Rose Richards
Rose Richards

As maiores inimigas das tuas longas madeixas, aparecem exatamente no verão, naqueles momentos em que admiras o comprimento do teu cabelo e como contrasta com o vestido de cerimónia que experimentaste, ou quando queres ver como fica ao fazer aquele deslumbrante penteado de noiva! Espigadas, abertas, secas, duplas… as pontas do teu cabelo são traiçoeiras e deixam um aspeto terrível para quem está naquela fase de ganhar comprimento. Se notificaram os convidados acerca da data mais importante e já enviaram os convites de casamento, apenas queres garantir um visual incrível nesse dia! Prepara-te com antecedência com todas estas dicas!

1. Cortes regulares

Soft Box
Soft Box

Querer que o cabelo cresça longo e saudável requer… cortá-lo. É a regularidade das visitas ao cabeleireiro que determina muitas vezes a saúde do teu cabelo, daí que tenhas aquela sensação de volume e movimento cada vez que sais com ele solto. Cortar as pontas de 3 em 3 meses é normalmente o recomendado para acabar com aquele aspeto seco dos fios.

2. Máscaras de hidratação

Cabelos secos e desidratados são mais propensos a criar pontas duplas. Para o evitar, considera adicionar algumas máscaras à tua rotina capilar, deixa que atuem em cabelo húmido pelo tempo recomendado e enxagua normalmente! Fazer máscaras capilares semanais é um excelente tratamento de condicionamento profundo e ajuda a diminuir o frizz e a reduzir significativamente os danos, resultando num penteado semi preso muito mais denso, macio e brilhante!

Vânia Santos Fotografia
Vânia Santos Fotografia

Em alternativa, podes também fazer máscaras caseiras com ingredientes que tenhas na tua despensa! Óleo de coco extra virgem, mel, azeite ou frutas como banana ou abacate podem resultar em máscaras naturais e eficazes quando conjugados com outros ingredientes!

3. Pôr de lado as fontes de calor

Se adoras aquele efeito babyliss, considera fazer algumas tranças no cabelo e pulverizá-lo com spray para umas ondas semelhantes. E se tiveres mesmo de o secar, alisar ou modelar, nunca deixes de lado o protetor de calor! As fontes de calor são um dos fatores que mais danos causa ao teu cabelo e, o seu uso excessivo acaba por provocar as indesejáveis pontas duplas. Se sofres com cabelo baço, quebradiço e sem vida, tenta deixar de lado o secador por uns tempos.

4. Selar as pontas

Depois de um magnífico penteado com tranças, a última coisa que queres são aquelas pontas mais secas ou os baby hairs rebeldes a quererem surgir a toda a hora! Daí que seja necessário finalizar cada penteado ou brushing com os produtos apropriados. Aplicar sérum de pontas para finalizar o cabelo vai ajudar a protegê-las dos agentes externos. Não te esqueças de o passar pelas pontas e de aplicar o restante pelo comprimento, sem nunca chegar à raiz.

5. Proteger do sol

Porque não só a pele sofre com a ação dos agentes externos, o cabelo pode sair bastante ressequido e danificado com a ação do sol! Se outras áreas do corpo merecem um cuidado extra no verão, de certeza que não queres deslumbrar com um vestido de cerimónia curto e pontas espigadas no cabelo. O cloro da piscina, o sal do mar, o vento e a ação do sol dão-te um bronze invejável, mas ressecam imenso os fios contribuindo para pontas espigadas.

Sem Asa
Sem Asa

Leva contigo sempre um spray de água doce e um produto para desembaraçar! Vai ajudar-te sempre que saíres da água! E antes que te exponhas ao sol para ficar com aquelas marcas invejáveis para brilhar com o vestido de noiva simples, aplica sempre protetor por todo o comprimento.

6. Atender às suas necessidades

Um cabelo pintado, descolorado, com madeixas ou qualquer processo químico vai requerer mais cuidados do que um cabelo virgem! É muito importante que te esclareças junto do teu cabeleireiro acerca dos produtos a utilizar e de todos os cuidados para manter a vivacidade da cor e a saúde dos fios intacta. Um cabelo natural e que seja cortado regularmente não precisa de grandes cuidados para se manter bonito e saudável, daí que seja tão importante criar uma rotina personalizada às tuas necessidades.

Tiago & Samantha
Casamento de Tiago & Samantha

Pontas duplas ou espigadas ocorrem quando o fio de cabelo “lasca” devido a danos causados na parte mais antiga. Se não forem devidamente cortadas, estas pontas resultam num cabelo visivelmente danificado, geralmente causado por uso excessivo de calor, tratamentos químicos, coloração ou apenas desgaste relacionado com a falta de tesoura. Se já tens o anel de noivado, é possível que te imagines com aquele longo penteado a subir ao altar. E mesmo que cortes regulares não estejam nos planos, e possivelmente a forma mais eficaz de conseguir um aspeto saudável e um cabelo leve e luminoso! Já escolheste que penteado usar até entregar as lembrancinhas de casamento?