Eventos Privé
Eventos Privé

Um período onde os nervos e o stress não tenham sequer espaço de entrada é o que mais desejam para esta altura. Afinal, as tarefas que pareciam mais simples, como escolher o vestido de noiva, definir o seating plan, a música para cada momento, a decoração e o sabor do bolo de casamento são, na verdade, bastante atribuladas!

Planear o dia C não depende só de vocês. Há toda uma equipa de profissionais por detrás, com todas as suas diferenças e particularidades. O que depende inteiramente do casal é a forma como lidam com esse mesmo stress! Fundamental para o vosso bem estar – e sem dúvida para o campo da saúde – se já planeiam enviar os convites de casamento, venham conhecer os melhores métodos para relaxar.

1. Yoga

Um dos maiores aliados no combate ao stress e ansiedade que, em simultâneo, é capaz de acalmar e fortalecer corpo e mente. O yoga é o exercício perfeito se tens dificuldades respiratórias, alguma rigidez muscular ou se simplesmente procuras um "escape" para uma semana atribulada. Se não tiveres oportunidade de te inscrever num estúdio ou em aulas, há inúmeros vídeos e monitores online que podes utilizar sem sair do conforto de casa (lembra-te apenas de ter algum cuidado ou supervisão, para evitar lesões).

2. Respiração abdominal

É um dos exercícios mais básicos, mas também aquele onde mais erros cometemos. Determinante para proporcionar bem estar e acalmar naqueles momentos de stress antes de mandar fazer os convites de casamento, devemos inicialmente tentar fazê-lo com as mãos sobre o abdómen, de forma a consciencializarmo-nos do movimento. Inspiramos, sentindo a expansão do mesmo – e o empurrar das mãos – e o expirar, observando o abdómen a voltar, calmamente, à sua posição inicial.

Korpuss Clinic
Korpuss Clinic

3. Corrida

Podes parecer surpreendido(a), mas fazer jogging ou corrida leve pode ajudar imenso a relaxar se sofres com os preparativos para o dia C. Arranja um parceiro para aquela motivação extra ou vai sozinho(a) se preferes o amanhecer ou final da tarde para descomprimir. Vais sentir-te mais leve, cansado(a) e feliz! E nem sequer as horas de sono que perderam a escolher as prendas de casamento originais vão parecer assim tão importantes no final.

4. Pilates

Postura e alongamentos combinados com uma forte componente respiratória… a prática regular de pilates ajuda no realinhamento da postura e a conseguir um corpo mais magro e tonificado. Além de melhorar a flexibilidade, ajuda também a aliviar as dores musculares e relacionadas com problemas posturais, aumenta a densidade óssea e também a frequência cardíaca. Resumindo, é uma ótima prática que vai ter benefícios muito além do relaxamento!

5. Um banho relaxante

Um banho quente ao final do dia consegue curar quase tudo! Nada melhor do que relaxar músculos e mente acompanhado de aromaterapia, velas, uma música relaxante ou um bom copo de vinho. Porque estes exercícios não requerem que mexas o corpo para que consigas ter um escape de todo o stress com a escolha do topo do bolo de casamento, dedica algum tempo a ti próprio(a) e desliga de obrigações e trabalho nestes minutos relaxantes.

6. Passeio

Uma tarde ou manhã livre podem ser bens preciosíssimos quando se trata de lidar com o stress! E por muito que precises daquelas horas para fazer telefonemas, reunir com fornecedores e escolher o melhor penteado apanhado, dar prioridade ao teu bem estar nestas situações é essencial. Um passeio na praia ou na floresta, um lanche com amigos ou um almoço fora são o combustível suficiente para que aguentes mais uns dias intensos.

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

7. Natação

O contacto com a água é terapêutico e, quando falamos em atividade, esta é sem dúvida uma das quais mais poderás beneficiar nesta fase. Dar umas braçadas no mar ou em piscina vai fazer-te abstrair da realidade e do stress que encontras cá fora – além de que é uma ótima forma de exercitar os músculos num ambiente onde as lesões são muito improváveis.

8. Falar com alguém

Liga aos teus pais, primos ou amigas, conversa uns minutos ao telefone ou presencialmente, combina um jantar ou, se não tiveres mesmo tempo, um café. Não subestimes o poder de uma troca de palavras ou breve conversa. Por vezes, precisamos apenas de ouvir ou de ter alguém que nos ouça para conseguirmos encarar o dia de forma muito mais leve!

The Gentleman's - Photo & Film
The Gentleman's - Photo & Film

Não deve ser algo demasiado intenso, nem tão pouco roubar muito do tempo precioso que tens para escolher as lembrancinhas de casamento! Mas tirar algumas horas do dia ou da semana para cuidar de ti é essencial para que consigas estar no teu melhor durante os preparativos. Aqui, a palavra de ordem é movimento: vai distrair-te do stress e direcionar os teus esforços para outra tarefa, neste caso, mais relacionada com o corpo do que com a mente. Se já tens o anel de noivado, incorporaste alguma atividade na tua rotina para te ajudar a descomprimir do stress?