Casamentos

E quando as damas de honor se dão mal...?

Há cada vez mais noivas que escolhem ter várias madrinhas ou um grupo de damas de honor. Mas... o que fazer quando estas não se dão bem? Aprende a lidar com a situação com as dicas que te deixamos aqui!

Filipe Santiago Fotografia

Escolheste finalmente as tuas damas de honor e estás muito emocionada por tudo o que isso representa. Mais além da escolha dos seus vestidos de cerimónia, sabes que te irão acompanhar nas fases mais importantes dos preparativos – tal como a prova do vestido de noiva – e que serão um apoio incondicional nos bons e maus momentos. Agora que até já separaste um convite de casamento especial para cada uma delas, sentes-te confiante e optimista. Mas a verdade é que, apesar das tuas boas intenções, as damas de honor nem sempre se dão bem... O stress dos preparativos ou mesmo a incompatibilidades de personalidades pode fazer com que existam alguns atritos entre elas, sobretudo se não são amigas de longa data... Se detetas que estas incompatibilidades afetam os preparativos ou geram mau ambiente no grupo, deves intervir da melhor forma. Mas como lidar com a situação? Acima de tudo, apelando ao bom senso e relembrando que o foco principal são os preparativos do teu dia. Neste artigo partilhamos algumas dicas para ajudar-te a lidar com a situação. Toma nota: 

Ricardo & Tania

Dar a importância necessária ao assunto

Lembra-te sempre que o problema é entre elas e que, desde que não afete os preparativos, não te deves meter demasiado no tema. Dá a importância necessária ao assunto, sem te intrometeres demasiado. Há mais coisas com que te deves preocupar e essas devem ser as tuas prioridades – a escolha de uns convites de casamento personalizados, decoração das mesas, etc – assim que foca-te nisso antes de qualquer outra coisa. Acima de tudo, lembra-te que se as escolheste é por elas são todas importantes para ti, independentemente do tipo de relação que tenham entre elas. Explicas-lhes que a coisa mais importante do momento é o casamento. Se forem realmente tuas amigas, irão fazer um esforço por ti.

Não tomar partidos

Mantém-te imparcial em relação ao assunto, no caso de acontecer algo mais desagradável. No máximo, tenta mediar a situação, mas não fiques do lado de ninguém, já que isso só vai gerar uma atmosfera mais desagradável. Uma situação que pode gerar conflito é a escolha dos vestidos: algumas preferem vestidos de cerimónia curtos, outras acham imprescindível usar um comprido. Maioria está de acordo com a cor que se estipulou, mas há sempre uma amiga que discorda. Por isso mesmo, tenta definir de forma imparcial alguma coisa dos seus vestidos (por exemplo, o tipo de modelo ou a cor). Finalmente, para apaziguar um pouco os ânimos, motiva-as a escolher individualmente os restantes elementos: penteado, acessórios, tecido, etc. 

Light Story

Ser boa ouvinte

Ouve com atenção os motivos de cada uma e tenta perceber o que pode estar na raiz do conflito. Normalmente, os conflitos são fáceis de resolver e basta uma conversa sincera e tranquila para, em conjunto com a noiva, se conseguir chegar a uma conclusão. Por isso, mostra-te interessada nas emoções e opiniões das tuas damas. Se o conflito existe porque não se decidem por um penteado apanhado ou por algum tema relacionado com a despedida de solteira – algo bastante comum também – existe sempre uma solução. Por outro lado, se o problema vai mais além destas mundanidades, o melhor é simplificares as coisas e, uma vez mais, frisar que a prioridade é o teu casamento, razão pela qual devem por as divergências de parte e fazer um esforço por ti.

Conversar sem rodeios

Se as coisas começarem a ultrapassar os limites, talvez o melhor seja ter uma conversa franca e aberta onde se resolvam os problemas definitivamente. É muito importante que exista bom ambiente no grupo, para que te possam aconselhar no que diz respeito ao teu look nupcial e noutras tarefas (como ter ideias para a decoração ou para os presentes de casamento...) Se as tuas damas estão constantemente a criar mau ambiente, deves explicar-lhes que, se continuam assim, vai ser impossível preparar o que quer que seja. Pode parecer uma conversa um pouco dramática, mas em último recurso talvez seja o mais efetivo para chegar a bom porto. Não tenhas medo de assumir o "poder" e expressar os teus sentimentos. Afinal, é a organização do teu casamento que está em jogo!

Ricardo & Tania

Já viveste alguma situação de conflito entre as tuas damas de honor? A solução passa por bom senso, calma e pragmatismo. O mesmo que tens que ter na hora de tomar decisões importantes (como optar por um bolo de casamento ou escolher o teu penteado de noiva). Se sentes que já tens demasiado stress com os preparativos e não consegues lidar com estes conflitos, uma boa solução passa por pedir ajuda à Wedding Planner. Ela pode servir de intermediária na situação, zelando sempre pelo teu bem estar e sucesso do evento.

Outros artigos que lhe podem interessar

  • 5 metais económicos para as vossas alianças de casamento
    Tradições e superstições de casamento
    5 metais económicos para as vossas alianças de casamento
    As alianças são o símbolo mais tradicional do casamento, mas nem sempre o valor pedido é compatível com o vosso orçamento. Querem umas alianças lindas e duradouras, mas sem comprometerem toda a vossa festa? Conheçam os metais mais económicos!
  • Teste: como deve ser o teu anel de compromisso?
    Tradições e superstições de casamento
    Teste: como deve ser o teu anel de compromisso?
    Se ainda não tens uma ideia clara de que como deveria ser o teu anel de compromisso, como é que o teu noivo pode saber qual o mais perfeito para ti?
  • Por que usamos o anel de noivado na mão esquerda?
    Tradições e superstições de casamento
    Por que usamos o anel de noivado na mão esquerda?
    As alianças são um dos objetos que melhor simbolizam o casamento. Desde o ritual da troca de alianças na cerimónia, até ao seu uso diário pelos casais, este anel é usado na mão esquerda como símbolo do compromisso. Sabes porquê?
  • 6 ideias para prendas de casamento originais
    Tradições e superstições de casamento
    6 ideias para prendas de casamento originais
    Hoje em dia é muito comum oferecer-se dinheiro num casamento, geralmente através de um cheque ou envelope. Mas se estás farta dessa tradição e, embora não tenhas ideias, queres surpreender os noivos com algo diferente, não percas este artigo!
  • 5 ideias para fazer o grande pedido aos padrinhos de casamento
    Tradições e superstições de casamento
    5 ideias para fazer o grande pedido aos padrinhos de casamento
    Acompanharam-vos a vida toda e não imaginam subir ao altar sem tê-los por perto. Os padrinhos de casamento são únicos e merecem um convite especial. Inspirem-se com estas ideias!