Para além de paisagens únicas, os fiordes noruegueses também estão recheados de museus de arte e folclore, ruínas viking, parques naturais e pequenas vilas cheias de carisma. Por isso, quer sejam um casal aventureiro em busca de emoções fortes, ou um casal apreciador da natureza em estado puro e das mais diversas expressões culturais, os fiordes noruegueses vão deixar-vos deslumbrados!

Em que zona do país estão os fiordes?

Os fiordes encontram-se um pouco por todo o país, mas os maiores estão localizados no oeste, relativamente perto de Bergen. Para visitá-los, existem várias opções: viagem independente, cruzeiro ou circuito organizado. O cruzeiro é a hipótese preferida dos casais em lua de mel, dado que permite conhecer os fiordes e as principais vilas de forma cómoda e rápida. 

Quando ir?

Se vão trocar as alianças de casamento na estação quente, aproveitem para marcar a vossa lua de mel para a mesma época. Entre Maio e Setembro, as temperaturas são bastante amenas, o que faz com que possam organizar mais atividades e passeios ao ar livre. Para além disso, é também neste período que os dias são mais longos, principalmente a norte do Círculo Polar Árctico, onde é possível assistir ao sol da meia-noite. No entanto, se apenas querem visitar os fiordes, não excluam a ideia de ir durante as restantes estações; em geral, na costa oeste da Noruega, o inverno não é muito diferente do inverno no norte de Portugal. Em Alesund, por exemplo, as temperaturas nunca chegam a valores negativos. O único problema prende-se com a duração dos dias. Por exemplo, de meados de novembro ao fim de janeiro, o sol não nasce em várias zonas do norte do país. No entanto, para compensar a escuridão, esta é a temporada em que podem vislumbrar as misteriosas auroras boreais. 

Quantos dias?

Depende do tipo de viagem que queiram fazer. Geralmente, os cruzeiros mais recomendados têm uma duração de sete/oito dias, podendo partir de Trondheim, de Malmo/Copenhada ou de Amesterdão. Se querem desfrutar de uns dias relaxantes num ambiente luxuoso (onde os vestidos de gala compridos são mais que bem-vindos) esta é a melhor alternativa. Outra opção passa por começar a viagem em Bregen onde, depois de desfrutar da cidade, poderão fazer o cruzeiro de Norway in a Nutshell. Este passeio, que pode durar entre um a três dias, é perfeito para os casais que contam com pouco tempo para explorar o país. Combinando vários transportes públicos (autocarro, comboio e barco), esta rota vai permitir-vos apreciar as melhores paisagens e localidades da região, incluindo o fiorde de Sogn (que é o maior e mais profundo da Noruega). 

Bergen, o ponto de partida

Para explorar os fiordes noruegueses, Bergen, a 450 km da capital, pode servir como ponto de partida. Reconhecida como uma das cidades mais pitorescas do país, Bergen tem imenso para oferecer: o bairro de Bryggen, com as suas casinhas de madeira do principio do seculo XVIII, o monte Fløyen, que oferece umas vistas fabulosas, ou o encantador Aquário de Bergen, localizado no bairro de Nordnes. No que diz respeito à gastronomia local, existe um local absolutamente imperdível: o Fish Market, onde encontrarão o peixe e marisco mais fresco da região. 

Os fiordes mais fabulosos 

A 70 km de Bergen encontra-se o mais profundo e o segundo mais extenso fiorde do mundo, o Sognefjord. Com 1.300 metros de profundidade e mais de 200 km de extensão, este vale é absolutamente imperdível para os casais que gostam de praticar desportos ao ar livre

Por sua vez, o Nærøyfjord, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO graças às suas rochas íngremes (que se erguem até 1400 metros acima do nível médio das águas do mar) oferece paisagens de cortar o fôlego, com inúmeras florestas de coníferas, glaciares e quedas de água. 

Um pouco mais ao norte, o Geirangerfjord, também reconhecido como Patrimônio da UNESCO, é famoso pelo seu formato em “s” e pelas lindíssimas quedas de água que brotam das suas encostas... um cenário absolutamente mágico, que os casais mais românticos não vão querer perder!

Finalmente, o fiorde de Lyse (Lysefjorden), localizado no sudoeste da Noruega, popularizou-se graças ao pico de Kjerag, que fica a 1.084 metros acima do nível do mar. Para aceder a esta "atração", o ideal é que façam uma excursão desde Stavanger.

O anel de noivado é a "desculpa" perfeita para começar a sonhar com destinos para uma viagem a dois... Se a Noruega tem os cenários que vocês mais apreciam, não deixem de fazer um cruzeiro pelos fiordes! Tranquilidade, romanticismo, paisagens de cortar a respiração... existe melhor presente de casamento? Informem-se com o vosso agente de viagens sobre as melhores opções para uma viagem de sonho e comecem a programar tudo quanto antes!