A lua de mel é um momento muito ansiado pelos noivos. Escolher um destino, um hotel e quais os locais a visitar, é algo que agrada a todos, principalmente quando se está planear um passeio romântico para celebrar o amor. Assim como entregam a organização do vosso casamento a um wedding planner, também a viagem de núpcias deve ser entregue a um agente de viagens. As propostas são muitas, a vontade de conhecer o mundo também e, por isso mesmo, optar por um destino pode revelar-se uma tarefa mais difícil do que escolher os convites de casamento ou os vestidos de cerimónia das damas. Se são apaixonados por mar, paisagens verdes, sol e calor, então São Tomé e Príncipe poderá ser a vossa viagem de sonho! Precisam de ser convencidos? Então deixem a escolha do bolo de casamento de parte por uns momentos e leiam os próximos parágrafos: 

Quando ir?

São Tomé e Princípe é um arquipélago composto por duas ilhas principais: Princípe e São Tomé, e por pequenos ilhéus (Rolas, Santana, Sete Pedras, entre outros). Marcado por paisagens lindíssimas, praias repletas de palmeiras e gente extremamente acolhedora, este arquipélago é o local ideal para partirem à descoberta de novos recantos em português. Como tem um clima equatorial tropical, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que rondam os 22º e os 31º, este paraíso pode ser visitado durante quase todo o ano. Tenham apenas cuidado com a época das chuvas, que ocorre entre outubro e maio.

Rolas: um ilhéu deslumbrante

A cerca de 15 minutos de distância das praias do sul de São Tomé vão encontrar um pequeno e maravilhoso paraíso: o Ilhéu das Rolas. Águas cristalinas e praias de areia branca, mesmo em cima da linha do Equador. Se gostam de explorar a vida marítima e subaquática, chegaram ao local certo, este é o local ideal para praticarem snorkeling e mergulho. Além das atividades náuticas, podem percorrer a ilha a pé, pelos diferentes caminhos pedonais, descobrir grutas, cavernas e falésias que vos levarão até à praia. O ex-libris destes passeios é caminhar até à linha do Equador, onde podem tirar uma foto com um pé no norte e outro no sul da Terra. Aproveitem e sigam até ao farol, onde encontrarão uma vista magnífica da ilha!

Praias paradisíacas

Fazem parte do património natural de São Tomé e Princípe e, obviamente, que é obrigatório visitar algumas e aproveitar as águas cálidas e azul-turquesa que oferecem. Além de convidarem a longos passeios ou momentos de total relax, é possível praticar snorkeling e mergulho e conhecer a fauna e flora marítimas desta zona do planeta. Depois da azáfama que passaram para ter as prendas de casamento prontas a tempo da boda, nada como descansar na companhia um do outro e recarregar baterias! 

  • Lagoa Azul: Fica no norte da Ilha de São Tomé e é uma pequena baía, cuja paisagem circundante deslumbra todos os que a visitam. O contraste do verde da vegetação com o azul do mar, confere-lhe um cenário único e de visita obrigatória. 
  • Praia Café: fica no Iléu das Rolas e é mais que um paraíso. A praia não tem qualquer apoio, como espreguiçadeiras, chapéus de sol ou toldos. É o regresso à natureza pura e dura que vos permitirá namorar e criar momentos únicos, inesquecíveis. Além disso, este local permite fazer fotografias muito instagramáveis que atrairão os vossos amigos a esta praia de sonho.
  • Praia Jalé: fica no sul de São Tomé e é um local onde as cores do céu se misturam com as do mar e da fauna circundante, criando um cenário que deslumbra, magnífico. Uma forma de presente de casamento que a natureza vos oferece para celebrar o vosso amor e o início da vida a dois! As águas quentes e calmas, raramente agitadas, permitem ir a banhos a qualquer hora do dia ou da noite, proporcionando momentos eternos. Este paraíso destaca-se também pelo seu silêncio, apenas interrompido pelos barulhos da selva e o bater das ondas no mar na areia.

