Casamentos

Convidados com deficiência: como incluí-los no vosso dia

Se têm convidados com algum tipo de deficiência, saibam como adaptar o vosso dia para lhes proporcionar o máximo conforto e divertimento possível. Sigam estas dicas para que nada falhe no vosso dia.

O dia do vosso casamento é único e é lógico que querem ter todos os que mais gostam no vosso dia. Depois da alegria de receber um anel de noivado ou de experimentar o vestido de noiva pela primeira vez, é tempo de pensar em todos os convidados a quem querem enviar o vosso convite de casamento. Se têm convidados com deficiência, apenas têm que ter em conta alguns fatores extra e adaptar o vosso dia às suas necessidades, de uma forma prática e pragmática. Desde a cerimónia ao local do copo-de-água devem ter em conta certos aspetos como a acessibilidade, o espaço e até os detalhes decoração. Anotem tudo o que vos contamos de seguida! 

Bons acessos na cerimónia e no copo-de-água 

Durante os preparativos, os noivos não devem preocupar-se apenas com detalhes como ter um bolo de casamento original. Sobretudo para os convidados com deficiência motora, é muito importante verem como são os acessos do espaço que escolheram para o copo-de-água. O local deve ter rampas de acesso para cadeiras de rodas e estar equipado com um W.C preparado para quem tem limitações motoras. Igualmente, também o local de estacionamento deve ter um espaço reservado, assim como devem evitar que o local tenha altos e baixos que dificultem a passagem de cadeira de rodas. O mesmo se aplica à cerimónia, que deve ser de fácil acesso para todos. 

Tudo o que não pode faltar no copo-de-água 

Escadas, rampas demasiado inclinadas ou um parque de estacionamento afastado do local onde se realizará o copo-de-água devem ser evitados ao máximo. Seja porque têm convidados em cadeira de rodas, cegos ou com outra deficiência. É importante que estes nunca sintam que dificultam alguma situação ou que se sintam excluídos do vosso dia. Desde o momento em que trocarem as vossas alianças de casamento até ao último minuto da festa, devem proporcionar-lhes todo o conforto possível. A mesa deles deve ter vista priveligiada para os noivos, assim como a pista de dança ou a zona de bar e lounge, que deve ser de fácil acesso.

Ajustem o vosso dia aos vossos convidados 

Pensem em atividades que os vossos convidados com alguma limitação possam participar. O photobooth deve ser pensado para todos, assim como a disposição das mesas - que deve ter espaço suficiente para permitir uma fácil passagem. Se têm convidados cegos, além dos convites de casamento personalizados, devem ainda colocar ementas especiais, para que eles possam ler. No caso de terem surdos-mudos, ponderem a possibilidade de ter um tradutor de linguagem gestual para que os mesmos possam perceber e acompanhar os discursos, votos de casamento e os momentos mais especiais da festa. 

Detalhes na decoração 

Além de umas prendas de casamento originais e que todos possam recordar e usar, devem pensar noutros detalhes decorativos. Evitem ter tapetes no chão, que podem ser uma grande armadilha para estes convidados, assim como centros de mesa muito altos, que possam cair facilmente. O bar deve ter uma altura acessível para todos, assim como as mesas da recepção, para que possam ser o mais autónomos possível. 

É fácil pensar na inclusão dos vossos convidados com deficiência no vosso dia. Lembrem-se que podem também ter algumas restrições alimentares, que podem requerer um ajuste no bolo de casamento. Incluam-nos da melhor forma no vosso dia e deixem que brilhem com o seu encanto especial num maravilhoso fato ou vestido de cerimónia. Será inesquecível para todos. 

Outros artigos que lhe podem interessar