O dia do casamento será único na tua vida! Por isso, do vestido de noiva à decoração do copo-de-água ou corte do vosso bolo de casamento, nada poderá falhar no vosso grande dia. Sabemos que o teu look será a chave para que te sintas única no teu dia, mas os cuidados de beleza e estética a teres vão para além disso. Do penteado de noiva à maquilhagem, cada detalhe importa, mas há um muito fundamental, ao qual deves dar muita atenção. Falamos da depilação íntima, algo que não só deves cuidar ao máximo, como também ter em atenção para evitar qualquer imprevisto no grande dia. Para saberes o que deves ou não fazer, os cuidados a ter e como te deves preparar para esse momento, deixamos-te algumas coisas a evitar ao máximo. Cuida de ti e da tua pele seguindo estes conselhos para a depilação antes do teu dia C.

Depilação total, sim ou não?

Muito se fala de optar ou não por uma depilação total na zona genital e que consequências é que isso terá para a saúde. A depilação íntima completa tem dois aspetos fundamentais! Por um lado, a completa ausência de pelos é algo que não é considerado natural, podendo deixar o órgão genital mais exposto a fungos, bactérias e infecções, já que os pêlos têm precisamente a função de proteger esta zona mais sensível de possíveis agressões.

No entanto, e principalmente por questões de estética e até de higiene em alguns casos, podem optar por depilar totalmente esta região. Se optarem por um vestido de noiva simples e ajustado ou por um com aberturas na saia pronunciadas, poderão sentir-se mais confortáveis com esta opção. Neste caso, o ideal será marcarem depilação alguns dias antes do dia C - principalmente se for a primeira vez - para evitarem que a pele fique demasiado irritada.

Como evitar riscos na depilação íntima

Dependendo dos casos, a depilação íntima pode implicar riscos com manchas, vermelhidão, irritação da pele, alergias ou pelos encravados. Por isso mesmo, e tal como devem adaptar a vossa maquilhagem ou um penteado apanhado ao vosso tipo de cabelo, é importante escolher o melhor método de acordo com o vosso tipo de pele.

As técnicas mais usadas são a lâmina que não retira o pelo desde a raíz e ainda os deixa mais grossos; o creme depilatório que tem uma ação superficial para enfraquecer o pelo mas não o retira pela raiz; a cera fria que pode levar a algumas irritações ou causar manchas na pele, e a depilação a cera quente que, apesar de alguma irritação no momento, retira o pelo da raiz e deixa a pele lisa.

De todas as técnicas, talvez esta última seja a mais equilibrada, já que dilata os poros, facilita a saída do pelo e minimiza a dor. Além disso, também enfraquece o pelo, o que faz com que cada ida à depilação se torne mais fácil com o passar do tempo.

Esquece a dor

É inevitável: dor vai sempre haver, mas podes sempre minimizar ao máximo esta sensação terrível. Tal como as dietas para manter a linha e caber num romântico vestido de noiva com renda ou as máscaras de rosto feitas em casa, existem alguns truques caseiros e naturais que podes aplicar antes de fazeres a tua depilação íntimo.

Podes fazer uma esfoliação na região três dias antes de te submeteres à depilação íntima - usando sabonete líquido com um pouco de bicabornato e fazendo uns movimentos leves e circulares. Hidrata diariamente a zona para lhe devolveres elasticidades e facilitadores a aplicação da cera. No fim da sessão, aplica gelo na região já que este tem uma função anestesiante. Por último, e se sofres muito com a depilação, evita depilar-te antes da menstruação, já que estarás mais sensível. 

Evita ficar com a pele irritada

Independentemente de recorreres à lâmina, creme depilatório ou cera, existem coisas que deves mesmo evitar no momento da tua depilação íntima para não irritar a pele nesta zona mais sensível do corpo. Para evitar que isto aconteça, higieniza a zona previamente com uma loção pré-depilatória.

Evita a exposição ao sol ou água do mar ou piscina 24h antes e depois do procedimento. Se sentires alguma irritação fora do normal, consulta imediatamente o teu dermatologista para que te receite alguma pomada. Hidrata bem a região com soluções calmantes compostas com a água termal ou aloe vera. Tal como todos os procedimentos que tens com a tua pele do rosto ou mesmo com o cabelo se quiseres um penteado de noiva de cabelo solto, é importante teres o máximo cuidado para evitar qualquer tipo de desconforto na zona durante o teu dia de casamento.

Agora que já sabes tudo o que tens de fazer, sentes-te confiante para avançar numa depilação íntima? Prepara a tua sessão com tanto detalhe como irás preparar a decoração, o teu look de noiva, os convites de casamento ou mesmo as lembrancinhas de casamento. Todos os detalhes importam e, quando se trata de cuidares de ti, toda a preparação é pouca.