Diana Martins

Depois de definires o estilo do casamento e do teu vestido de noiva, haverão muitas tarefas a realizar até conseguires viver o dia que sempre imaginaste. Tens de estudar os restantes detalhes do teu outfit, tais como o penteado de noiva ou os sapatos, assim como o seating plan e o menu... Mas lembra-te, a primeira percepção do estilo que terá o vosso dia estará presente nos convites de casamento que enviarão aos convidados. E porque a tendência realça cada vez mais os detalhes, o envelope pode fazer toda a diferença! Hoje falamos-te deles e deixamos algumas ideias para que os vossos sejam muito originais:

Pérola, Papel, Tesoura

Carimbo personalizado

Um envelope personalizado tem muito mais charme, sobretudo se se trata de noivos detalhistas. Para juntar ao vosso convite de casamento original, podem escolher um envelope simples, em que um carimbo em lacre com os vossos nomes, data do casamento ou o logo faça toda a diferença. Ainda assim, contem também com uma versão mais moderna e original, com o tão em voga washi tape ou os autocolantes personalizados com os vossos nomes, sempre na mesma linha de decoração que tenham em mente para toda a decoração. Para os mais clássicos, os tons pastel são a grande opção! Mas se, por outro lado, são um casal arrojado, os tons flúor para este pequeno detalhe pode fazer toda a diferença.

Story2Remember

Com serapilheira ou renda

As noivas mais rústicas, amantes de vestidos de noiva simples e fluídos e enlaces ao ar livre, adoram incorporar a renda ou a serapilheira nos diversos elementos da sua decoração. E se antes a chave de uns convites de casamento personalizados era colocar-lhe apenas uma fita de renda ou envolvê-los em papel rendado, hoje a serapilheira ganha uma nova forma para criar uns envelopes rústicos e estilo handmade. Para criar este efeito, podem envolver totalmente um envelope neste material e, para os mais românticos, decorá-lo com uma flor seca ou com uma fita de renda. No fundo, a chave do êxito é a combinação perfeita de ambos os materiais!

Cordão para um estilo vintage

"Menos é mais" é regra tanto para a elegância de um sóbrio vestido de gala comprido como para a simplicidade de uns convites cheios de estilo. Se as vossas são em estilo mais rústico, um cordão de yute ou ráfia ao redor do envelope liso será uma decoração simples, que resulta sempre na perfeição. Aproveitem o nó para pendurarem uma etiqueta com a data do vosso casamento ou o que preferirem. E se decidiram ter um logo, esse será o melhor local para o revelarem aos vossos convidados.

Feliz Acaso Fotografia

Elementos naturais

Se atar apenas uma corda ou um laço no envelope vos parece pouco para completar uns convites de casamento simples, poderão optar por juntar alguns elementos naturais para lhe dar um encanto especial. Folhas ou flores pequenas – a paniculata funciona muito bem – ou inclusive, uma rodela de fruta desidratada são ideias muito originais para adornar uns envelopes cheios de carisma. Nesta última, convém que todos os convites sejam entregues em mão para evitar que não se manchem. Mais ideias? Que tal usarem raminhos que simulem o bouquet da noiva? Também podem atar algum elemento que vos defina ou defina a temática do vosso dia, como um búzio do mar, etc. Outra ideia que nunca falha é adicionarem papel rendado aos envelopes kraft para obter esse toque branco e muito rústico.

Com relevo

Outra das ideias para convites de casamento passa por criar relevo nos seus envelopes. Podem criar figuras de origami, formas recortadas em tecido ou em papel de jornal, ou até bigodes e lábios recortados em cartolina. Para um estilo mais vintage ou rústico, podem usar mini molas de madeira, tão em voga no momento, para segurarem uma foto vossa tirada em Polaroid. Ideias não faltam para criar relevo e dar uma vida especial aos envelopes que esconderão os vossos convites!

Ana Ribeiro Designer

Estás a par de todas as tendências do momento? Além dos convites, não deixes de procurar ideias para o bolo de casamento e de ver que cores são tendência em vestidos de cerimónia, no caso de teres damas de honor. Todos os elementos devem encaixar, de forma a transmitir a vossa personalidade e gosto pessoal.