O corsage é um adorno de flores, utilizado no pulso das madrinhas - ou das tuas amigas mais importantes - que traz um toque diferenciador aos seus vestidos de cerimónia. A filosofia do corsage é muito simples: em vez de usarem um bouquet em miniatura – que se pode tornar pouco prático na hora de ajudar-te com a cauda do teu vestido de noiva rendado – as madrinhas e damas de honor podem usar esta pulseira, que as diferencia dos restantes convidados, ao mesmo tempo que marca o estilo do enlace. Sóbrio, discreto, mas muito feminino, o corsage é o elemento chave para um casamento único e especial! Se já escolheste o teu penteado de noiva e bouquet, inspira-te nestas ideias: 

Delicadeza e romantismo

As flores mais românticas que imaginas podem sair do penteado apanhado diretamente para o pulso! Mas atenção: por se tratar de uma área do corpo delicada e fina, o corsage não deve atuar como foco central do look, mas sim complementar o vestido – que, no caso das damas de honor, costuma ser liso – com um toque de cor que o favoreça ainda mais. Por isso, escolhe um modelo delicado e singelo, cujas cores combinem com os seus vestidos e/ou com o teu bouquet. No caso de não conseguirem encontrar uma cor que encaixe com todos os elementos, apostem em tonalidades pastel: rosa blush, amarelo claro, nude ou azul bebé. 

Uma cerimónia com a sua própria identidade

Para além de diferenciar as madrinhas das restantes convidadas, personalizar este acessório gera um efeito visual muito bonito e harmonioso, criando uma identidade charmosa, romântica e elegante ao casamento – já para não falar nas fotos com os vestidos de gala compridos, que ficarão lindíssimas! E para um apontamento personalizado extra, o corsage pode ser utilizado em conjunto com o boutonnière na lapela dos convidados (caso venham a pares), gerando um efeito visual incrível no casamento. 

Dedicação e carinho

Mais do de um acessório estético, estas pulseiras são um símbolo de dedicação e união entre as madrinhas e a noiva. Normalmente, são elas quem ajuda nos preparativos, a escolher entre um penteado de noiva de rabo de cavalo ou com tranças, ou mesmo o modelo de vestido para subir ao altar. Além disso, são as tuas melhores amigas e as pessoas que mais significado têm para ti, portanto nada como este toque de beleza para que se sintam especiais neste dia. Finalmente, se quiseres dar um toque extra de sentimento a corsage, acrescenta-lhe uma medalhe com uma mensagem, ou uma flor de cetim feita por ti. Elas vão adorar o detalhe! 

… mas sem surpresas!

Por muito bonita que seja a ideia de surpreender as madrinhas quando todas se estiverem a preparar juntas, o ideal é que isso não seja uma surpresa, evitando assim que apareçam no casamento com flores coloridas nos penteados com tranças, criando uma falta de harmonia que não queres para o teu dia C. A noiva deve ser clara quanto ao look das suas damas de honor ou madrinhas, sobretudo quando é esperado que usem este acessório tão icónico.

Feminino, harmonioso e repleto de simbolismo… que mais poderiam pedir de um acessório tão simples para usar no dia C? Antes de decidir que estilo de corsage utilizar, é muito importante que tenham em atenção o local onde chegas pela primeira vez com o vestido de noiva, a hora a que se celebra a cerimónia e o estilo e ambiente que querem conseguir. Desde flores pequenas, de cores impactantes e campestres, a rosas, petúnias e outras espécies mais associadas ao amor, cabe aos noivos decidir o estilo do seu enlace e os acessórios que marcarão a diferença. No final, vão ser uma excelente lembrancinha de casamento para as vossas convidadas.