Quarto de Lua
Quarto de Lua

Não é, à partida, uma situação que seja desejada pela maioria dos casais mas, por vezes, as vicissitudes da vida assim obrigam e a distância passa a ser um obstáculo a ultrapassar. Talvez não tenhas pensado nesta possibilidade enquanto procuravas o teu vestido de noiva ou, pelo contrário, é algo com que já lidas há muito tempo. A verdade é que ter um anel de compromisso é muito mais do que ter um adereço e os vosso votos podem ser postos à prova com esta situação. No entanto, quando mandaste o primeiro convite de casamento sabias que estavas a começar uma aventura que nem sempre iria ser fácil. Impossível? Nem pensar!

All Story Is
All Story Is

Cada um dos elementos do casal traz consigo os seus medos e expetativas, e nem sempre as situações que a vida oferece espelham as melhores coisas que imaginaram. Seja por motivos profissionais, familiares, ou outros, podem existir momentos em que o casal se tem de separar. Conviver com a distância pressupõe não só o afastamento físico como também psicológico, na medida em que é mais difícil manter o mesmo tipo de apoio mútuo que se tem quando as duas pessoas vivem juntas. Para te ajudar a ultrapassar esta fase com sucesso vamos dar-te algumas dicas que te podem ser muito úteis, como já te habituaste ao seguir as nossas ideias para escolher o teu vestido de noiva com renda ou para saber a melhor forma de lidares com a tua sogra.

Como é que vocês interpretam a distância?

Este pode ser um bom ponto de partida: falar sobre o que a distância significa para cada um de vocês. Se organizaram o casamento à distância, já ultrapassaram uma prova de fogo, pois fazer convites de casamento ou escolher os presentes de casamento sem estarem juntos pode ser bastante complicado. Agora, cabe-vos conversar sobre as expectativas e necessidades de cada um. Se a distância for temporária, encarem este período como um momento para desenvolver a confiança e a intimidade. Se se tratar de uma situação a largo-prazo, estabeleçam uma rotina para comunicar com frequência.

Vidas diferentes

Se há um que vai e outro que fica, qualquer um deles pode sentir que está a perder uma parte importante da relação. Por exemplo, o que fica pode sentir que não está a viver novas aventuras mas, ao mesmo tempo, o que vai pode sentir-se só sem a rede familiar ou sentir que está a perder momentos importantes do crescimento dos filhos, por exemplo.

Tentem partilhar o máximo possível as vossas experiências, conversando frequentemente e também dividindo algumas tarefas que assim o permitam. Estarem ambos envolvidos na construção de algo vai aproximar-vos mais e fazer valer a aliança de casamento que têm no dedo.

Contacto visual

Hoje em dia, com as novas tecnologias, é muito fácil fazer videochamadas. À primeira vista pode parecer algo supérfluo, mas ver a outra pessoa torna-a mais real e próxima. Quando o teu noivo te observou, a caminho do altar, com o teu lindo vestido e penteado apanhado, não sentiste que te abraçava? Tal como diz a expressão popular, um olhar pode valer por mil palavras.

Honestidade e confiança

São, sem dúvida, a base de qualquer relação e tornam-se verdadeiros pilares quando se fala de uma relação à distância. Saber que se pode confiar no outro e ter plena consciência de que se está a ser honesto traz a relação para um nível superior de entendimento e comunhão. E são estes sentimentos que tornam um casamento mais forte.

Atitude positiva

Como tudo na vida, uma atitude positiva ajuda a encarar os problemas como situações passageiras que podem até trazer mais sabedoria e conhecimento. Neste caso, conhecimento mútuo. Assim, perante a adversidade, o melhor é sempre pensar que tempos melhores virão para conseguir levar o barco a bom porto. Afinal, vocês amam-se, e nada pode ser superior a essa verdade!

All Story Is
All Story Is

Estás a passar ou passaste por uma situação em que tiveste de te separar? Como é que encaras a distância numa relação? E, se estás com os preparativos do teu casamento, como é que achas que se poderão resolver questões como a escolha do bolo de casamento ou da decoração do salão? E que tal ofereceres como prenda de casamento ao teu noivo uma viagem a um destino que ambos gostem para poderem namorar um pouco?