Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Cartões de agradecimento: tudo o que precisam de saber

Se querem agradecer aos vossos convidados por terem estado presentes num dia tão importante, os cartões são uma excelente opção. No entanto, é bem sabido que podem gerar dúvidas - sobretudo se se tratou de um enlace com centenas de convidados...

Rita Santana Photography

"O quê? Já se acabou?!" Parece mentira, mas sim... chegou o momento de guardar o vestido de noiva e todas as recordações do vosso enlace. É provável que se sintam algo melancólicos e cansados, sobretudo se acabam de regressar da viagem de lua de mel, mas precisam de arranjar um pouco de energia para tratar de um último assunto: os cartões de agradecimento. Se enviaram convites de casamento a uma lista extensa de pessoas e todas elas compareceram ao grande evento, fica sempre bem dedicar-lhes algumas palavras de apreço. Receberam umas prendas de casamento espetaculares? Mais um motivo para meter mãos à obra e começar a redigir estes cartões! Se têm dúvidas, leiam os seguintes pontos e descubram como gerir esta tarefa: 

Vale a pena escrever cartões de agradecimento?

Embora não seja uma prática muito comum em Portugal, são cada vez mais os casais que decidem dedicar algum tempo aos agradecimentos, enviando cartões personalizados a cada convidado. Se vale a pena? A vossa intuição vai ajudar-vos a perceber se sim ou se não. No fundo, trata-se de avaliar o evento e a vossa relação com as pessoas em questão. Pensem que, entre presentes de casamento, deslocamento, hotéis, vestidos gala compridos e idas ao cabeleireiro, cada convidado deve ter gastado uma boa quantia de dinheiro com o vosso enlace. Consideram que se sentem mais felizes se demonstrarem alguma gratidão? Então mãos à obra! Por outro lado, se preferem agilizar o processo, podem sempre optar por dar um discurso de agradecimento durante o copo de água ou por preparar um vídeo.  

Quando devem ser enviados?

Os cartões de agradecimento devem ser enviados o mais rapidamente possível, sobretudo se pretendem agradecer pelos presentes que receberam antes do dia C. Até três meses é aceitável, mas tentem não esperar tanto tempo, a não ser que tenham ido de lua de mel precisamente neste período. Para agilizar o processo, certifiquem-se que têm as moradas de todos os convidados à mão e componham uma carta modelo que possa ser adaptada a cada convidado. 

NJmattos

Devo escrever os cartões à mão? Ou um e-mail é suficiente?

Já falamos sobre a importância dos cartões de agradecimento. Agora vamos convencer-vos do significativo que é escreve-los à mão. Sim, neste ponto, o ideal é que deixem a comodidade dos teclados de lado e voltem a dar uso às mãos. Enviar e-mails pode parecer muito apelativo - pelos motivos que todos sabemos... - mas lembrem-se que, para demonstrar um apreço real, a tradição dita que estas notas sejam escritas com a vossa caligrafia. Posto isto, a nossa recomendação é que comprem os cartões de agradecimento assim que fizerem os convites de casamento, da modo a que ambos tenham a mesma linha estética. Se escrever mais de 200 cartões não está nos vossos planos - sejamos sinceros, em casamentos destas dimensões não é uma tarefa factível - podem enviá-los apenas às pessoas mais próximas - pais, madrinha, padrinho, damas de honor... - e redigir um e-mail comum para os restantes convidados. 

O que é que se deve escrever nestes cartões?

Sentem-se pouco criativos? Então anotem a seguinte fórmula: agradeçam ao destinatário pelo presente + acrescentem algo específico sobre o presente ou sobre como o usarão + agradeçam pela sua presença neste dia tão importante ou expressem tristeza caso a pessoa não tenha podido comparecer. Se não querem perder demasiado tempo no processo - o que se justifica caso tenham tido muitos convidados - tentem ser breves e concisos. Caso tenham mais tempo e vontade de apetrechar nos cartões, acrescentem um poema, uma fotografia vossa ou um texto completamente personalizado para cada pessoa. São os pequenos gestos que fazem a diferença, e ter este tipo de atenção para com os vossos convidados vai deixá-los muito emocionados. 

Quinta dos Machados

Querem agradecer aos vossos amigos pela sua presença no dia C e por todas as prendas de casamento originais que receberam? Então lembrem-se: ao comprar os convites, peçam também uns cartões de agradecimento na mesma linha. Depois, só têm de dar asas à imaginação e recordar todos os bons momentos que partilharam com estas pessoas, desde a cerimónia até ao corte do bolo de casamento. As palavras vão surgir de forma natural!