Hoje propomos-te criar uma manualidade muito simples com a qual poderás decorar as mesas do banquete ou qualquer outro canto especial da cerimónia ou do banquete. Só precisas de um pouco de paciência e tempo e o resultado será espectacular.

Para criar os teus próprios topiários vais precisar de:

Materiais:

  • Um floreiro cilindrico, preferivelmente de vidro ou de outro material pesado para que o topiário tenha solidez. 
  • Um saco de esferovite (quanto maior for o casamento, maiores devem ser os topiários). 
  • Papel de seda (para um casamento de tamanho médio, precisa-se aproximadamente 2 metros e meio). 
  • Uma fita de pérolas (mais ou menos 1 metro por cada peça). 
  • Pistola de silicone

 

 

Elaboração:

1. Corta círculos de aproximadamente uns 10-12 centímetros de diâmetro de papel de seda. Um truque para aligeirar a tarefa é cortar semicírculos com o papel dobrado, sairão regulares e vais poupar tempo. Se tens de fazer muitos, vais notar a diferença!

 

 

2. Ajudando com um pequeno pau, um lápis ou um pincel faz um cone, vira a ponta, como vemos na foto, até que a flor se mantenha segura.

 

 

3. Na bola de esferovite marca com um círculo a zona onde irá apoiada o floreiro (nessa zona poremos as flores).

 

 

4. Pouco a pouco, cola as flores na esfera. Deves aplicar a cola nas zonas onde retorcemos a flor. Começa pela zona superior da esfera e pouco a pouco vai descendo.

 

 

5. Os cones devem ficar invertidos, ficando a parte mais larga em direção ao centro e para cima.

 

 

6. Quando alcances o círculo que desenhaste anteriormente, cola com silicone a esfera ao floreiro.

 

 

7. Corta uma parte da fita de pérolas (cerca de 40). Conta 10 pérolas e na décima aplica uma gota de cola. Com muito cuidado cola esta pérola no buraco que fica entre as flores e o floreiro.

 

 

8. Podes ir cobrindo o espaço entre as flores e o floreiro com fitas de pérolas de diferentes comprimentos. Podes dar-lhe uma forma de U ou M ou qualquer outra que queiras. Para isso conta mais umas 20 pérolas. Põe cola na pérola 20 e une-a a uns dois dedos de distância das que colaste. Repete o passo várias vezes até completar a volta ao floreiro.

 

 

9. Corta pérolas individuais e com a ajuda de uma pinça vai colando-as entre as flores. Deste modo taparás algum buraco que possa ter ficado entre as flores.

 

 

E pronto! Não foi tão complicado criares o teu próprio topiário para decorar o teu casamento. Se quiseres também podes experimentar fazer combinações de cores.