A pandemia apanhou-nos a todos de surpresa e tivemos que adaptar-nos todos a este “novo normal” da melhor forma. Por isso, se a data que colocaram nos convites de casamento está próxima, é natural que tenham de ajustar o vosso dia às normas de segurança impostas. Começa a ser evidente que a Covid-19 permanecerá na nossa vida por algum tempo assim que, se casam para o ano, além de medidas de segurança, ainda têm muito a tratar: o vestido de noiva, a decoração do espaço, lembrancinhas de casamento seguras, entre outros detalhes. A verdade é que os preparativos terão que ter outro cuidado, respeitando regras de distanciamento social e outras normas de segurança e higiene. Aqui, também entram os cuidados com as crianças que, apesar de serem menos propensos a apanhar o vírus, também devem tomar algumas precauções para evitar o mínimo contágio. Deixamos algumas ideias! 

Regras sobre o uso da máscara 

Em Portugal, o uso obrigatório de máscara apenas é feito em espaços fechados, quando se está em movimento. Além do recomendado distanciamento social é importante colocarem nos vossos convites de casamento personalizados que todos devem vir acompanhados de uma máscara, mesmo que tenham decidido celebrar o casamento ao ar livre. Outra ideia, pode ser oferecer este detalhe a todos os convidados e crianças, a entregar logo no momento da cerimónia. 

A partir de que idade é obrigatório o uso de máscara? A partir dos 6 anos, ainda que seja recomendado que as crianças dos 3 aos 5 também usem máscara em espaços fechados. Igualmente, é aconselhável estar sempre a par da atualização das medidas do governo. Ainda assim, e para os mais pequenos, preparem também máscaras coloridas e divertidas, para que a possam usar no dia C. Será uma prenda de casamento original e útil, que todos apreciarão! 

Lavar as mãos, uma prioridade 

Ainda que não sejam os mais propensos a apanhar o vírus, quando o apanham, as crianças podem ser um potente foco de transmissão. Isto porque correm, brincam e não entendem a regra do distanciamento social. Por isso, a higienização das mãos e torná-los conscientes do que está a acontecer, é fundamental para evitar contágios. Tenham à vista vários pontos onde possam facilmente lavar as mãos ou higienizá-las com frequência.

É normal que o local do copo-de-água não tenha W.C infantil, por isso, não deixem de disponibilizar toalhitas desinfetantes, sabão suave neutro e toalhas divertidas, que combinem com a vossa decoração. 

Espaço infantil adaptado ao novo normal 

Tal como o espaço lúdico - composto pelo photocall - para os adultos, também devem pensar no espaço de brincar dos mais pequenos ao detalhe. Para não deixar de lado o distanciamento social que deve ser seguido nesta altura, contratem uma equipa para estar com eles do início ao fim, certificando-se de que cumprem todas as normas da DGS. A equipa, podem promover brincadeiras que não envolvam contacto físico ou troca de objetos, como teatros ou atividades de leitura ou pintura. Antes de entrarem no espaço e sempre que quiserem sair - para o corte do vosso bolo de casamento original, por exemplo - devem sempre lavar as mãos. 

A mesa das crianças colocada em segurança 

Quando os convidados recebem os vossos convites de casamento originais, pensam logo em duas coisas, além da felicidade que os invade: no que vestir e no menu de casamento. Se têm crianças no casamento, não se esqueçam de pensar num menu especialmente adaptado a elas. Sendo que o mais indicado para que todos desfrutem do vosso dia é manter uma mesa só para as crianças, é importante pensarem bem como a vão montar para que haja o devido distanciamento social. Não se esqueçam de juntar as crianças de acordo com a faxa etária para que possam brincar e interagir entre as mesmas idades. 

Número limitado de convidados 

Sem dúvida de que esta solução continua a ser uma das mais eficazes para cumprir as normas de segurança em vigor. Seja porque assim o decidiram ou porque se viram obrigados a fazê-lo, podem sempre reduzir a vossa lista de convidados e tentar ao máximo que as crianças não estejam presentes, algo que, havendo possibilidade, é sempre mais seguro para elas esta fase. Outra dica? Optem por partir o vosso bolo de casamento original e distribui-lo já nos pratos, apenas pela equipa de catering. Igualmente, talvez seja boa ideia suprimirem as lembranças de casamento e encontrarem outras soluções, como a doação do valor a uma ONG, por exemplo. 

Independentemente do local e do tipo de casamento que queiram ter, o mais importante é sempre proteger todos os convidados. Adotem todas as medidas necessárias e aproveitem o vosso dia. Sabendo que agora só consegues pensar nisso, não te esqueças que há coisas a tratar como o penteado de noiva ou a escolha do bolo de casamento. Esses detalhes também não podem ser esquecidos!