António Santos Fotografia
António Santos Fotografia

O vestido de noiva deve estar impecável, a tua maquilhagem completamente deslumbrante, mas, se há algo no teu look que deve gritar brilho e vitalidade, é o penteado de noiva! Podes encarar o teu cabelo como um acessório, ou como a tua personalidade! De qualquer forma, é inegável que todos vão olhar para ele no grande dia e que o queres manter bonito e saudável para subir ao altar. Se já enviaram os convites de casamento, vem conhecer as dicas mais fáceis para implementares na tua rotina e conseguires um cabelo de sonho!

Ulyana Lenina
Ulyana Lenina

1. Entende as suas necessidades

Um cabelo forte e hidratado é o que todas desejamos para o dia C. Mas antes de mais, é importante analisar os fios e perceber o que lhes falta na realidade! Hidratação, um corte, nutrir… Não adianta fazer máscaras ou tratamentos de reestruturação se o teu cabelo está saudável, por exemplo, uma vez que apenas o vai pesar, por isso é fundamental entender a priori as suas necessidades. Procura aconselhar-te junto do profissional certo, que te vai indicar o “tratamento” que mais precisas.

2. Rotinas saudáveis

Lavar com o shampoo certo, hidratar e fazer máscaras com alguma frequência são alguns dos pontos chave a cumprir se queres um couro cabeludo e fios saudáveis! Lembra-te de manter o cabelo devidamente limpo e de o cortar com alguma frequência – isto vai ajudar a dar-te um corte definido e a eliminar as pontas mais estragadas, dando um aspeto geral mais saudável ao teu cabelo, para que possas arrasar com aquele penteado com tranças sem medo das pontas duplas!

Feel Creations - Photo & Film
Feel Creations - Photo & Film

3. Adeus fontes de calor

Adoras aquele liso perfeito ou as ondas mais rebeldes? Infelizmente, todos esses utensílios que te deixam com um deslumbrante penteado semi preso estão a danificar o teu cabelo. Todos os aparelhos que funcionem à base de calor, a par do sol, do vento e do sal, danificam muito o teu cabelo. Se usas secador ou estes modeladores diariamente, tenta ao máximo reduzir essa frequência para uma vez por semana – e lembra-te de usar sempre protetor térmico.

4. O papel da alimentação

Já sabemos bem que somos o que comemos. E para nutrir a pele e o cabelo, nada melhor do que uma alimentação saudável e equilibrada, repleta de frutas, vegetais e muita água, para que te sintas bem por dentro e isso se reflita no exterior! Embora estes cuidados devam ser encarados como um hábito – e não apenas postos em prática nos meses que antecedem o casamento – deves evitar ao máximo fritos, gorduras, álcool, tabaco e processados. Vais ver como a tua saúde e a do teu cabelo agradecem!

Feel Creations - Photo & Film
Feel Creations - Photo & Film

5. Deixa as aventuras para depois!

Estás desejosa de arriscar e fazer aquele corte bob tão ousado, ou não consegues pensar noutra coisa senão as delicadas babylights que vão iluminar o teu penteado? Não há nada de errado com algumas alterações ao teu cabelo para sair da rotina, mas se estás prestes a trocar alianças de casamento, esta não é a melhor altura para arriscar.

6. Trata-o com carinho

Usar água tépida em vez de a escaldar, pentear o cabelo apenas quando estiver seco - uma vez que molhado se encontra no seu estado mais frágil - e não o puxar ou evitar o uso de ganchos ou elásticos o máximo possível, são pequenos hábitos a implementar se queres o melhor penteado para combinar com o teu vestido de noiva com renda. Acima de tudo, trata o teu cabelo com carinho e simplifica a tua rotina, evitando ao máximo o uso de muitos produtos, que facilmente penetram na fibra capilar.

135 milimetros
135 milimetros

Há alguma das nossas dicas que já tenhas aprendido a pôr em prática na tua rotina? Cuidar do cabelo deve ser um ritual de amor próprio, e deves fazê-lo todas as vezes que necessites, independentemente de estares ou não prestes a trocar o anel de noivado! Uma boa alimentação, baixos níveis de stress, cortes regulares e os produtos mais adequados vão de imediato fazer-se notar na saúde do teu cabelo. Se já escolheste o vestido de cerimónia, marca um compromisso para ti mesma e começa já hoje a cuidar de ti!