Daydreamers

A ansiedade relacionada com o casamento começou a manifestar-se assim que viste o anel de noivado. De repente, o amor que vos une parece ser ainda mais forte, e a única coisa que desejas é subir ao altar com o vestido de noiva para oficializar a vossa união! Sonhar com o casamento é um período áureo na vida de todos os casais. Afinal, há algo que vos faça mais feliz do que a ideia de celebrar o amor que vos une junto dos melhores amigos e família? Mas antes de poderem desfrutar toda a festa até cortar o bolo de casamento, há muito planeamento envolvido, sobretudo quando querem viver o noivado ideal. Afinal, por onde devemos começar? Se ainda se sentem perdidos quanto ao que fazer, não se preocupem… vamos acompanhar-vos ao longo de todas as fases!

My Fancy Wedding

Comunicar o noivado

Primeiro, anunciem o noivado às pessoas mais próximas e importantes na vossa vida. Depois, vem a família e todos aqueles amigos com que falam com menos frequência. Restam os parentes afastados, os colegas de trabalho – que vão certamente estar mortinhos para te ver com uma aliança de ouro branco – e assim sucessivamente, consoante o grau de proximidade com os noivos. O ideal é que comuniquem o noivado em pessoa, sobretudo quando se trata dos familiares e amigos mais próximos. Depois, só têm de definir se querem aproveitar as redes sociais para anunciar a boa nova aos vossos conhecidos.

Festa de noivado?

São cada vez mais os casais que optam por fazer uma festa de noivado para celebrar esta nova etapa. Se vocês querem aderir a esta tendência, o estilo da vossa festa tem muito que se lhe diga! Afinal, querem algo reservado, com poucas pessoas, em torno de uma refeição leve? Ou querem dar uma grande festa de arromba? Preferem algo descontraído ou formal? Uma celebração ao ar livre ou interior? A que hora do dia? A quanto tempo do casamento? 

Rute Leonardo Photo&Video

Escolher o local da festa

Tudo é permitido, uma vez definido o tipo de festa que querem! Se já sabem quantas pessoas vão estar presentes, o passo seguinte é escolher um local que se adeque àquilo que pretendem fazer. Um encontro num bar, um lanche tardio, um brunch em vossa casa, um piquenique - se o tempo estiver favorável - ou uma festa num restaurante que vos traga boas recordações... Qualquer local pode ser perfeito para receber a vossa celebração, pelo que devem escolher de acordo com o vosso budget e gosto pessoal. 

Tratar dos convites

Regra geral, os convites devem ser muito mais informais do que os que enviam par anunciar o dia C. Podem incluir algumas frases para convites de casamento que achem mais engraçadas, mas a ideia é que possam mesmo notificar os convidados por telefone ou email! Como serão menos pessoas, podem inclusive criar um grupo de conversa nas redes sociais, para que seja mais fácil comunicar as novidades. Nesta altura do campeonato, têm de saber se querem fazer uma surpresa - e dizer apenas que querem reunir as pessoas para dar uma novidade - ou se vão anunciar logo à partida que se trata da vossa festa de noivado!

Helena Tomás Photography

Definir o programa

Embora não seja necessário existir uma estrutura muito rígida - especialmente se querem uma festa intimista - não se esqueçam de fazer um pequeno plano na vossa cabeça. Caso estejam a guardar a grande novidade para a festa de noivado, convém que definam o momento em que querem dar a boa nova. Por outro lado, se já todos sabem que esta reunião serve para celebrar o vosso noivado, aproveitem para dar um toque de humor ao evento com um bolo de casamento simples, por exemplo. 

Os agradecimentos

Não é todos os dias que nos podemos dar ao luxo de estar rodeados de amigos e das pessoas mais importantes para anunciar este grande passo na relação! Assim, vale a pena reservar um momento para dizer a todos o quão felizes estão por poderem partilhar a novidade com os presentes! Podem ainda aproveitar para dizer algumas palavras aos vossos pais ou outras pessoas que considerem particularmente importantes.

For Life Photography

Começar a tratar do grande dia!

Uma vez celebrada a festa de noivado, está na hora de redirecionar todas as energias ao casamento! Para começar, tentem definir quando gostariam de dar o nó - daqui a um ano? no verão ou no inverno? - e o orçamento que pensam dedicar ao grande dia. Depois, recomendamos que utilizem a app de Casamentos.pt para gerir todas as tarefas relacionadas com os preparativos. Da definição da lista de convidados até à coordenação do orçamento, são muitas as funcionalidades que vos ajudarão nesta fase. 

Casamento de David & Maria

Se o casamento é aquele marco importantíssimo na vossa relação, a festa de noivado é o acontecimento que marca o início de todo este processo! Não se esqueçam de ser organizados e de separar bem o que querem gastar na festa e no casamento! Atentem ao dress code – sim, esta é a ocasião para usares aquele vestido de cerimónia de arrasar! – e não hesitem em pedir ajuda para organizar este dia tão especial! No fundo, as pessoas que convidarem vão estar ao vosso lado até ao grande dia… registem tudo em foto e comecem já a ficar entusiasmados com o próximo passo: os convites de casamento!