Rodrigo Silva Photography

Se já tens o anel de noivado, de certeza que há imensas coisas sobre as quais te sentes indecisa para o vosso dia C. Deves comprar aquele vestido de noiva mais clássico e intemporal ou apostar num modelo mais contemporâneo? Escolher um buffet de doces para o vosso copo de água ou sobremesas à la carte? Antes de te decidires nestas pequenas grandes dúvidas, é importante que saibas que não há uma escolha certa e outra errada e, consoante o vosso timing, as vossas crenças ou opiniões, vocês devem decidir e escolher o que faz mais sentido para cada um. Uma das dúvidas que já te deve ter passado pela cabeça prende-se com o uso do véu. Não consegues imaginar-te sem um véu pousado sobre o teu penteado de noiva ou és adepta de um look menos convencional? Para dissipar todas as tuas dúvidas, fizemos este artigo. 

Mariana Gama Photography

O peso da tradição

O uso de véu tem-se tornado numa quase obrigatoriedade para todas as noivas, à semelhança do vestido de noiva simples que, acima de tudo, deve ser branco! Culpem os antigos gregos e romanos, que acreditavam que o uso do véu não só ia proteger a noiva de admiradores como era símbolo da nobreza e de um alto estatuto na sociedade. Segundo a religião católica, este acessório está muito associado à imagem da Nossa Senhora, representando a pureza e inocência da noiva. 

Um significado especial

Hoje em dia, o véu é utilizado pela maioria das noivas pelas mais variadas razões. Primeiro que tudo, ele dá um ar enigmático e feminino que combina na perfeição com os penteados com tranças mais românticos. Mas há realmente noivas que optam por seguir a tradição e levar véu, seja para servir de homenagem a alguém da família ou simplesmente pelo significado religioso que o seu uso acarreta. Por isso é que a entrada da noiva na igreja e o momento que antecede a troca das alianças de casamento é único e tão especial.

The Storytellers

Passo a passo

No caso de escolheres usar um véu no teu grande dia, é importante que conheças o protocolo – mesmo que não o sigas à risca. Ao chegar ao altar, é o pai da noiva quem levanta o véu e dá um beijinho à filha, entregando-a, de seguida, ao noivo. Depois de trocarem alianças, o noivo levanta o véu, dando à sua companheira o primeiro beijo já como casados!

Profoto

Algumas considerações

Se escolheram uma igreja ou capela pequena para celebrar este dia, tenham em atenção o comprimento e volume do véu! Sim, ele deve destacar-se no centro da cerimónia, mas isso não quer dizer que tape alguns dos vestidos de gala compridos das tuas convidadas! Antes do dia C, é também muito importante que experimentes o véu já com o penteado que escolheste… só assim vais ter a certeza de que combinam na perfeição. E, se te apaixonaste por um vestido de noiva com renda, tenta que o véu seja mais simples e que tenha uma renda semelhante à do vestido.

A não esquecer...

O véu é apenas um acessório. Embora possa carregar um significado muito especial para algumas noivas, não é um complemento obrigatório. Se achas que embeleza a tua figura e sentes que te falta algo quando experimentas o vestido sem véu, ele pode servir para um propósito puramente estético. Seja qual for a tua escolha, o mais importante é que não te sintas influenciada por outras opiniões e que escolhas a opção que te faz sentir mais confortável!

Danilo Antonio Photographer

Por vezes são as tua amigas, as lojistas ou mesmo algumas pessoas da tua família a estranhar quando te perguntas se deves ou não casar-te com um véu! Atualmente, as coisas são muito mais simples, as cerimónias mais despojadas e algumas noivas trocam mesmo os seus vestidos por vestidos de cerimónia, por isso, não há nada que te obrigue a usar véu se não é o que queres. Se, pelo contrário, decidires usar, lembra-te que ele deve combinar com o teu estilo e com o estilo do casamento! Afinal, ele já não vai fazer parte do teu look quando cortarem e distribuírem o bolo de casamento pelos convidados!