Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Diz-me onde casas e dir-te-ei os pratos que não podem faltar!

Porque os melhores momentos são passados à mesa, nada como surpreender família e amigos com os pratos mais tradicionais de cada região! Vem conhecer as iguarias que não podem mesmo faltar no vosso dia!

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

QL Sintra

Se há algo decisivo no vosso dia C, é o que vão servir no copo de água. Os convidados não vão propriamente ler todos os convites de casamento em busca do menu que planearam. Mas a comida, quando saborosa e bem confecionada, é sem dúvida um ponto extra de que se vão lembrar muito depois de entregarem as lembrancinhas de casamento! O nosso país está recheado da melhor e mais variada gastronomia! Do ar seco e fresco das montanhas do interior, às maravilhas da nossa costa, em Portugal poderão encontrar os pratos mais autênticos. Se já escolheram o bolo de casamento ideal, vejam as nossas sugestões de norte a sul!

Braga – Bacalhau à Narcisa 

Ok, todos sabemos que o bacalhau é um símbolo nacional e que não pode faltar numa mesa portuguesa que se preze. No entanto, existe uma receita muito especial que é, atualmente, uma das grandes referências da gastronomia minhota: o Bacalhau à Narcisa. Feito com bacalhau frito, batata e cebola, este prato é verdadeiramente imperdível num enlace que se realize na zona de Braga. Mas há mais: também podem apostar numas Papas de Sarrabulho - que são ideais para casamentos no inverno - ou nas famosas Frigideiras, especialmente se optaram por um buffet descontraído. 

Porto – Francesinha especial

Um dos símbolos do norte do país é a Francesinha, uma especialidade que consiste numa sanduíche elaborada com pão de forma e recheada com bife grelhado, linguiça, salsicha fresca, fiambre e queijo e outras carnes, dependendo da zona ou do restaurante em questão! A cereja no topo do bolo é, na verdade, o molho. A francesinha é regada com um molho especial feito à base de tomate, cerveja, molho de pimenta e piri piri e, como acompanhamento, pode ainda levar ovo estrelado e batata frita. Embora seja a principal inimiga de uma dieta saudável e equilibrada – especialmente se querem caber nos fatos e vestidos de cerimónia curtos – este é um prato que não pode faltar se casam no norte do país!

Aveiro – Ovos moles

A icónica sobremesa da Veneza portuguesa é um must se casam na região! Normalmente com motivos náuticos, os ovos moles são um doce regional e conventual – daí a sua envolvência, numa hóstia – feitos à base de água, açúcar e gema de ovo. O seu sabor intenso e doce, a sua textura cremosa e a tonalidade, de um amarelo torrado, são o que torna estes pequenos doces verdadeiramente únicos! Podem ser dispostos em miniaturas na sua forma tradicional, em barricas de madeira pintadas exteriormente, relembrando os moliceiros da ria de Aveiro, ou no topo do bolo de casamento!

Coimbra – Chanfana e doces conventuais

Na cidade dos estudantes ouvem-se as guitarras e o fado, as tascas abrem até de madrugada e o ar fresco do Mondego convida a uns petiscos. Chanfana, o célebre Leitão da Bairrada ou o arroz de lampreia são alguns dos favoritos desta cidade. Mas é na doçaria que Coimbra aposta para se tornar um dos pontos de referência das sobremesas tradicionais portuguesas. Pastéis de Santa Clara, Arrufadas, Biscoitos Académicos, Sonhos de Pedro e Inês ou o Pudim das Clarissas são alguns dos nomes mais sonantes desta rica gastronomia e, alguns dos exemplos que facilmente poderão incluir no vosso copo de água! Se nos afastarmos um pouco do centro, têm também os deliciosos Pastéis e Queijadas de Tentúgal, que deixam qualquer um com água na boca!

Darkbox Photography

Óbidos – A mítica ginjinha

A pequena cidade medieval não é muito célebre pela sua gastronomia para além da aclamada ginjinha, que podem beber em copo de chocolate. Mas pratos como caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, enguias fritas de ensopado, trouxas de ovos e lampreias das Gaeiras são verdadeiras iguarias que podem provar antes do bolo de casamento original! Esta é também a região perfeita para casar se são apreciadores de vinhos e licores, uma vez que aí são produzidos alguns dos melhores nomes do país.

Setúbal – Choco frito à setubalense

Localização perfeita para casamentos no verão, o Concelho de Setúbal tem uma gastronomia muito própria, da qual não podemos falar sem mencionar o icónico choco frito! Este petisco tenro e crocante é frequentemente acompanhado com salada, batata frita e muito sumo de limão e, é o prato ideal se vão ter um casamento mais informal! Não se esqueçam de escolher as bebidas mais frescas para acompanhar. 

Somos Fratelli

Beja – carne, pão... e cação!

A oliveira e a produção de trigo são algumas das matérias primas principais desta zona, que se situa entre Espanha e a costa Atlântica e onde não pode faltar a verdadeira gastronomia alentejana. O pão é um elemento sempre presente à mesa e, tanto acompanha migas e carne de porco à Alentejana, como uma sopa de cação ou açorda de alho e coentros. Na mesa dos doces, a Sericaia é prato obrigatório, a par do pão de rala, dos pastéis de grão ou das trouxas de ovos.

Faro – o peixe e marisco do Algarve

Conhecido pelo seu peixe inigualável e pelas frutas e vegetais frescos mais saborosos, o difícil é escolher um só prato que caracterize esta cidade. O sol aquece a terra e a vida passa-se à mesa, com tudo o que de melhor o nosso mar tem para oferecer. A sardinha assada é rainha, temperada com salsa, cebola e azeite e acompanhada de batatas e salada à algarvia e, peixes e mariscos são o ex libris da região! Para noite frescas, as cataplanas, a sopa de lingueirão e a estupeta de atum não podem faltar. Casar no sul significa convívio, amor e muita alegria até trocar presentes de casamento.

QL Sintra

Madeira – espetadas, lapas e poncha

A Madeira é um jardim e, para os amantes da boa gastronomia, é também um verdadeiro paraíso na Terra! Se se casam nesta lindíssima ilha, certamente já sabem quais são os pratos que não podem faltar: a mítica Espetada em Pau de Louro, as Lapas à Moda da Madeira - um verdadeiro must para os amantes do marisco do Atlântico - e os Filetes de Espada com banana ou molho de maracujá. Já para o vosso candy bar, não se esqueçam de incluir Pudim de Maracujá e Bolo de Mel, assim como umas garrafinhas de Vinho da Madeira!

Açores – a melhor carne de vaca

A gastronomia dos Açores é bastante rica e variada, mas há algo absolutamente inegável: a melhor carne de vaca e queijos do país vem deste arquipélago! Como tal, o Bife de Vaca é um must em qualquer enlace que se realize nestas ilhas, assim como o Queijo da Ilha, sobretudo o de São Jorge. Para os amantes do marisco, este é o melhor local para servir Cavaco, uma espécie de lagosta extremamente terna e deliciosa. Como sobremesa, as famosas Fofas de Povoação, que se assemelham a éclairs recheados, são absolutamente imperdíveis. Pena que não seja propriamente fácil levar um Cozido das Furnas às mesas do copo de água!

Já sabem em que região vão dar o nó? Se já tens o anel de noivado, é quase impossível não pensar no local onde reunir amigos e família e, com este guia regional, não há desculpas para não correr o país em busca das melhores iguarias! Escolham o prato favorito, mas tenham calma com as provas – afinal, ainda vais querer dançar à vontade no teu vestido de cerimónia!

Vamos ajudá-lo a encontrar o catering ideal para o seu casamento 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si