Paragens imperdíveis

São Tomé está recheada de História! É possível conhecer um pouco mais do arquipélago visitando alguns pontos essenciais. Neles se aprende um pouco mais sobre a vida e o desenvolvimento desta terra de boa gente.

  • Forte de São Sebastião: fica na capital de São Tomé, no extremo sul da baía de Ana Chaves, é onde funciona o Museu Nacional de São Tomé - porque viajar também é sinónimo de aprender! Entrem pelas portas deste Museu Nacional de São Tomé e conheçam toda a história do arquipélago, através de um dos guias que vos acompanhará nesta viagem. O exterior do edifício está impecavelmente conservado.
  • Casa Museu Almada Negreiros: o escritor e pintor nasceu na Roça Saudade, em 1893, e as ruínas da sua casa foram recuperadas por um guia turístico, criando assim um museu totalmente dedicado ao artista. Aqui terão o privilégio de conhecer objetos recuperado das ruínas da casa e outros que foram, cordialmente, cedidos por visitantes de Portugal. Poderão, assim, conhecer mais de perto e melhor a vida do autor. O restaurante do museu oferece uma vista magnífica sobre o território o que permite terminar a visita de forma deslumbrante
  • As Roças: são pedaços da história de São Tomé e Príncipe. Visitá-las é paragem não só recomendada como obrigatória. O arquipélago tem variadíssimas roças antigas de cacau e café cuja visita vos transportará a outras épocas. A exploração humana era uma realidade. Ficarão impressionados com a grandiosidade das casas senhoriais e pelos pedaços de história que encerram. Ao longo dos anos os edifícios foram-se degradando, mas ainda é possível visitar as Roças Água Izé, Monte Café e São João, na ilha de São Tomé. Estas foram recuperadas ao longo do tempo e ainda se mantêm ativas na produção de café e cacau.
  • Fábrica de chocolates Corallo: lembram-se do vosso fabuloso bolo de casamento com um toque de chocolate divinal e que fez as delícias de todos? Pois bem, chegou agora a hora de saberem as origens dessa deliciosa iguaria que ambos apreciam tanto. Qualquer bom apreciador de chocolates deve visitar esta fábrica. Existem sessões de apresentação com prova de chocolates e mostra dos respetivos processos de fabrico. Como alternativa, também podem visitar a loja Diogo Vaz, a poucos metros de distância. 
  • Pico Cão Grande: localizado numa zona de origem vulcânica e com 663 metro de altura, o Pico Cão Grande é uma das belezas naturais que têm de fotografar

Especialidades gastronómicas

Se são um casal foodie, preparem-se para experimentar as iguarias locais. Os pratos santomenses são, quase todos, à base de peixes e frutos do mar, uma vez que são alimentos de fácil acesso à população devido à vasta orla marítima. Os acompanhamentos são normalmente banana, fruta-pão, matabala (uma leguminosa parecida com inhame) e outros legumes e folhas de ervas; dentre estas destaca-se a micocó, que é usada em quase todos os pratos das ilhas. O consumo de frutos tropicais é uma constante, e aos mais conhecidos juntam-se o mangostão e o safú. O cacau também é consumido como fruta, nomeadamente nas Roças. 

Um experiência imperdível? Degustar um prato de Calulu, que é um dos mais típicos da região - e também de Angola. Trata-se de uma espécie de sopa, bem espessa, confeccionada com peixe fumado ou frango e com várias folhas e ervas regionais.Terminem a refeição com chave de ouro e experimentem o doce típico de São Tomé: o famoso Bolo de banana. Não se esqueçam de fechar o repasto com um belo café, afinal estão na terra onde é produzido há muitos anos. Bom apetite! 

Ilusion Media Estudios
Ilusion Media Estudios

A vossa primeira viagem como casal marca o início da vida em comum. Depois da azáfama da escolha do topo de bolo de casamento perfeito e do penteado da noiva e de terem brilhado no Dia C entre familiares e amigos, nada como o descanso merecido durante alguns dias, a dois, para namorarem e criarem as primeiras recordações como marido e mulher.