Entre os muitos preparativos que um casamento implica, a lua de mel é daqueles que mais prazer dá aos noivos. Afinal, quem é que não gosta de planear uma viagem para um destino de sonho? Escolher as lembrancinhas de casamento perfeitas e os vestidos de cerimónia são tarefas muito envolventes e um pouco estressantes; daí que seja sempre recomendável fazer algumas pausas e deixar-se levar pela ideia de umas férias a dois! Falando em destinos de sonho, a nossa sugestão de hoje vai para a Colômbia! Se este é um destino que vos alicia, venham conhecer os principais pontos a visitar e as iguarias gastronómicas que não podem perder. Se estão prestes a trocar as alianças de casamento, inspirem-se:

Destino: Colômbia

A primeira informação a reter é que não existem voos diretos de Portugal para a Colômbia, seja de Lisboa ou do Porto. Há sempre necessidade fazer uma ou duas escalas de acordo com o voo que escolherem. No total, são cerca de 13 horas de viagem que terão de fazer para chegar a um dos mais simpáticos e deslumbrante destinos do mundo. Se querem aproveitar em pleno a diversidade de oferta da Colombia, então o melhor é marcarem a vossa viagem para a altura da estação seca, que varia de acordo com a região que vão visitar. Por exemplo, se o vosso objetivo é visitar Cartagena das Índias, o ideal é que viagem entre dezembro e abril. Se se pretendem perder pelos encantos de Bogotá, a capital, então é mais recomendável que viagem entre junho e agosto. 

O que visitar?

Surpresa é a palavra que melhor descreve quem visita a Colômbia. Por muito altas que sejam as expetativas, estas são sempre superadas. Este país oferece não só praias paradisíacas do Mar das Caraíbas como uma variedade cultural, que inclui a história do povo colombiano, muito rica e interessante. 

- Bogotá, capital com o mundo a seus pés

É uma das principais cidades da América Latina e situa-se a 2700 metros de altitude, no denominado planalto andino. Numa visita pela cidade têm que contemplar o bairro colonial de La Candelaria, construído no decorrer da primeira metade do século XVI, o Museu do Ouro, onde podem contemplar uma vasta coleção de peças da época pré-colombiana, o Capitólio Nacional, o Museu de Arte Colonial e a Casa da Moeda. Um dos ex-libris da cidade é o Monte de Monserrate, localizado a três mil metros de altitude, onde se chega depois de uma agradável viagem de teleférico, e de onde se tem uma fantástica e monumental vista panorâmica sobre toda a cidade. Aproveitem para desfrutar das vistas, da companhia um do outro, namorar e recordar todos os grandes momentos do dia C!

- Cartagena das Índias, história 

Ir à Colômbia e não ir a Cartagena das Índias é como ir a Roma e não ver o Papa. Declarada Patrimómio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984, esta é considerada uma das mais belas cidades do país. O centro histórico convida a passeios longos e românticos pelas suas pitorescas e encantadoras ruas. Uma vez aqui, aproveitem para conhecer o Castelo de San Filipe de Barajas, a Igreja de Santo domingo, a Plaza Bolívar, o Palácio da Inquisição, a Catedral e a Torre do Relógio. Se são fãs do mar e das praias, lembrem-se que Cartagena também é banhada pelo extraordinário Mar da Caraíbas, pelo que é sempre uma excelente ideia visitar a sua costa - e, quem sabe, ir de barco até às Ilhas del Rosário!

- Região de Boyacá

Boyacá é um dos departamentos mais extraordinários da Colômbia. Aqui existem muitas atrações que podem visitar, como a lagoa mais grande do país, apelidada de Laguna de Tota, ou o Pantano de Vargas. Para os amantes da natureza, também vale a pena fazer uma escapada à Sierra Nevada de Cocuy, um dos parques naturais mais esplendorosos da Colômbia. Por último, também vos aconselhamos um passeio pela Villa de Leyva, cujos edifícios coloniais, praças e ruelas vos deixarão fascinados. Uma vez aqui, aproveitem também para visitar a magnifica Casa Terracota, elaborada pelo arquitecto Octavio Mendoza.

- Tayrona: um paraíso na Terra

Se pretendem descansar em pleno de toda a azáfama que foi a preparação da vossa boda então o Parque Nacional Natural Tayrona é o vosso destino ideal. Situado numa reserva ambiental, aqui podem passear ao longo de 15 mil hectares de natureza virgem, com selvas, praias e vida selvagem. Aqui, preparem-se para partir à aventura e aproveitar o que de melhor a natureza tem para vos oferecer. Não deixem de visitar a Playa de Piscina, envolta por rochas e palmeiras, e a Playa Nudista, onde a conjugação com a natureza é em pleno. Não saiam do parque sem visitar o Cabo San Julian Guía, um dos locais mais populares do local. O seu miradouro oferece uma vista fantástica de cores vivas e vibrantes, onde o azul intenso das águas do mar e o verde único abundante da vegetação se mesclam, fazendo-vos sentir num verdadeiro paraíso. 

Sabores inconfundíveis

A verdade é que os vossos palatos ainda sentem os das iguarias da vossa boda, mas nada como experimentar novos gastronomias e assim conhecer melhor uma cultura. As culturas espanhola, africana e indígena são as principais origens da culinária colombiana, o que deixa adivinhar uma mistura de sabores intensos, diferentes e fortes. Não podem deixar este país sem provar as arepas, o prato que mais representa a Colombia . Tratam-se de pequenos bolos achatados, confeccionados à base de farinha de milho, e que se servem como se fossem tortilhas, geralmente recheados com queijo, carnes, ovo ou guacamole. Se gostam da típica feijoada portuguesa, experimentem ainda o ajaico, uma sopa onde se mistura milho, frango, alcaparras, batatas, cenouras e coentros. Já no universo dos doces, não deixem de experimentar a mazamorra de maíz, uma sobremesa típica da América Latina e que, na Colômbia, é feita à base de milho branco cozido e adoçado com cana de açúcar e leite. Um verdadeira delícia que agradará aos mais e menos gulosos!

A lua de mel é o vosso primeiro momento de descanso depois do grande evento. Além de poderem recordar o surpreendente penteado da noiva e a decoração, terão alguns dias para se acostumarem ao facto de estarem casados antes de regressarem à rotina. Agora que o vosso “felizes para sempre” ficou selado, desfrutem do paraíso que é a Colômbia! Lembrem-se que no regresso ainda há algumas tarefas relacionadas com o Dia C para fazer, como escrever os cartões de agradecimento das prendas de casamento aos vossos convidados.