Quando os preparativos do casamento começam – logos após o pedido de casamento com o anel de noivado - há algo que todos os casais querem definir: o vestido de noiva e o fato do noivo. Nos dias de hoje, os noivos querem ser fieis à sua personalidade, optando por looks nupciais cheios de carisma e elegância. A noiva pode assim inovar no seu penteado de noiva e nos restantes acessório mas, e o noivo? Como inovar no seu look nupcial? As novas tendências em fatos oferecem inúmeras propostas para os mais arrojados, inovando tanto na cor como nos padrões.

Queres usar um fato com padrão no teu dia? Então este artigo é para ti! Inspira-te na nossa galeria e surpreende-te com as muitas opções de fatos com padrão que podes encontrar, desde o mais simples ao mais arrojado. De certeza que vais encontrar o fato ideal. 

Ao mais puro estilo Dandy 

O estilo Dandy e retro continua muito em voga nesta temporada, tanto nas coleções de fatos de noivo como nas coleções para a noiva, em vestidos de noiva com renda, cintados ao corpo e com pormenores retro que fazem toda a diferença. Marcas como Ottavio Nucio ou mesmo Maestrami renovam este estilo, através de acetinados tecidos, que vão desde o cor de vinho ao azul, e que contém perfeitos bordados que lhe dão esse toque de originalidade. Juntando a isso, acessórios como o chapéu alto ou mesmo o relógio do bolso fazem qualquer um embarcar numa viagem ao glamour e à elegância do passado. Quanto às calças, que variam entre o mesmo padrão do casaco e um tecido liso, por norma são de estilo slim e acabam ligeiramente acima do tornozelo. Outra das características deste estilo mais arrojado, é a capacidade de criar combinações extravagantes de cores e padrões, sem perder a elegância. Modelos singulares, pensados para os que querem surpreender no seu dia, sem renunciar à elegância.

Dos quadrados ao Jaccquard

Os quadrados, em estilo padrão inglês e não só, são dos mais escolhidos pelas várias casas de moda nupcial masculina. Carlo Pignatelli, Mango ou Calvin Klein escolhem quadrados maiores, que se distinguem perfeitamente em sóbrias cores como o azul escuro ou o cinzento e que aliam a elegância e a irreverência num só modelo. Estes últimos são perfeitos para os noivos mais joviais que procuram esse toque de irreverência que combina na perfeição com noivas apaixonadas por penteados fáceis e naturais. Já os quadrados mais fechados – e quase invisíveis a simples vista – estão pensados para os mais clássicos e charmosos, que querem um discreto toque diferente no seu look nupcial. Além disso, o jaccquard é uma das outras tendências que tem vindo a ganhar cada vez mais força, temporada após temporada. Penhalta, Mestrami e outras mostram nas suas coleções, fatos integrais neste padrão ou pequenas incorporações em modelos lisos e acetinados, seja na lapela ou através do colete. Sem dúvida, uma forma singular e elegante de dar um toque diferente ao visual do noivo. 

Para os mais descontraídos 

Esta temporada também não esquece os estilos mais descontraídos, concentrando toda a sua irreverência em modelos de linhas clássicas mas com recurso a padrões alternativos como o floral ou os quadrados grandes. Do tom mais escuro aos mais claros - ideais para os que casam na praia - a chave para um outfit mais descontraído é a ausência de gravata, concentrando toda a sua elegância no colete ou na escolha de cores escuras ou neutras, como o cinza escuro ou claro, o preto ou o azul. Pal Zileri evoca este estilo como ninguém na sua coleção 2018, perfeita tanto para os mais citadinos como para os que casam ao ar livre. Este estilo, encaixa na perfeição com um vestido de noiva simples e com ambientes mais descontraídos, onde o destaque vai para o conforto dos convidados e não tanto para  o que dita o protocolo. 

Depois de veres a galeria, o que achas dos modelos? Como referimos antes, é importante que te mantenhas fiel ao teu estilo e gosto próprio, pelo que se queres romper com as normas e usar um fato com padrão, não tens porque não o fazer. O mesmo se aplica aos restantes detalhes do vosso dia. Os vossos convites de casamento, a decoração e até o estilo do vosso bolo de casamento deve ser um espelho da vossa personalidade. Só assim o vosso casamento terá a vossa marca do início ao fim!